Você é poliglota? Conheça algumas profissões para quem fala muitas línguas

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Conseguir se tornar um poliglota é uma vontade de diversas pessoas ao redor do mundo e, embora não seja tão fácil quanto possa parecer, existem diversas formas de entender um pouco melhor sobre línguas com a ajuda da tecnologia.

O texto de hoje abordará o conceito que envolve o poliglota, o que é, suas principais características, além das maiores vantagens em se tornar um. Por fim, você entenderá um pouco mais sobre quais áreas um poliglota pode explorar como parte de sua profissão.

É bastante normal que alguém tenha vontade ou ambição de aprender mais de uma língua, seja por motivos pessoais ou profissionais, como melhorar a comunicação da sua empresa de eventos corporativos, trazendo mais trabalho e abrindo novas possibilidades.

O simples fato de você saber saber mais uma língua já abre diversas portas, principalmente quando pensamos no quesito profissional, afinal, são muitas empresas que procuram profissionais da área que saibam línguas diferentes.

Isso porque tal medida ajuda a ter uma melhor comunicação e deixar o cliente mais à vontade, tornando a sua pessoa uma peça-chave para a relação entre duas empresas, criando uma espécie de ponte entre ambas.

Isso pode ser aplicado desde uma empresa de advocacia, tecnologia ou qualquer outro ramo, afinal, a globalização é real e ela acontece a todo momento. Portanto, nada mais justo do que se adaptar ao que o mercado de trabalho e o mundo inteiro pedem.

Porém, caso pretenda apenas viajar o mundo, de fato, é bastante interessante saber uma ou duas línguas adicionais, como o próprio inglês e outra a sua escolha. Juntar o útil ao agradável pode ser uma boa alternativa.

Mas para que isso aconteça, você precisa se inteirar um pouco mais sobre o conceito de poliglota, independentemente se utilizará para crescer na sua carreira ou aumentar a possibilidade de vender transmissor de nível. Portanto, confira o tópico a seguir!

Entenda mais sobre o conceito de poliglota

De forma simples e bastante direta, um poliglota é uma pessoa que tem o domínio de falar, escrever e se expressar em quatro ou mais línguas diferentes, podendo o idioma nativo do indivíduo ser incluído nessa conta.

Caso saiba menos do que quatro idiomas, a pessoa pode ser considerada bilíngue ou trilíngue. E, com a ajuda no meio digital, da internet e da tecnologia, tais conhecimentos ficaram ainda mais acessíveis, embora não seja tão fácil de adquiri-los.

Seja para utilizar em sua assessoria de contabilidade ou como professor de outra língua, a disciplina, empenho e investimento de tempo para aprender outro idioma são bastante consideráveis e requerem muita persistência e força de vontade.

A velocidade do aprendizado também depende da facilidade da pessoa e habilidade em aprender esse tipo de conteúdo, portanto, o tempo pode variar bastante.

Porém, é claro, que existem algumas vantagens em investir nesse tipo de conhecimento, afinal, a quantidade de portas que ele abre é bastante, podendo ser o seu diferencial no mercado de trabalho.

E essa é a principal vantagem de um poliglota: a possibilidade de se comunicar com mais pessoas, criando uma grande rede de contatos, seja em uma consultoria de TI para pequenas empresas ou uma grande logística.

Podemos citar como vantagem também um certo aprofundamento nas relações entre empresas e clientes. Uma coisa é você saber apenas o suficiente de uma língua para se comunicar com a pessoa, outra é ser fluente nela.

A partir do momento em que você se expressa normalmente com determinada língua, é muito mais fácil desenvolver um nível de conversa mais profundo e que, de fato, agrade a todos, principalmente no momento de uma negociação.

Esse tipo de atitude passa mais segurança para o cliente e abre uma gama de possibilidades, aumentando novamente a sua rede de contatos e facilitando a negociação de, por exemplo, um tacógrafo digital.

Um outro elemento que pode ser destacado, é a grande vantagem na hora de participar de processos seletivos, mostrando um diferencial imenso logo antes de uma contratação, passando a mensagem correta

Nos dias de hoje, é praticamente obrigatório o domínio de uma segunda língua dependendo do cargo para o qual você está se candidatando. No mínimo é necessário um inglês, se tiver mais línguas, melhor e mais concorrido você será.

Profissões para poliglotas: conheça algumas

Independentemente se o ramo escolhido tem relação ou não com a termografia eletrica, são diversos os segmentos de atuação e empresas que um profissional poliglota pode trabalhar, e acredite, não faltam organizações que procuram por profissionais assim.

Primeiramente que, de fato, não é algo tão comum de se encontrar, principalmente quando pensamos na quantidade de disciplina necessária para aprender quatro línguas e saber se expressar em todas elas de forma natural e orgânica.

Embora seja mais comum encontrar esses profissionais ligados de alguma forma à comunicação de uma empresa, eles têm espaço em todo lugar, podendo atuar também em empresas que emitem renovação de licença ambiental.

Alguns exemplos como os seguintes podem ser cogitados, como:

  • Intérprete; 
  • Tradutor;
  • Guia turístico;
  • Comissário de bordo;
  • Diplomata.

Como foi possível perceber, todos os ramos acima descritos lidam com comunicação de alguma maneira, e para ser sincero, não tem como escapar muito disso. 

Você se tornou um especialista em línguas e expressão de uma outra cultura, de um outro idioma, portanto, é normal que as áreas que mais precisam de você sejam ligadas diretamente à comunicação, o que de fato não é algo ruim, muito pelo contrário.

Porém, pensando em um aspecto de globalização, é muito bem-vindo que, por exemplo, um engenheiro ou arquiteto saiba mais de uma língua por diversos motivos.

Podemos citar a facilidade em entender termos técnicos, leituras e vídeos de outras línguas, afinal, muito material é encontrado fora do nosso país e pode ser muito útil para utilizar dentro de sua empresa ou para resolver algum problema.

E, pensando por esse lado, tal ação se aplica a qualquer outro ramo empresarial, já que o Brasil tem informações que podem ser limitadas por causa da linguagem. Caso você trabalhe com notícias rápidas e atualizadas, esse fator é ainda mais importante.

Principalmente pelo fato de não esperar que nenhuma outra fonte traduza o material para somente então você conseguir averiguar o que ocorreu, fazendo com que perca tempo, agilidade e não seja pontual na hora de fazer o seu trabalho.

Ainda pensando em profissões, são diversas as vantagens que você pode usar por ser poliglota dentro de sua empresa, seja você ou não o dono da marca, tendo apenas a ganhar com o investimento de tempo e dinheiro.

Uma dica, caso você esteja interessado em seguir por esse caminho, é dominar uma língua de cada vez e evitar aprender todas ao mesmo tempo. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição e, quando falamos de linguagem, é necessário muita atenção e esforço.

Cada língua possui diversas peculiaridades e dificuldades que, dependendo da sua forma de aprender, pode demorar mais ou menos tempo. Isso sem mencionar a pronúncia e a morfologia, que são alguns dos elementos mais difíceis de serem aprendidos.

Procure também aprender uma língua em que tenha real interesse em aprender, seja por motivos pessoais ou profissionais. Aprender algo que não tem vontade pode te desmotivar e apenas atrasar e muito o seu aprendizado.

Por fim, um dos critérios mais necessários na hora de desenvolver o seu aprendizado em uma língua é praticar a conversação. Ter experiência nesse critério adianta muito o aprendizado, além de ser muito mais natural e orgânico.

A conversação ajuda a pensar e elaborar frases, perguntas, respostas e desenvolver uma conversa, que afinal de contas, é o que você busca como um profissional poliglota. 

Muitas vezes o conhecimento funciona perfeitamente em nossa mente, mas quando colocado em prática, diversas barreiras e dificuldades são encontradas. Sendo assim, continue sempre praticando conversação.

protesters in belarus
Photo by Artem Podrez on Pexels.com

Considerações finais

O texto de hoje abordou o conceito que engloba o poliglota, como é o processo para se tornar um, qual a importância, o que é, dicas e vantagens, além das profissões e ramos que você pode aproveitar ao investir nesse tipo de aprendizado.

Claro que tudo dependerá do seu investimento, persistência e modo de aprendizado. Tente não forçar o aprendizado e deixe que tudo ocorra de forma natural, utilizando a tecnologia ao seu redor como catalisador do seu aprendizado.

O mercado de trabalho está sempre aberto a pessoas que conhecem outras línguas, então, aproveite esse momento e trace uma carreira de sucesso, fazendo algo que gosta e, acima de tudo, sempre aprendendo mais e mais sobre línguas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.