Do sono às brincadeiras: atividades que contribuem com o desenvolvimento infantil

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Os primeiros anos da infância são cruciais para o desenvolvimento e a formação da criança. Nessa fase, acontecem inúmeras conexões e transformações no cérebro dos pequenos. 

ضمان تنمية كاملة يمكن أن يكون تحديًا بعض الشيء للآباء والمربين. في النهاية، إنه عالم يعتبر غريبًا تمامًا بالنسبة للكثيرين، يتطلب العديد من التعلمات وقد تثار شكوك حول متى يجب تقديم لعبة معينة، مثل دراجة الأطفال، والعجائن، والألوان، وغيرها.

Mas é possível estimular o desenvolvimento infantil para a formação de novas habilidades e um crescimento saudável às crianças. Vamos mostrar algumas dicas de atividades que são importantes para essa fase. Elas abrangem as quatro principais áreas do desenvolvimento:

  • cognitiva;
  • motora;
  • emocional;
  • social.

Desenvolvimento Cognitivo

Esse desenvolvimento representa a evolução da criança para processar as informações no cérebro. À medida que ela cresce, vai se tornando capaz de adquirir e usar os conhecimentos no dia a dia. 

Jogos de Memória

Eles são excelentes para estimular as habilidades cognitivas, como a concentração e a memória das crianças. Pode ser jogado com as cartas de imagens ou na versão online.

Quebra-cabeças

São atividades desafiadoras que incentivam a resolução de problemas e o raciocínio lógico. Escolha de acordo com a idade da criança, com maior número de peças e dificuldade crescente para os mais velhos.

Brincadeiras em grupo

Ajudam a ativar o senso de responsabilidade e cooperação. Aqui, use e abuse da imaginação: passa aviãozinho, anelzinho e quente ou frio, são alguns exemplos.

Desenvolvimento Motor

Esse tipo de desenvolvimento faz parte da vida do indivíduo desde os primeiros dias de vida e é contínuo, em que a criança vai ampliando suas capacidades ao longo do tempo. Ele é definido como a capacidade de movimentar o corpo e vai aumentando conforme a faixa etária. Entre as principais brincadeiras, podemos citar:

Amarelinha 

Esse jogo antigo e popular ainda é uma das melhores formas de ajudar as crianças a desenvolverem a parte motora. Ela trabalha todas as partes do corpo, além da coordenação motora e a lateralidade.

Circuito

Para as crianças que já sabem andar, essa brincadeira não tem regra e pode ser feita de várias formas, com cadeiras enfileiradas, almofadas ou zigue-zague com linhas coloridas para que a criança caminhe em cima;

Andar conforme a música

Aqui a ideia é estimular o ritmo e a autorregulação. Prepare uma playlist com ritmos diferentes e explique para a criança que ela deverá mexer o corpo de acordo com a música.

Desenvolvimento Emocional

O desenvolvimento emocional consiste na habilidade da criança de sentir, entender e diferenciar suas emoções, além de ganhar a capacidade de autorregulação para se adaptar ao ambiente e conseguir atingir seus objetivos. Algumas atividades para controlar as emoções:

Contar histórias

Esta é uma ação que estimula a imaginação, a linguagem e as habilidades emocionais. Escolha histórias adequadas à faixa etária, explore diferentes gêneros literários e envolva as crianças na narrativa.

Jogos de papéis

Brincar de faz-de-conta, representar personagens e situações imaginárias permite que as crianças expressem emoções, desenvolvam habilidades sociais e pratiquem o autocontrole. 

Desenvolvimento Social

O desenvolvimento social é importante para a autopercepção e consciência da criança em relação à coletividade. Todos fazemos parte de um grupo desde o nascimento, como a família, e precisamos aprender a conviver de forma harmônica, ganhando habilidades como: empatia, respeito, comunicação e trabalho em grupo.

Trabalho em grupo

Aqui entram os projetos de arte colaborativos ou jogos de equipe, promovem a interação social, a comunicação e o trabalho em conjunto. Estimule as crianças a compartilharem ideias e a respeitar opiniões diferentes.

Jogos de tabuleiro

São ótimos para brincar em grupo e exercitar a concentração. Além disso, eles também ajudam as crianças a trabalharem em conjunto e respeitarem regras.