Compartilhe esse artigo com os amigos:

Você que esta aprendendo um novo idioma, deve ter pensado em se matricular em uma escola de renome, ou em um Curso presencial. Nesse artigo eu vou mostrar alguns pontos que você deve examinar antes de fazer isso.

Eu pessoalmente não recomendo, mas não quero desmerecer as Escolas nem criticar seus métodos de ensino.  Concordo que é muito bom estudar em uma sala e ter convivência com aluno e professor.

Gastos

A maioria das escolas e cursos presenciais costumam ser caras. Eu já tentei ver um curso de Inglês em uma Escola famosa que era dividido em 3 níveis, cada nível custava 7.000 Reais e durava cerca de 3 anos, com apenas 2 horas de aula por semana. Eu fui ver o preço do curso de japonês presencial, 2 horas de aula por semana custava 300 Reais mensais. Que absurdo!

Você vai gastar uma fortuna para aprender o básico, sendo que você pode investir menos em outras metodologias, como cursos online, ou se dedicar e aprender por conta própria.

Métodos de Ensino

Os métodos das escolas costumam ser lentos, as salas possuem muitos alunos e pouca orientação dos professores, eles costumam usar livros e exercícios, coisa que você pode fazer em casa. Lembrando que as aulas costumam ser apenas 2 vezes por semana, 2 horas.

Ter um professor particular, ou um método de ensino diferente pode ter resultados muito maiores do que uma escola de renome.


A maioria das escolas ensinam um método tradicional, que faz com que você fique escrevendo milhares de textos no papel, que você acaba esquecendo. O método tradicional das escolas é considerado um dos piores, porque foi feito para ensinar pessoas do país do Idioma que teve muito contato durante a vida. A verdadeira forma de aprender um idioma é manter contato com ele, algo que não acontece no Brasil. Talvez seja por isso que o Brasil é o país com mais escolas de Idiomas, mas também um dos países que menos fala Inglês.

Tempo

O fato do curso de idiomas durar de 4 a 6 anos, e você ainda não chegar a fluência ou aprender apenas o básico é algo absurdo. Alem do alto preço, você vai ter que tirar dias na semana para se descolar até a escola, assistir apenas 2 horas de aula, pra depois de 5 anos você acabar esquecendo de muita coisa que aprendeu.

É muito comum ver pessoas fazendo cursos por muitos anos, e depois não conseguir conversar, nem desenvolver uma conversa no idioma. É muito mais simples estudar online, ter contato com a cultura e o Idioma, fazer um curso online de apenas 6 meses, e estudar aonde quiser e quando quiser.

Cursos nas escolas tem benefícios?

Alguns pensam que fazer aula em escolas de renome, vai fornecer um bom Diploma e ajudar na conquista de empregos. Saiba que esse diploma que as escolas oferecem não vale NADA!

Um diploma não vale como um teste de proficiência de uma língua. Você não vai poder usar isso para entrar numa faculdade, arrumar um emprego, você não vai poder usa-lo para praticamente nada.

Como estudar?

Realmente fazer aulas presenciais só vão atrasar seu aprendizado.  A Internet é repleta de conteúdo para estudar qualquer idioma. Vídeo Aulas, livros digitais, cursos online, sites… Se você souber inglês, a quantidade de conteúdo para aprender um novo idioma é ainda maior.

Agora se você encontrar uma escola que tem aulas todos os dias, durante meio período, eu digo que vale muito apena. Se você mora no país do Idioma que quer aprender, provavelmente existe escolas assim. Agora escolas de idiomas no Brasil com apenas poucas aulas por semana, um alto preço, eu não recomendo.

Esse artigo foi baseado em outro artigo que escrevi no meu outro site Suki Desu.


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: