Compartilhe esse artigo com os amigos:

Seja em inglês, português, francês, espanhol, japonês as músicas são sucesso no próprio país de origem e no mundo inteiro. A maioria dos brasileiros ouvem músicas em inglês e espanhol, existem um grande numero de fans de músicas coreanas e japonesas. Não importa o Idioma, a música faz parte da vida de todos, ela se conecta através de culturas e pode quebrar as barreiras.

Mas suponhamos que você está estudando um idioma, você provavelmente escuta músicas neste idioma com objetivo de melhorar seu aprendizado. Mas será que isso funciona? Pare e pense nas milhares de pessoas que escutam músicas em inglês todos os dias mas não sabem absolutamente quase nada do idioma inglês.

Escutar ou cantar músicas em outro idioma, pode até fazer com que você aprenda algumas palavras, mas não é o suficiente para melhorar seu aprendizado. Outro problema é que as letras músicas as vezes tem uma gramatica errada, palavras ou temas românticos que não são usados no dia a dia. Mas não se desanime, é possível aprender idiomas com músicas sim!

idiomas

Quais os benefícios da música?

Como a música pode ajudar no aprendizado? Ouvindo e cantando músicas você vai treinar sua leitura, escuta e pronuncia, alem de aprender palavras novas e absorver frases e significados. Fizemos uma pequena lista dos benefícios de ouvir músicas no aprendizado de um idioma.

  • A música ajuda a desenvolver a habilidade de ouvir mais rápido.
  • A música ajuda a desenvolver a habilidade de falar e pronunciar corretamente.
  • A música ajuda a desenvolver a escrita e o vocabulário, incluindo gírias.
  • A música ajuda a desenvolver a leitura.
  • A música ajuda a desenvolver a capacidade de traduzir e interpretar.
  • Conhecer a música é conhecer a cultura do país e do idioma.
  • Cantar pode ajudar a reduzir o seu sotaque.

Mas para que você possa se beneficiar do aprendizado com as músicas, vamos sugerir dicas abaixo:

Estude a música da maneira correta

Se você quer ter um progresso maior no estudo de idioma, você deve estudar as músicas. Você pode pegar a letra de uma música que você gosta, tentar estudar e traduzir palavra por palavra e entender o real significado da música. Apenas traduzindo a música e estudando partes dela você pode chegar a compreensão de cada expressão e frase.

piano


Você também pode adicionar as frases da música em programas de memorização espaçada como anki. Você pode ouvir a música varias vezes, testar a memorização das palavras e frases, cantar o karaokê da música e etc.

Só tenha em mente que ouvir a música sem nenhum interesse em absorver detalhes dela, você praticamente não vai aprender nada. Tente ver como a frase de cada música pode ser aplicada em um dialogo ou texto normal.

Use todo seu tempo, e ouça músicas e rádios em segundo plano. Ouça música no seu idioma-alvo quando estiver dirigindo, fazendo tarefas, cozinhando, mexendo no computador e etc. Você precisa criar um ambiente no idioma que quer aprender.

Tenha no seu celular um aplicativo que mostre a letra e a tradução da música e sempre o acompanhe. O que está esperando para pegar suas músicas favoritas? E examinar e estudar todos os detalhes da letra, cantar e ouvir?

Se você gosta de um determinado cantor, não perca tempo e faça pesquisas deste cantor no idioma que está aprendendo. Você vai encontrar biografias, historias, reportagens que também vai te ajudar a absorver o idioma.


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios