10 dicas de redação para ir bem no Enem

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

A redação do Enem é uma das partes mais importantes do exame que é realizado por milhares de estudantes. Inclusive, a pontuação nessa etapa pode mudar o resultado final drasticamente, por isso é importante ter muita atenção para realizá-la.

Neste exame, quando você elabora um texto de qualidade sobre, por exemplo, teste de vazão, se esse for o foco, tem mais chances de entrar em uma universidade pública, bem como ganhar bolsas de estudo para universidades particulares.

A redação do Enem é um texto de 30 linhas, no qual o candidato deve defender seu ponto de vista de maneira dissertativa-argumentativa. O conteúdo deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para conseguir elaborar o texto com qualidade, o material de apoio é composto de duas peças, uma com linguagem verbal, como um texto ou matéria de jornal que comente sobre o tema, e o outro de linguagem não verbal, que pode ser:

  • Imagens;
  • Charges;
  • Infográficos;
  • Gráficos.

Independentemente de qual modelo seja escolhido, é importante que os dois materiais dialoguem entre si, para que façam sentido para o candidato e ele possa elaborar a redação sobre termografia eletrica, se esse for o caso, com mais facilidade.

Entretanto, ainda é fundamental que se trabalhe uma série de ações para conseguir se dar bem na prova. É importante que você esteja alinhado com as normas gramaticais e tenha facilidade de desenvolver novos textos e criar um conteúdo relevante.

Para conseguir dar conta de todas as ações necessárias para conseguir uma boa nota no Enem, você pode se atentar a algumas dicas importantes que podem ajudar muito. Ainda assim, é preciso adaptar essas dicas para suas rotinas de estudo.

Ademais, cada pessoa se estabelece de maneira mais adequada para conseguir absorver o conteúdo necessário para realizar uma boa redação sobre, por exemplo, uma empresa de topografia, e conseguir se destacar no Enem.

Confira 10 dias para ir bem na redação do Enem

Conseguir bons resultados no Enem é um processo muito importante, em grande parte pelas oportunidades que ele oferece, principalmente com relação a vagas em universidades. Por conta disso, é preciso ter uma rotina de estudos adequada.

A redação possui um forte peso nessas atividades, então se lembre de prestar atenção aos detalhes e conseguir conquistar um resultado satisfatório para suas interações. Pois bem, entre as principais dicas estão:

1. Crie o hábito de escrever

Não existe maneira melhor de praticar sua redação do que escrever. Criar esse hábito é muito comum para ter uma rotina de redação e conseguir escrever de maneira natural, respeitando as regras definidas pelo tipo de texto que será produzido.

Para conseguir trabalhar melhor esses resultados, você pode utilizar temas de edições anteriores como formas de praticar a atividade, ou mesmo utilizar temas atuais e escrever de maneira mais livre, por exemplo, sobre uma fabrica de etiquetas adesivas e suas vantagens.

Dessa forma, você terá muito mais segurança na hora de realizar a redação, uma vez que terá criado o hábito de escrever.

2. Entenda a estrutura do texto

O Enem solicita um tipo específico de redação, o texto dissertativo-argumentativo. Por conta disso, é preciso compreender essa estrutura, para conseguir trabalhar com mais qualidade, e identificar quais são os principais pontos que você deve se ater em um texto sobre, por exemplo, dissipadores.

Usar essa estrutura em seus estudos cria uma familiaridade com o tipo de texto solicitado pelo Enem, garantindo que você saiba como trabalhar com este recurso. Ademais, um texto dissertativo-argumentativo normalmente possui três etapas distintas.

A introdução é quando você identifica o tópico que será abordado e dá uma visão geral do tema, agindo de maneira mais ampla. Depois, o desenvolvimento é onde a maior parte do texto irá se encaixar.

Ou seja, é onde você apresenta seus argumentos para lidar com o tópico proposto. Por fim, a conclusão é o momento de compreender o resultado de sua argumentação e apresentar considerações finais.

3. Lembre-se do posicionamento

Os temas do Enem normalmente oferecem oportunidades de você opinar durante o desenvolvimento do conteúdo. Para não cair em contradições e tornar o texto mais fraco, o primeiro ponto que você precisa tomar é o posicionamento.

Leia com atenção a proposta de redação e identifique se você concorda ou discorda com as afirmações. A proposta de redação do Enem não avalia suas opiniões, e sim a forma como você as desenvolve.

Por isso, é mais fácil criar um texto com base em compreensão e entendimento sobre o tema autotransformador, se esse for o caso, do que se você concorda ou não com relação a esse tipo de atividade.

4. Mantenha o raciocínio

O raciocínio lógico é um dos principais elementos de uma redação de qualidade. Por isso, é importante identificar essa estrutura em todo o conteúdo escrito, apresentando sua tese com qualidade, com argumentos reais e outras ações que permitam que seu conteúdo alcance a conclusão.

5. Não seja inimigo do tempo

No dia em que a prova do Enem solicita a redação, também são aplicadas provas objetivas, especificamente de Linguagens e de Matemática. A duração do período total da prova é de cinco horas e meia, o que garante um bom tempo para trabalhar a redação.

Entretanto, as distrações e o estresse podem fazer você gastar mais tempo do que o necessário se não estiver preparado, o que pode ser bastante prejudicial para sua nota.

Por isso, o ideal é fazer testes com provas anteriores cronometrando o tempo, para que você identifique a média para conseguir conquistar resultados mais satisfatórios e eliminar o medo de não conseguir concluir a prova.

6. Texto claro e objetivo

Existem milhões de candidatos no Enem todos os anos, então fazer textos mais claros e objetivos pode ser um diferencial. Não há motivo para textos muito complexos ou rebuscados, principalmente porque o exame lida com a avaliação do ensino médio.

Se você conseguir fugir do óbvio e evitar se tornar muito repetitivo, conseguirá resultados bastante expressivos para sua redação sobre, por exemplo, sensor indutivo.

7. Apoio multimídia

Para conseguir se preparar bem para o Enem, sobretudo no quesito redação, a leitura é muito importante. Mas para evitar vícios de estudo e para não ter um período muito maçante, o ideal é aproveitar conteúdos em outras mídias, como o audiovisual.

Dessa maneira, você consegue se distrair um pouco e relaxar a mente, enquanto ainda consegue estudar com qualidade para suas ações na prova.

8. Competências da avaliação

Existem alguns aspectos que são fundamentais para trabalhar dentro da redação do Enem. O candidato deve saber o que está sendo avaliado para conseguir criar um texto que faça sentido nesse aspecto.

O primeiro ponto é o domínio da língua. Evitar escrever palavras erradas, uso correto de pontuação e acentuação, bem como outros elementos do tipo são muito importantes para a sua nota final.

Além disso, a interpretação de texto é fundamental para você criar uma redação adequada. Lembre-se, os textos base sobre, por exemplo, tacógrafo digital não são somente inspirações para você trabalhar.

É preciso compreender o que eles querem dizer, para criar um texto de qualidade. Além disso, evite repetição de termos ou um texto que tenha muitas falhas técnicas, pois isso pode tirar pontos na sua média final.

9. Atente-se ao tema

O tema do Enem é sempre de influência para a sociedade como um todo. Esse tema pode ser uma questão social relevante para a sociedade, uma nova descoberta científica ou uma ação cultural e política.

Embora o tema seja descoberto somente no momento da prova, você pode identificar uma série de temas importantes e recorrentes que estejam acontecendo nos dias de hoje para conseguir praticar e estar antenado para as possibilidades que se apresentam de redação.

A sustentabilidade, particularmente, é um tema muito recorrente nesse tipo de processo, garantindo uma boa fonte de estudos e preparação. Além disso, o coronavírus, a violência contra a mulher e outras pautas em alta também são opções.

10. Faça rascunhos

Quanto mais tempo você tiver para fazer a redação no dia da prova, maior será a possibilidade de trabalhar em cima dela. Por isso, não deixe de fazer o máximo de rascunhos que você puder.

Dessa forma, você consegue ler o texto e identificar falhas ou pontos que você acredita conseguir melhorar, apresentando um conteúdo final muito mais relevante para seu material.

Considerações finais

As redações do Enem são uma importante ferramenta para conseguir uma boa nota na prova, que pode ser decisiva no momento de ingressar em uma universidade. Por isso, toda a atenção é importante na hora de trabalhar com esse tipo de material.

Fazer uma boa redação pode ser um trabalho complexo, mas com muito estudo e atenção, você logo estará qualificado para conseguir conquistar um resultado satisfatório nessa etapa da avaliação, garantindo muito mais tranquilidade para agir.

Quanto mais você conseguir resultados relevantes para sua empresa, mais bem estruturado você estará, garantindo assim que terá uma excelente nota na avaliação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.