Como incentivar o estudo durante as férias escolares

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

As férias escolares são um dos momentos mais aguardados por crianças e adolescentes. Eles querem aproveitar para brincar ou, no caso dos mais velhos, sair com os amigos e se divertir.

Apesar de ser importante essa atividade de relaxamento, é possível incentivar os filhos a estudarem mesmo nesta época, com a ideia de viajar durante as férias para um local histórico ou brincar aprendendo. Veja dicas que vão auxiliar os pequenos (e os grandes) a se sentirem incentivados a estudar nas férias:

Leia com as crianças

Uma atividade prática e interessante para fazer com os menores. Reserve alguns minutos do dia para ler com eles, pode ser um livro novo da estante ou uma história que gostam muito.

Aproveite para revezar um pouco a atividade. Comece a leitura, depois peça que a criança continue. Você consegue incentivá-la a ler e interpretar o que está vendo ali.

Apresente jogos educativos

Os jogos também são uma ótima forma de aprender brincando. Apresente novidades que vão exigir estratégia e até matemática por parte das crianças e adolescentes. Os menores vão se divertir com um jogo da memória, agora, se eles têm mais de 7 anos, outros jogos são bem-vindos.

Brinquem com o Banco Imobiliário para trabalhar matemática e estratégia, com o Jogo da Vida, seguindo quase a mesma ideia ou de Detetive, visando desvendar um mistério.

Faça uma viagem educativa

Planeja viajar e sair da cidade? Esse momento pode se tornar educativo caso vocês visitem uma cidade ou região histórica. Existem várias delas espalhadas pelo Brasil e você pode contar para as crianças um pouco sobre a região.

Mesmo que elas ainda não tenham estudado sobre isso na escola, comente que a região é parte da história do Brasil e o quanto é marcante.

Matricule a criança em um curso de férias

Considere a ideia de matricular a criança ou adolescente em um curso de férias, mas foque em algo que seu filho goste. Podem ser aulas de inglês ou espanhol e até cursos diferentes, como o de culinária para crianças.

O mais importante é não sobrecarregar os pequenos. Pense que é um reforço, um momento especial e não algo forçado.

Vá ao teatro ou ao cinema

Teatro e cinema são atividades culturais e podem render aprendizados, um incentivo para o estudo durante as férias. Leve seus filhos para acompanhar peças de teatro ou filmes com alguma lição importante, mas sempre respeite a classificação etária.

Hoje, com os streamings, também é possível trocar o cinema por uma sessão de filmes em casa. Tanto que, durante sua sessão, vale uma pausa para um lanche e para conversar um pouco sobre o que estão assistindo.

Faça passeios ao ar livre

Os passeios ao ar livre também permitem aprender e estudar. Leve as crianças para uma volta no parque ou praça perto de casa e incentive esportes que exigem estratégia. Vocês podem jogar futebol ou vôlei, por exemplo.

Se possível, traga amigos do seu filho ou combine com outras mães um encontro. O objetivo da brincadeira é permitir que eles brinquem e tracem objetivos, ajudando a manter o foco.

Vá ao museu ou visite uma exposição

Os museus e exposições abertas em outros espaços prometem uma oportunidade de aprendizado divertida. Leve as crianças para conhecer os locais e converse com elas. 

Por exemplo, se estão estudando sobre o Egito Antigo, uma exposição sobre múmias e sarcófagos é uma boa escolha. Agora, se os adolescentes já estão conhecendo o cubismo na aula de artes, leve-os para conhecer quadros dos artistas da época.

Incentive a criança a contar histórias

A imaginação e o contar histórias é uma forma de contribuir com o aprendizado e trabalhar a criatividade. Sente-se com seu filho, principalmente com os pequenos, e estimule a contação de histórias.

Com os adolescentes, vale trabalhar também a habilidade de escrita, com pequenas redações. No lugar de propor um tema, deixe livre e peça que ele conte uma história, um pequeno conto.