Do sono às brincadeiras: atividades que contribuem com o desenvolvimento infantil

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Os primeiros anos da infância são cruciais para o desenvolvimento e a formação da criança. Nessa fase, acontecem inúmeras conexões e transformações no cérebro dos pequenos. 

Garantir um desenvolvimento completo pode ser um tanto desafiador para os pais e cuidadores. Afinal, é um mundo que, para muitos, é totalmente novo, requer diversos aprendizados e pode surgir aquela dúvida sobre quando é hora de introduzir determinado brinquedo, como a bicicleta infantil, massinhas, tintas, entre outros.

Mas é possível estimular o desenvolvimento infantil para a formação de novas habilidades e um crescimento saudável às crianças. Vamos mostrar algumas dicas de atividades que são importantes para essa fase. Elas abrangem as quatro principais áreas do desenvolvimento:

  • cognitiva;
  • motora;
  • emocional;
  • social.

Desenvolvimento Cognitivo

Esse desenvolvimento representa a evolução da criança para processar as informações no cérebro. À medida que ela cresce, vai se tornando capaz de adquirir e usar os conhecimentos no dia a dia. 

Jogos de Memória

Eles são excelentes para estimular as habilidades cognitivas, como a concentração e a memória das crianças. Pode ser jogado com as cartas de imagens ou na versão online.

Quebra-cabeças

São atividades desafiadoras que incentivam a resolução de problemas e o raciocínio lógico. Escolha de acordo com a idade da criança, com maior número de peças e dificuldade crescente para os mais velhos.

Brincadeiras em grupo

Ajudam a ativar o senso de responsabilidade e cooperação. Aqui, use e abuse da imaginação: passa aviãozinho, anelzinho e quente ou frio, são alguns exemplos.

Desenvolvimento Motor

Esse tipo de desenvolvimento faz parte da vida do indivíduo desde os primeiros dias de vida e é contínuo, em que a criança vai ampliando suas capacidades ao longo do tempo. Ele é definido como a capacidade de movimentar o corpo e vai aumentando conforme a faixa etária. Entre as principais brincadeiras, podemos citar:

Amarelinha 

Esse jogo antigo e popular ainda é uma das melhores formas de ajudar as crianças a desenvolverem a parte motora. Ela trabalha todas as partes do corpo, além da coordenação motora e a lateralidade.

Circuito

Para as crianças que já sabem andar, essa brincadeira não tem regra e pode ser feita de várias formas, com cadeiras enfileiradas, almofadas ou zigue-zague com linhas coloridas para que a criança caminhe em cima;

Andar conforme a música

Aqui a ideia é estimular o ritmo e a autorregulação. Prepare uma playlist com ritmos diferentes e explique para a criança que ela deverá mexer o corpo de acordo com a música.

Desenvolvimento Emocional

O desenvolvimento emocional consiste na habilidade da criança de sentir, entender e diferenciar suas emoções, além de ganhar a capacidade de autorregulação para se adaptar ao ambiente e conseguir atingir seus objetivos. Algumas atividades para controlar as emoções:

Contar histórias

Esta é uma ação que estimula a imaginação, a linguagem e as habilidades emocionais. Escolha histórias adequadas à faixa etária, explore diferentes gêneros literários e envolva as crianças na narrativa.

Jogos de papéis

Brincar de faz-de-conta, representar personagens e situações imaginárias permite que as crianças expressem emoções, desenvolvam habilidades sociais e pratiquem o autocontrole. 

Desenvolvimento Social

O desenvolvimento social é importante para a autopercepção e consciência da criança em relação à coletividade. Todos fazemos parte de um grupo desde o nascimento, como a família, e precisamos aprender a conviver de forma harmônica, ganhando habilidades como: empatia, respeito, comunicação e trabalho em grupo.

Trabalho em grupo

Aqui entram os projetos de arte colaborativos ou jogos de equipe, promovem a interação social, a comunicação e o trabalho em conjunto. Estimule as crianças a compartilharem ideias e a respeitar opiniões diferentes.

Jogos de tabuleiro

São ótimos para brincar em grupo e exercitar a concentração. Além disso, eles também ajudam as crianças a trabalharem em conjunto e respeitarem regras.