Langage numérique : découvrez comment fonctionne la communication sur Internet 

Écrit par

Vous cherchez quelqu'un pour faire votre travail scolaire, Mémoire de recherche, thèse ou tout autre travail académique? Cliquez ici et faites votre budget dès maintenant!

LES linguagem digital é uma ferramenta importante para que você consiga trabalhar dentro da internet. Hoje, a maioria das empresas precisa saber como se conectar com o público para conseguir obter bons resultados.


A comunicação é uma ferramenta que está em constante movimento. A forma como as pessoas falam se modifica o tempo todo, e é preciso acompanhar esse tipo de movimentação se você quer ser uma empresa influente no mercado.

O mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital. Nesse processo, uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e entrado no dia a dia das pessoas, principalmente ferramentas de comunicação.

Através de redes sociais, mensageiros instantâneos e outros meios de diálogo, a maioria das pessoas está constantemente se comunicando, muitas vezes usando atalhos na digitação para acelerar esse processo.

Com estes atalhos e abreviações, a chamada linguagem digital acabou surgindo, e tem tomado espaço na sociedade como um todo. Hoje, a maioria das pessoas compreende esse tipo de linguagem, e muitas a usam como principal meio de se comunicar.

Uma empresa consciente da atualidade e que tem como principal objetivo crescer dentro de seu segmento de atuação entende a importância desse recurso, e como pode utilizá-lo para se tornar ainda mais relevante no mercado de trabalho.

O que é a linguagem digital?

Em uma definição simples, a linguagem digital é utilizada de maneira escrita, unindo palavras, dígitos e símbolos para facilitar a comunicação em canais digitais, tais como:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Réseaux sociaux;
  • Mensageiros instantâneos.

Por conta disso, é considerada linguagem digital tudo o que engloba a l'écriture ou leitura desse tipo de termo, bem como a interpretação de sinais e simbolismos que se tornam comuns entre os usuários da internet.

Em seu início, a linguagem digital foi usada como uma maneira de agilizar a comunicação através da internet. As abreviações e símbolos começaram a substituir normas de escrita tradicionais em prol de uma mensagem mais assertiva e objetiva.

Hoje, existem até elementos da linguagem digital que não envolvem escrita, como é o caso dos memes, imagens que passam uma mensagem ao usuário.

Alguns desses termos sequer eram uma realidade até pouco tempo atrás, mas hoje se tornaram parte da rotina da sociedade e é muito difícil pensar em um diálogo na internet sem usar essas ferramentas durante o contato.

Importância da linguagem digital para o marketing

Para aqueles que conseguem entender o quanto a linguagem digital está influenciando as pessoas nos dias atuais, é preciso ter em mente o impacto que esse tipo de comunicação causa no marketing como um todo.

Entender o tipo de estratégia que você deseja criar com esse tipo de ação é importante, mas é preciso que você entenda as peculiaridades de cada plataforma que deseja utilizar.

Esse tipo de diferenciação não é diferente de uma situação física. Existem várias ocasiões e grupos sociais diferentes que demandam uma mudança na forma como você se expressa, como quando está com colegas de trabalho e quando está com seus amigos pessoais.

Por conta disso, entender os meios de se comunicar pela internet demanda atenção e cuidados que precisam ser avaliados em cada plataforma que você pretende usar em sua estratégia de marketing, tornando-se uma importante ferramenta de comunicação.

Em algumas plataformas, por exemplo, o uso de hashtags, palavras-chave antecedidas pelo símbolo “#”, são muito comuns e ajudam a indexar seu conteúdo em seus motores de busca na internet.

Já em outras redes sociais, entretanto, esse tipo de utilização não tem a mesma utilidade, e colocá-los parece descaso com a plataforma em específico, como se o profissional tivesse apenas copiado o conteúdo da plataforma que realmente queria se engajar.

Principais elementos da linguagem digital

Existem alguns elementos fundamentais da linguagem digital, que ajudam a identificar onde você está tentando se comunicar e qual a melhor maneira de acessar esse público pensando em maneiras de otimizar estes processos.

O aspecto cultural é aquele que indica o ambiente onde a linguagem está inserida e seu contexto, enquanto o aspecto cognitivo se relaciona diretamente com a forma como os usuários pensam quando estão em um determinado local.

O aspecto construtivo, por outro lado, identifica que a ferramenta deve ser usada de forma construtiva, que seja benéfica para os usuários. Já a questão de comunicação é a forma como a tecnologia aprimora este elemento.

Confiança é um item que deve ser levado em conta, pois representa o quanto os usuários estão dispostos a aprender mais sobre o domínio de uma tecnologia em particular, enquanto a criatividade dita como usar essas ferramentas em particular.

O aspecto crítico da linguagem digital se relaciona ao fato de compreender a importância e o poder que a tecnologia possui e como utilizá-la corretamente, enquanto o aspecto civil se dirige à sociedade e como aplicar essa linguagem de maneira mais efetiva em seu projet exécutif[/trp_language].

Definindo sua voz digital

Para muitas empresas, o processo de se destacar no mercado é muito importante, sobretudo no campo digital. É aqui que a maioria dessas ferramentas se relaciona, apresentando uma estrutura adequada para que você consiga trabalhar com mais efetividade sua comunicação.

Para definir a voz de sua empresa, é preciso pensar em alguns elementos em particular que se comuniquem diretamente com a sociedade e com a marca como um todo, criando um aspecto único de comunicação que o diferencie dos demais.

A cultura é o primeiro ponto para você avaliar quando estiver escolhendo uma voz. É preciso que sua comunicação se alinhe diretamente a sua visão, missão e valores. Identifique os ideais de sua empresa e como eles se relacionam com o público.

Todos estes elementos ajudam a empresa a ter uma visão mais ampla de sua comunicação, e entender como você pode agir para melhorar a vida das pessoas que escolhem confiar em sua marca como um todo.

A cultura lida diretamente com estes elementos, e com as ferramentas que você possui para conseguir uma estrutura adequada e entender como você pode dialogar melhor com as pessoas que confiam em sua companhia.

O mundo está em um momento de polarização, e ser firme em seus ideais e suas crenças pode ser muito importante para garantir que seus consumidores continuarão interessados no que você tem a oferecer.

Isso se relaciona com outro elemento para a decisão de sua voz. Entender a comunidade que o cerca é muito importante para você saber falar com qualidade e fazer com que as pessoas certas escutem.

O grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, com uma propensão maior a consumir seus produtos ou serviços é considerado o público-alvo de sua empresa.

Essas pessoas têm necessidades e interesses que devem ser estudados para otimizar suas chances de venda. Dentro dessas necessidades, estão os meios de comunicação que preferem usar, e é fundamental que sua companhia saiba aplicar isso a seu favor.

Para ter mais assertividade em suas escolhas, você pode optar por criar uma persona, uma figura fictícia com base em seu público-alvo. A diferença de uma persona é que ela é muito mais complexa que o grupo sendo estudado.

Com a persona, você pode ter respostas mais precisas sobre uma série de dúvidas em suas atividades, o que ajuda a determinar melhor como você pode se comunicar.

Para completar o processo de encontrar sua própria voz, está a questão da conversação. Você precisa entender e identificar como contribuir positivamente para as discussões nas quais seu público está engajado.

Aproximar-se de pessoas é muito importante para qualquer companhia, e saber como fazer isso é muito importante para você conseguir estruturar sua voz digital e entender como essa linguagem pode ser utilizada de maneira satisfatória.

Quanto mais você conhecer sua própria companhia, mais fácil será entender como utilizar sua voz e o tipo de resultado que ela pode trazer para suas vendas.

Considérations finales

O mundo segue em constante movimento, e os avanços tecnológicos não param de surpreender. Por conta disso, estar atento a mudanças e novidades dentro do conceito de linguagem digital é muito importante.

Novas mídias e novos formatos estão cada dia mais próximos, e a linguagem digital se espalha para cada vez mais pessoas. Entender essa realidade coloca sua empresa em uma posição de relevância dentro do mercado.

Aqueles que se preparam e estruturam sua comunicação para acatar o mundo digital acabam se tornando lideranças dentro de seu segmento de atuação, com muito mais potencial para explorar.