O iluminado, Stephen King – Resenha

ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

[CURSO GRATUITO] Como ser afiliado e vender na Internet [Clique para acessar]

Em O iluminado, Jack Torrence consegue um emprego de zelador em um velho hotel, e acha que será a solução dos problemas de sua família – não vão mais passar por dificuldades, sua esposa não vai mais sofrer e seu filho, Danny, vai poder ter ar puro para se livrar de estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem – existem forças malignas rondando os antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um embate entre o bem e o mal terá de ser travado.

Para quem acompanha nosso blog, já deve ter percebido o amor que temos pelas obras deste autor maravilhoso que é o Stephen King. E O iluminado não poderia ficar sem resenha, sendo um dos maiores clássicos deste escritor.

O iluminado e seu enredo

O livro O iluminado, foi lançado em 1977, tendo novos relançamentos constantemente. O livro conta a estória da família Torrance, que é composta pelo pai Jack Torrance, a mãe Wendy e o filho do casal, Danny.

E do Hotel Overlook, que fica localizado nas montanhas do Colorado. Hotel este que fica “inacessível” no período do outono e inverno, devido à grande quantidade de neve que cai naquela região.

E é ai, que o nosso Jack encontra sua chance de trabalho. Após inúmeras reviravoltas e acontecimentos na vida da família, Jack que era professor de literatura em uma grande escola,e se vê agora desempregado. No entanto, através da indicação de um grande amigo, Jack consegue o entrego de zelador no Overlook. Com responsabilidade de cuidar deste hotel no período em que ele irá ficar fechado. E sabendo que no hotel, tudo estará tranquilo Jack vê assim, a chance de terminar o livro que ele vem escrevendo à algum tempo.

Só que o que o Jack não esperava era que este hotel tivesse um tipo de “Vida infiltrada nas paredes”. Coisa que seu filho Danny já tem sentido à um tempo. Mas, como uma criancinha “sente” que tem algo de errado com um hotel?! É ai, que o livro ganha forma e assombro, característico do amado Stephen King.

O enredo irá mostrar algo que é crucial para o desenvolvimento do livro, que é a história por trás do personagem Jack Torrance. Que é a sua infância, traumas, e o problema que vem o perseguindo à anos: O alcoolismo e o exemplo paterno na infância. Que acaba tornando o livro um tipo de terror diferente de muitos que foram escritos na mesma época do O iluminado. Que é o terror não só através de monstros e cenas extremamente bem construídas para induzir ao medo. Mas sim, por pequenas situações sombrias que transformam a história ainda mais aterrorizante. Te fazendo ficar curioso por cada próximo capitulo.

 “Tudo que é grande hotel tem seus escândalos […]. Assim como todo grande hotel tem um fantasma.”

Minha opinião sobre O iluminado

O iluminado, não foi para mim aquele livro que me tirou o sono, ou algo assim. No entanto, não é nem de longe um livro fraco em questão de terror. Pelo contrario, ele te da um incomodo psicológico. Te deixando atendo a cada “movimento” que acontece dentro do enredo.

Compartilhe esse artigo com os amigos: