Compartilhe esse artigo com os amigos:

Se você ainda não conhece o Anki, ele é uma grande ferramenta de repetição e memorização. O objetivo dele é simples, não deixar que você esqueça o que você aprendeu. O Anki foi totalmente projetado para fazer com que você relembre de algo no momento certo.

Quando aprendemos alguma palavra ou algo novo, mas não mantemos contato, a tendência é que venhamos a esquecer essa informação. O nosso cérebro entende que se algo não é importante para nós, logo, pode ser colocado em segundo plano, e com isso acabamos esquecendo e criando uma Curva do Esquecimento.

O Anki trabalha com repetição espaçada, impedindo que nossa Curva do esquecimento chegue a zero. Quanto mais estudamos sobre um determinado assunto, mas ele fica difícil de esquecer. O objetivo do anki é relembrar tudo o que você aprendeu no momento exato.

Com o Anki você cria cartas, baralhos, onde você coloca uma palavra ou frase que você aprendeu, e o significado dela. O Anki automaticamente vai exibir uma carta, e você vai ter que tentar descobrir o significado dela, se tiver acertado você responde se foi fácil, difícil ou que não lembra.

Você não vai precisar fazer nada alem de criar os baralhos do anki e revisa-los. Automaticamente ele vai organizando seu baralho e exibindo o que você deve revisar, tudo de uma maneira que faça com que você aprenda, e não se esqueça.

É muito importante tirar pelo menos 5 minutos por dia para estudar com essa bela ferramenta. É necessário saber fazer bom uso dela também, milhares de professores, tem aplicado o anki como principal ferramenta para os alunos estudarem, e isso tem criado ótimos resultados.

O Anki está disponível para quase todos os sistemas operacionais, Smartphones, tablets e também disponível online no navegador.


Qual o principal erro ao usar o Anki?

Algumas pessoas costumam usar o anki para aprender palavras. Mas isso é errado, o objetivo do anki é ajudar você a não esquecer as palavras que aprendeu. Muitos costumam baixar milhares de baralhos prontos, pegando frases aleatórias de sites e adicionado ao anki. E na hora de estudar, nunca se lembra do significado da carta, e nunca a aprende. Lembre-se de adicionar ao anki apenas conteúdo que você já conhece ou já estudou.

Como baixar e instalar o Anki?

1 – Você deve fazer o download do programa no site: http://ankisrs.net/ 

2 – Basta acessar o site, clicar em Download, escolher o seu sistema operacional, baixar e depois instalar.

3 – Ao abrir o programa instalado vai aparecer uma tela onde vai ficar seus decks (baralhos).

anki1

1 – Sincronizar – Essa opção serve para sincronizar seus baralhos com sua conta do anki, que você pode registrar no programa ao clicar pela primeira vez. Essa conta permite sincronizar seus baralhos com o anki de seu smartphone, tablet, navegador.

2 – Baralho – Depois que você tiver criado o seu baralho, você pode selecionar e começar os exercícios de repetição e memorização.

3 – Adicionar Carta – Aqui você adiciona uma nova carta para seu baralho. Você pode adicionar frases, palavras, e até colocar áudio.

4 – Criar Baralho – Permite você criar um novo baralho, recomendamos ter apenas 2, um para palavras e outro para frases completas.

Adicionando Cartas ao baralho

O Anki funciona como um tipo de flashcard, onde você cria uma carta que vai exibir a frente, e você tem que descobrir o que vai estar no verso. Não necessariamente igual.

Frente – Aqui você coloca a frase, sentença, palavra que você quer memorizar.

Verso – Aqui você coloca o significado, tradução, pronuncia e qualquer informação útil.

anki2

1 – Tipo de Carta – Aqui você escolhe o tipo de carta e em que baralho ela deve estar.

2 – Campo – Aqui é possível criar novos campos alem da Frente e Verso, e também editar e formatar os textos do campo.

4 – Etiquetas – São tags, ou categorias, para você encontrar as cartas mais facilmente, classificando elas em determinada categoria.

Cartas do Anki

Após criar seu baralho, e escolher para estudá-lo. Você vai encontrar a primeira tela como na imagem abaixo:

anki3

Primeiramente olhe bem a frente da carta, tente lembrar-se do seu significado. Se você acha que já sabe a resposta clique em mostrar resposta e confira. Se você acha que não sabe, clique mesmo assim.

Na segunda tela, vai aparecer o verso da carta, leia com atenção o significado e todas as informações do verso da carta. Depois responda (4) se você errou, se foi bom ou fácil. O anki vai determina o tempo que você vai revisar esta carta novamente.

Automaticamente depois de revisar um numero de cartas determinado pelo programa, ele vai falar para você parar de estudar o baralho por hoje. Faça esse processo de revisar as cartas diariamente, assim você nunca vai esquecer o que estudar. Espero que este pequeno artigo tenha mostrado como essa ferramenta poderosa funciona.


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios