Compartilhe esse artigo com os amigos:

Se você está pensando em montar um novo site, a primeira coisa que você deve decidir é qual o nicho (assunto) dele. Só que existe outra decisão mais importante, qual tipo de conteúdo publicar?

Você já pensou nisso? Será que eu crio um site de notícias ou apenas de artigos? Ou talvez um blog? Neste artigo vamos saber qual a diferença entre artigo e noticias, e quais os benefícios e desafios de cada um.

Site de notícias

Os sites de notícias são focados apenas na criação de notícias diárias sobre determinado assunto que pode ou não abranger várias categorias. As notícias costumam ter uma imagem ilustrativa e aproximadamente 150 a 300 palavras para uma rápida leitura.

Notícias costumam ter um número maior de acessos do que artigos, já que hoje em dia pessoas tem preguiça de ler. Mas o ponto negativo é que notícias são temporárias, ela só vai render mais acessos na época que for publicada.

Outra desvantagem de publicar notícias é que exige comprometimento diário, e as vezes uma grande equipe para publicar o maior número de notícias por dia.

news

Sites de notícias crescem muito rápido se forem bem administrados, mas a concorrência também é grande. Você também pode encontrar e escrever notícias rapidamente levando até menos de 10 minutos.

Os sites de notícias estão em uma pista de corrida, quem publicar primeiro e tiver um público grande consegue receber mais visitas. Uma dica é sempre acompanhar sites de notícias em inglês ou famosos para obter a informação primeiro.


Site de artigos

O site de artigos tem como foco abranger mais detalhes sobre determinado assunto. Exige ter conhecimento no assunto ou fazer longas pesquisas. O site foca bastante na leitura e conforto do visitante.

Os artigos são bem mais complexos e possuem entre 500 a 2000 palavras. O autor deve apresentar uma boa argumentação e informação consistente, artigos as vezes pode exigir até dias de pesquisas.

A vantagem de um site de artigos é que suas publicações não têm datas e podem ser lidas depois de muitos anos. Um site de artigos não exige ter publicações diariamente, tem sites que publicam apenas 1 artigo por mês.

blog

Existe outro tipo de site de artigos simples que pode ser chamado de blog. Um site que publica artigos sobre curiosidades sobre determinado assunto ou lugar. Esse tipo de site pode ter entre 300 a 1000 palavras por artigo e não exige uma pesquisa tão profunda sobre o assunto. Mas para um maior crescimento exige uma maior dedicação e publicações diárias.

Qual a diferença entre um site de artigos e um Blog?

Atualmente o termo blog é bastante usado para indicar sites que publicam artigos diariamente ou semanalmente sobre determinado assunto. Um blog funciona da maneira que o autor quiser, ele pode publicar artigos curtos e longos e até notícias.

Um blog pode ser pessoal, pode ter uma equipe e pode falar sobre um determinado assunto ou vários. Pessoas famosas ou empresas usam blogs para manter contato com seus fãs e clientes.

Na hora de você decidir se vai escrever artigos longos, artigos curtos ou noticias, o blog não é uma opção para sua decisão. Se o site é considerado um blog ou não, vai depender do seu ponto de vista. Hoje em dia quase todos os sites de artigos podem ser chamados de blogs. Escolha o tipo de site que mais combina com você e sua rotina.

Eu atualmente escrevo artigos que podem ter de 300 até 2000 palavras, as vezes crio um artigo para satisfazer curiosidades e as vezes crio artigos para analisar profundamente determinado assunto. Você não precisa necessariamente ficar preso a um estilo de publicação. Não recomendo misturar notícias com artigos.

Espero que tenham gostado do artigo, qualquer duvida só deixar seu comentário. Se você quiser, compartilhe essa informação com outras pessoas e ajude nosso site!


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios