Compartilhe esse artigo com os amigos:

Neste artigo eu vou falar 10 técnicas de memorização para ajudar você no seu aprendizado de idiomas ou de qualquer outra matéria. Na verdade essas técnicas de memorização vão de ajudar em todos os campos da vida. Eu já escrevi um artigo falando como não esquecer as coisas que aprendemos, esse artigo também pode ser de grande ajuda.

1 – Ler e ouvir não basta

É muito comum pessoas lerem ou ouvirem textos em segundo plano tentando memoriza-lo, mas isso não é o bastante. É muito mais fácil memorizar ou aprender algo quando se está em grupo, ouvindo alguém falando ou ensinando alguém.

É muito fácil se desconcentrar durante a leitura ou ao ouvir algum áudio. Tente mudar a forma que você faz isso, faça em grupo, tente repetir o que é lido, o cérebro não gosta de memorizar coisas chatas de se fazer, então deixe o ambiente mais atrativo.

grupodeestudo

2 – Faça cenários inusitados

Raramente lembramos de acontecimentos rotineiros e monótonos. Mas quando acontece algo inusitado, absurdo, inimaginável, aquilo pode ficar em nossa cabeça por toda vida, e sempre lembramos do ocorrido. Então, se você não quer esquecer de algo, a técnica de memorização é transformar aquela ocasião, ambiente ou assunto em algo inusitado.

Pense em coisas improváveis que podem acontecer com relação ao que você quer memorizar. Infelizmente não podemos criar cenários inusitados como os que aparecem no nosso dia a dia. Esse é outro motivo para você estudar em grupo e criar experiências únicas. Estudar de uma maneira incomum pode ajudar você a memorizar e contar a outras pessoas tal acontecimento. É difícil explicar, mas pense em transformar seus estudos em algo inusitado.

3 – Foque em algo de seu interesse

É muito mais fácil memorizar assuntos do seu interesse. A maioria das pessoas que gostam de determinada matéria ou assunto, tem muita facilidade com ela.  Desta forma, mesmo que você não tenha interesse em algum assunto, mas precisa memorizá-lo, procure algum fator ou algo dentro dele que seja de seu interesse. Se você está aprendendo um idioma, aprenda o que você gosta primeiro, assim vai ficar mais fácil aprender o restante.

É muito comum distrairmos de algo que não gostamos, por isso tenha atenção. A motivação é um fator chave para a memorização, se você não estiver motivado ou não tem interesse no assunto, vai ser difícil memoriza-lo.


foco

4 – Esteja preparado para memorizar

Estar preparado para memorizar envolve aplicar varias técnicas de memorização. Você deve se concentrar no assunto, evitar que distrações o atrapalhe na hora dos estudos. Saia das redes sociais, desligue o telefone, e fique longe de coisas que tiram sua atenção.

Você também não pode cansar sua mente e corpo, então descanse. Faça pausas entre os estudos, evite estudar mais de 45 minutos sem parar, isso é o máximo que uma pessoa consegue se manter focada. Tenha todos os objetos de estudo a seu acesso, evitando perder o máximo de tempo possível durante os estudos.

5 – Estudando o máximo possível

Para memorizar, você deve absorver o máximo possível. O melhor momento para absorver conteúdo é ao levantar, quando sua mente está descansada e pronta para trabalhar. Ao dormir também é um ótimo horário, apesar de seu corpo estar cansado. Esses são os melhores horários para estudar, seu cérebro está recebendo substancias que ajudam no aprendizado.

Conecte o que você aprende com o que você já sabe, isso vai ajudar a expandir sua mente. Ligue palavras com outras, estude e absorva conteúdo. Alem de estudar, você deve observar e compreender o assunto, dificilmente vamos memorizar algo sem entende-lo.

Faça testes consigo mesmo e veja se está aprendendo. Faça perguntas de algo que você fez recentemente, veja se consegue lembrar-se. Você vai ficar impressionado de ver como nosso cérebro pode ser lerdo se não treinarmos ele. Então coloque todas essas técnicas de memorização em pratica!

Recomendação

Existe milhares de outras técnicas de memorização que não mencionamos, na verdade não temos tanto conhecimento nesta área. Nós da equipe Aprender Palavras recomendamos que você acompanhe o mestre da memorização Renato Alves.

renato alves

Ele disponibiliza um mini curso gratuito que ensina mais técnicas de memorização e estudo. Ele também disponibiliza vários conteúdos, vídeos e outras matérias que vão te ajudar a ter uma boa memoria. Para conhecer e cadastrar-se no mini curso gratuito do Renato Alves acesse o link abaixo.

Clique aqui para acessar o mini curso do Renato Alves

Espero que tenham gostado do artigo. Se você conhece outras técnicas de memorização, compartilhe nos comentários. Ajude-nos a crescer e compartilhe este artigo com os amigos. Vamos todos aprender palavras juntos.


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios