Compartilhe esse artigo com os amigos:

No artigo de hoje vou responder uma dúvida que muitos estudantes de idiomas têm. Você provavelmente já deve ter se perguntado: Treinar a pronúncia desde cedo é bom? Devo começar a aprender a pronúncia?

Quando se aprende um novo idioma, eu não recomendo treinar e aprender a pronúncia desde cedo. Mas Porquê?

Quando você está começando um novo idioma você ainda não possui todos os sons do idioma em sua mente.

Se você tentar aprender a pronúncia desde cedo, você vai acabar aprendendo de maneira errada. Não tente fazer uma coisa que você não consegue!

O que devo fazer?

Você deve focar em absorver a língua. Não estamos falando para você deixar de treinar a pronúncia, mas para você priorizar a absorção do conteúdo primeiro.

Se nós ouvirmos uma música 50 vezes, você provavelmente tem a capacidade de canta-la e pronunciar ela de forma correta. Faça a mesma coisa com textos! Absorva o texto e depois treine sua pronúncia.

Mas não é necessário ouvir um texto ou música 50 vezes para começar. Você pode simplesmente imitar! Tente imitar o que você ouvir, a entonação, a velocidade e até a voz.


O que você não deve fazer é pegar uma folha cheia de palavras e sair pronunciando elas sem conhecer a palavra. Faça isso somente quando tiver experiência com idioma, mas lembre-se de não estudar palavras isoladas.

Outra dica é não ser perfeccionista na pronúncia, achando que tem que aprender a pronunciar perfeitamente as palavras, igual aos nativos. Não precisa ser perfeito, basta ser boa!

Dicas para aprender pronúncia

Tente aprender a pronúncia de forma natural, sem se forçar! Mas se você tem estudado bastante e ainda não teve sucesso em aprender a pronuncia das palavras, recomendo dicas abaixo:

  • Existe dicionários e livros que possuem a pronúncia aportuguesada.
  • Use dicionários online, faladores ou até o Google tradutor para aprender pronúncias.
  • Existe um Alfabeto Fonético Internacional que vários estudantes e poliglotas usam. Existe muito material na internet que usa essa escrita internacional.
  • Entre em um ambiente do idioma nativo. Faça grupos de estudo para treinar diálogos e etc.
  • Cante, uma das melhores maneiras de melhorar a pronúncia.

Lembre-se que preocupar-se com a pronúncia no começo dos estudos é, de certa forma, uma grande perda de tempo. Dedique-se em aprender o idioma primeiro! Espero que essas pequenas dicas podem ajudar você nos estudos.

Para finalizar eu gostaria de deixar a fonte que me inspirou a escrever este artigo. Um vídeo do Mairo Vergara que explica muito bem esse assunto:


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios