Compartilhe esse artigo com os amigos:

Ler é um dom que apenas os humanos tem. Infelizmente muitos não tiveram a oportunidade de aprender a ler, talvez porque não frequentou uma escola. Mas a maioria das pessoas que aprenderam a ler, não usam esse dom com regularidade.

Com a habilidade de ler, podemos facilmente localizar algo, receber instruções e o mais importante “Conhecimento“. Por esse motivo, seu progresso na vida e no aprendizado de idiomas depende muito de seus hábitos de leitura.

Mas muitos odeiam ler, não conseguem pegar um livro cheio de texto e ler completamente. O que podemos fazer para mudar este hábito? Neste artigo vamos examinar algumas dicas para te ajudar a criar o hábito pela leitura.

Livre-se dos maus hábitos

Infelizmente, internet, revistas em quadrinhos, a televisão, e diversas outras coisas, têm feito com que muitas pessoas negligenciem a leitura. Ver televisão e ler pouco pode dificultar o desenvolvimento da leitura, da capacidade de expressar-se bem e da habilidade de raciocinar com clareza.

Mas você pode estar pensando: Eu assisto filmes e séries legenda dos, revistas em quadrinhos tem bastante texto, na internet eu estou sempre conversando e lendo em sites. Mas será que isso está ajudando seu hábito de ler? Temos de selecionar o que fazemos, assim como fazemos com a comida.

É muito mais fácil fazer algo que gostamos. Se não temos a paciência de ler livros grandes, ou não conseguimos estudar uma matéria, ler uma apostila de idiomas, assistir filmes e ler quadrinhos não vai nos ajudar a adquirir o hábito de ler, muito menos perder tempo nas redes sociais.

Não é errado fazermos essas coisas, na verdade elas são ótimas, assim como pizza, hambúrguer e um churrasco, se possível iríamos comer todo dia. Mas se fizermos essas coisas divertidas de forma descontrolada, isso vai prejudicar nossa saúde, e vai ficar mais difícil fazer algo que não gostamos. Não é fácil se liberar de maus hábitos, para isso devemos criar novos hábitos.


Criando o hábito de ler

Os maus hábitos citados acima, na realidade são bons hábitos se usados de forma controlada, eles nós ajuda e treina nossa leitura. Mas existe diversas outras coisas que você pode fazer, e que são mais proveitosas para ajudar a adquirir o hábito da leitura.

Você pode escrever, ou criar um blog. Para escrever artigos em um blog, você vai precisar pesquisar e ler bastante, alem de ser uma opção de trabalho. Outra coisa que pode ajudar na leitura, é ouvir músicas. Se você quer ler um texto mas acha entediante, coloque um som de fundo, de preferencia sem voz, apenas o toque, isso pode ajudar você a se concentrar na leitura, mas pode causar o inverso.

Outra coisa que pode ajudar você na leitura e na fala, é ler em voz alta, ler em grupo ou em publico. É mais fácil quando estamos lendo um texto para alguém, assim treinamos nossa leitura, pronuncia, e ainda acabamos com medo de falar em publico.

grupodeestudo

Você também pode visitar bibliotecas, livrarias ou outros ambientes que vão te ajudar a adquirir o hábito da leitura. Você também pode criar seu próprio espaço de leitura, de preferência que seja bem iluminado, arejado e confortável.

Imagine-se nos cenários durante a leitura. Procure visualizar os personagens e participar da historia e da emoção. Se envolver com o texto o ajudará a memorizar o assunto e entender a leitura. Mas tenha cuidado, a mente pode vaguear durante a leitura. Você pode estar lendo, mas os pensamentos vão estar em outro lugar.

Leia com a motivação correta

Outra coisa que atrapalha bastante nosso gosto por leitura, é a falta de motivação. É muito comum, quando lemos um texto sem interesse, não lembrarmos de nada depois. Além disso, se lermos com motivação errada, poderemos tirar conclusões totalmente erradas ou compreender mal o que lemos.

Se não tivermos motivação, é muito difícil gostar de ler. As pessoas gostam de ler livros por que as histórias as prendem. Então você deve identificar algo que você goste, mesmo que esteja em uma área que você não goste, como escola ou idiomas. Para adquirir o hábito de ler, tente buscar temas que te chamem a atenção. Se você não gosta de ler porque acha textos grandes, procure um texto mais curto, como contos, poemas e crônicas.

Uma das coisas mais difíceis é reservar o tempo para ler. Precisamos fazer um bom planejamento para evitar que outras atividades interfiram em nossa leitura. Você costuma reservar tempo para leitura? Prefere ler de manha ou a noite? O segredo para adquirir o hábito de ler é a regularidade.

Apenas o fato de você conseguir ler todo este artigo, é uma prova de que é possível você adquirir um bom hábito de ler. Continue lendo os artigos de nosso site e você vai aprender bastante e adquirir o hábito de ler. Se você tem problemas em memorizar o que está lendo, recomendamos o artigo sobre memorização ou o site de nosso amigo Renato Alves.


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: