Compartilhe esse artigo com os amigos:

O princípio de pareto é um princípio criado por Vilfredo Pareto presente em diversos campos de nossa vida. Ele também é conhecido como a regra do 80-20, distribuição A-B-C, lei dos poucos vitais e principio de escassez do fator.

Pareto chegou a esse princípio estudando as pessoas em sua sociedade. Ele chegou a conclusão de que 20% da população têm 80% das coisas, enquanto 80% da população têm 20% das coisas. Pareto estudou a propriedade da terra na Itália e o que ele descobriu foi que 20% dos proprietários possuíam 80% das terras, enquanto os restantes 20% das terras pertencia ao 80% da população restante.

Realmente é assim, os ricos possuem a maioria das coisas e são poucos. Enquanto os pobres são muitos mas não possuem quase nada. Mas como a regra do 80-20 pode ser aplicado no aprendizado de idiomas?

Aplicando Pareto no aprendizado

Basicamente esse princípio aplicado nos idiomas diz que 20% do vocabulário e das estruturas de um idioma, correspondem a 80% da comunicação. E também que 80% da utilização feita pelo idioma abrange apenas 20% de seu vocabulário. Ou seja, se você aprender as principais palavras de um idioma, você consegue expandir seu vocabulário de maneira muito mais rápida.



A lição do princípio de Pareto na gestão é que se mantenha o foco nos 20% que realmente importam. Se você se focar em aprender 20% do que realmente importa em um idioma, sua produtividade vai ser muito maior. Além disso, todos nos sabemos que para aprender palavras que não são muito utilizadas devemos saber falar o idioma e mergulhar nele, se aplicarmos a regra dos 80-20 ou 20-80 vamos automaticamente aprender o restante que não tem tanta importância.


Então fica a dica para você se focar no que realmente importa! Será que gramática é mais importante que falar? Não é mais pratico você absorver e aprender a falar o idioma do que ficar estudando regras gramaticais que você raramente vai precisar lembrar quando estiver falando fluente?


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios