Introdução ao idioma Russo


Post by


Compartilhe esse artigo com os amigos:

O idioma Russo faz parte do grupo linguístico pertencente a família das línguas indo-europeias, onde divide-se em outros três grupos ou subfamília, o Russo está nas chamadas Línguas eslavas orientais e nessa família está o Ucraniano e o Bielo-russo.

Onde se fala Russo?

É o idioma materno da Rússia, Bielorússia, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão, e utilizada amplamente, embora sem caráter oficial, na Letônia, Estônia e nos diversos outros países que formavam as repúblicas constituintes da extinta União Soviética.

O Russo, ucraniano, bielo-russo, macedônico, búlgaro e sérvio usam o Alfabeto cirílico com alguns sinais característicos de cada língua, dependendo de onde predomina a Religião Católica usa-se a escrita Latina e onde se predomina a Católica Ortodoxa  usa a escrita cirílica. Como o artigo é voltado para a o idioma Russo, em postes futuros falaremos um pouco sobre a história da Escrita Cirílica.

NOTA: OUTROS IDIOMAS USAM A ESCRITA CIRÍLICA, MAS O FOCO NESSE ARTIGO É O RUSSO.

Alfabeto Russo

O russo possui 33 Letras das quais, 21 são Consoantes e 10 são vogais e dois sinais que não tem som. Vamos conhecer essas Letras?

Maiúscula Minúscula Nome das letras em russo Em português
А а а А
Б б Бэ B
В в Вэ V
Г г Гэ

G – como galo, gato não existe som de gi como “gilete” mas antes gi tem som de gui.

Д д Дэ

D  – O som de di é com  o do nordestino.

Е е Е É , IÉ
Ё ё Ё IO
Ж ж Жэ J
З з Зэ Z
И и И I
Й й И краткое i breve
К к Ка K
Л л Эл L
М м Эм M
Н н Эн N
О о О O
П п Пэ P
Р р Эр R – Alveolar como em coRoa, pRata.
С с Эс S
Т т Тэ T esse som não varia como em Português
У у У U
Ф ф Эф F
Х х Ха Kh
Ц ц Цэ Ts
Ч ч Чэ Tch
Ш ш Ша    Ch
Щ щ Ща   Chsch
  ъ твёрдый знак Sinal duro
  ы Ы Y (i duro, nunca aparece em inicio de palavras)
  ь мягкий знак Sinal brando
Э э Э E
Ю ю Ю Iu
Я я я   Ia

Vogais:

Em Russo as vogais  я, e, o sofrem redução vocálica quando estão em posição átona (isto é a silaba é pronunciada com menor intensidade) significando assim que o Pronuncia-se como a dependendo da posição que ocupa com relação a silaba tônica o mesmo acontece com as vogais я e e que pronuncia-se como i.

Consoantes:

O Russo tem umas características em seu alfabeto, uma em especial é o ensurdecimento de consoantes sonoras no final de palavras ou antes de consoantes surdas. dessa forma o б soa como P, o в como F, o г como K. o д como T, o з como S e o ж como Ch.

Em postes futuros falaremos mais sobre os sinais duro, brando e as outras letras russas que merecem uma explicação detalhada.

Para finalizar vou deixar esse vídeo ensinando o nome das letras russas e como Bônus, aprenda a escrita de mão russa (sim em russo também tem!) O que acham de escrever o nome de vocês em Russo e colocar ai nos comentários?

Música para treinar a Leitura.

Até a próxima e  до свидания (Da Svidanya – Tchau)


Compartilhe esse artigo com os amigos: