Compartilhe esse artigo com os amigos:

Muitas pessoas perguntam quanto tempo leva para aprender um novo idioma. Essa é uma pergunta bem complicada de ser respondida, porque tudo depende da sua dedicação, do idioma que você vai aprender e de muitos outros fatores.

Neste artigo vamos analisar alguns fatores para tentar responder o tempo que alguém leva para aprender um novo idioma. Vamos mostrar que não é necessário anos para chegar a fluência, e que o tempo vai depender de você.

Tempo de dedicação

Algumas pessoas afirmam que é necessário estudar 5 ou 10 anos, ou passar o resto da vida estudando. Realmente é necessário sempre estudar e manter contato com idioma para não esquecermos. Mas não é necessário 10 anos para aprender um novo idioma.

Se a pessoa se dedicar, é possível aprender um novo idioma em poucos meses. Agora, se ela ficar fazendo um curso presencial de poucas horas por semana, vão se passar anos e ela não vai chegar na fluência. Mas saiba que não adianta estudar 5 horas por dia, nosso cérebro cansa, é impossível absorver muito conteúdo, a não ser que você goste.

Infelizmente para muitas pessoas é difícil dedicar 1 hora para estudar por dia. Não é fácil se concentrar, se a pessoa não tem gosto ou paciência pela coisa. Crianças tem facilidade para aprender, porque elas tem pre-disposição natural para aprendizagem, e ficam expostas ao idioma nativo todos os dias. Se você não tem animo para se dedicar aos estudos, experimente estudar em grupo.

grupodeestudo

Quantas horas de estudo são necessárias?

Pesquisas afirmam que é necessário 400 a 500 horas de estudo para chegar a um nível intermediário do idioma. Ou seja, com 1 hora e meia de dedicação diária, em um ano chegamos num nível bem avançado. Se você quer chegar a fluência, é necessário pelo menos 4000 horas de dedicação.

Mas não fique pensando no tempo gasto. Tudo vai depender do idioma que você vai aprender, se você já sabe inglês, diversos outros idiomas vão ficar mais fáceis, pois possui muitas palavras derivadas do inglês. E cada pessoa tem sua velocidade para aprender, algumas podem ter mais facilidade.


Foque no processo e não no resultado

Não pense demais no tempo que você vai gastar para aprender, coloque as mãos na massa. A solução para aprender um idioma mais rápido é focar no processo. O aprendizado deve ser divertido e satisfatório, é necessário saber também como priorizar seus estudos.

Você também deve se perguntar: Porque vou aprender este idioma? Para turismo? Para trabalho? Por diversão e amor a cultura? Sabendo o motivo, você pode acelerar seu processo de aprendizado, e aprender em poucos meses o necessário para seus objetivos.

Espero que eu tenha conseguido responder sua pergunta e ajuda-lo a se preparar para os estudos. Você tem alguma sugestão para aprender? Quanto tempo você levou para aprender algum idioma? Deixe seus comentários e compartilhe com os amigos.


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios