Compartilhe esse artigo com os amigos:

Gatilhos Mentais ou Persuasão são estratégias de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, uma oferta, um produto, ou realizar uma ação.

Os “Gatilhos Mentais” costumam trabalhar diretamente com o sistema límbico das pessoas, influenciando-as emocionalmente. Esses gatilhos podem fazer com que muitas pessoas se interesse pelo seu conteúdo, produto ou serviço.

Os gatilhos mentais são extremamente poderosos para qualquer estratégia de marketing, e é útil em todas as áreas. Neste artigo vamos falar de vários gatilhos mentais que você pode usar em seu negócio.

Existem milhares de gatilhos mentais e eles podem se dividir de várias formas e estratégias diferentes. Se você seguir todos os gatilhos mentais abaixo seu negócio vai subir bem alto!

Ambiente – Simples, elegante e Limpo

O ambiente onde seu cliente ou visitante está vai influenciar na sua decisão, eles observam o ambiente, seja de seu vídeo ou da aparência de seu site.

É importante você ter uma boa aparência, aparecer em locais que transmite confiança, conforto, e que mostrem o seu sucesso. É muito importante você manter seu ambiente limpo.

Deixar o site limpo e simplificado já é um gatilho bastante usado na maioria dos websites. Mas não deixe se limitar apenas a isso, evite coisas que distraem as pessoas para fora do assunto, seja em uma loja, site, áudio ou vídeo.

Histórias e Provas

Se você quer convencer alguém de aceitar uma ideia ou produto não a nada melhor que histórias. Elas fazem parte da nossa vida, aprendemos tudo através da história.


Não importa se seja historias verídicas, ilustrativas ou que apresente sua ideia, não esqueça de usar histórias.  Se você quer convencer alguém de seu produto ou ideia, nada melhor que mostrar uma história que prove isso.

positivo

Histórias podem ser as provas que você precisa para mostrar as pessoas, mas existe outros tipos de provas. Depoimentos, análises, opiniões, exemplos e outras provas sociais são super necessárias para você convencer as pessoas.

Aproveite bastante os pontos positivos que as pessoas falam de você, não deixe de registrar em vídeos ou com fotos as opiniões e depoimentos de pessoas que acreditam no seu trabalho, para provar o valor dele aos possíveis clientes.

Mostre também que você tem credibilidade, você faz isso mostrando provas sociais, se torne visível ao público, mostre seus resultados e pontos positivos.

Escassez e urgência

Faça com que seu possível cliente sinta escassez e urgência em comprar seu produto por definir tempo limite, número limitado de vagas ou bônus, faça com que seu possível cliente veja a necessidade de obter seu produto o mais rápido possível.

Fazendo com que seu produto falte, ou fique disponível apenas em um período do ano gera uma escassez e tem resultados de venda muito melhores.

Eventos, Webinários, Congressos

Outra maneira de atrair clientes é por realizar eventos, webinários ou congressos. As pessoas gostam de participar de eventos, aproveite esses momentos para capturar pessoas para sua lista de e-mail e aplicar outros gatilhos mentais.

Os eventos abrem porta para realizar diversos outros gatilhos mentais presentes neste artigo.

webinar

Carisma, Afinidade e comunicação

Para se conquistar clientes é preciso ter afinidade com eles. Para isso é necessário ter carisma e se comunicar com seu público. Use títulos, textos e frases que atraem e prenda o seu público.

Demonstre interesse por seus clientes, mostre sua autoridade, deixe seu cliente confortável. Mostre seu comprometimento, emoção, tenha credibilidade com seu público.

Lembre-se também da Reciprocidade, se você gerar um conteúdo de qualidade, a pessoa sente prazer em adquirir seu produto. Interaja com seu público, realize eventos, envie e-mails, escreva um texto de maneira pessoal ao invés de corporativo.

Seja especifico, se for falar algo, fale de forma simples, mas detalhada, não use números aproximados mais exatos que as pessoas acreditam com mais facilidade.

Fale de suas crenças, as pessoas costumam seguir outras que têm as mesmas ideias e valores que elas. Você tem que ser íntimo, fale seus segredos, converse sobre sua família, fale com seus ouvintes como se fosse seus amigos.

viver

Outros gatilhos mentais

Existe diversos outros gatilhos mentais não citados, muitos estavam em negritos, mas para finalizar o artigo vamos deixar uma tabela contendo as palavras chaves dos gatilhos mentais, para você estuda-la e criar seu mapa mental.

Aplicando o máximo de gatilhos mentais possíveis você vai conseguir multiplicar seus resultados muitas vezes. Tente estudar cada uma das palavras abaixo e tente entender como ela pode ser aplicada para o benefício de seu negócio.

CompetiçãoComprometimentoConsistências
EmoçãoCrençasComunidades
AntecipaçãoCredibilidadeEspecificidade
EventosHistoriasInteração
InterrupçãoIntimidadeComunicação
Palavras mágicasPolémicasPopularidade
ProvasReciprocidadeSimplicidade
SurpresaRepetiçãoUrgência
SurpresaAutoridadeNovidade
OportunidadeDescasoCoerência
ReferênciaCuriosidadeInimigo Comum


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios