Compartilhe esse artigo com os amigos:

O idioma Coreano é a Língua oficial da Coreia do Sul e da Coréia do Norte. Existe mais de 70 milhões de falantes do idioma em todo o mundo. O idioma coreano é conhecido como hangul, é composto por por 14 consoantes e 10 vogais, e a escrita constitui-se de palavras silabárias. Neste artigo vamos fazer uma breve introdução ao Idioma e ver um pouco de sua origem.

Origem

O hangul é um alfabeto inventado na dinastia do Rei Sejong por volta do século XV, que encomendou o alfabeto a universitários, pois até então na Coréia só se usava o hanja (caracteres chineses). O Rei começou a refletir nas frustrações de seus súditos que não sabiam ler nem escrever. A maioria não tinha como levar suas queixas às autoridades, a não ser oralmente. Esse problema perturbava o rei, que ficou conhecido por sempre dar atenção ao povo.Assim, o Rei Sejong organizou a criação de um alfabeto que servisse aos que falavam coreano e que fosse fácil de aprender e usar. Em 1446, deu-se um anúncio de que o projeto havia sido concluído. No prefácio de seu edito, o Rei Sejong declarou: “Por serem de origem estrangeira, os caracteres chineses não reproduzem fielmente os significados distintos do coreano. Assim, muitas pessoas comuns não têm como expressar seus pensamentos e sentimentos. Solidário nas suas dificuldades, criei um conjunto de 28 letras. As letras são muito fáceis de aprender, e desejo sinceramente que melhorem a qualidade de vida de todas as pessoas.”

sejong

Rei Sejong

Caracteristicas

O alfabeto coreano constitui-se de Silabário. Uma sílaba pode ser possuidora de um batchim ou não e uma sílaba pode conter no máximo quatro letras, ele é composto por 24 letras puras, sendo 10 vogais e 14 consoantes que sofrem algumas alterações e elevam o número de caracteres do alfabeto para 40 em sua totalidade. Ao invés de serem escritas sequencialmente como as letras do alfabeto latino, as letras do Hangeul são organizados em blocos silabários chamados de Jamo. Cada um dos Jamos representa uma sílaba e o conjuto de sílabas forma uma palavra.

Facilidade em aprender:

Certo erudito que ajudou a criar o alfabeto coreano disse o seguinte sobre o hangul: “O sábio pode aprendê-lo em uma manhã, e até o tolo pode aprendê-lo em 10 dias.” Seja como for, a facilidade de aprender hangul permitiu que o analfabetismo fosse praticamente erradicado da Coréia. De fato, quando vai para a escola, a maioria das crianças já o domina. Além disso, nas escolas coreanas não há concurso de soletração. Por quê? Porque o hangul representa os sons falados em coreano tão perfeitamente que escrever com precisão o que se ouve não apresenta nenhuma dificuldade.

O quadro abaixo não é com o Coreano detalhado, mas você já pode conhecer as vogais e as consoantes principais:

CONSOANTES:
ㄱ (g, k)
ㄴ (n)
ㄷ (d, t)
ㄹ (r, l)
ㅁ (m)
ㅂ (b, p)
ㅅ (s)
ng Consoante surda
ㅈ (ch, j)
ㅊ (ch’)
ㅋ (k’)
ㅌ (t’)
ㅍ (p’)
ㅎ (h)
VOGAIS:
ㅏ (a)
ㅑ (iá)
ㅓ (ó)
ㅕ (ió)
ㅗ (ô)
ㅛ (iô)
ㅜ (u)
ㅠ (iu)
ㅡ (eu)
ㅣ (i)

Gostaria de saber mais sobre esse alfabeto e sua multiplicidade? Clique nesse site chamado Coreano passo a passo


Vamos aprender algumas expressões e se apresentar em coreano.

Para se Apresentar:

Cumprimentos em Coreano:

Agradecer e retribuir:

Se desculpando:

Então…

안녕히 계세요 (Annyeong·hi gyeseyo)
Adeus (pela pessoa que parte)
Até a Próxima!


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios