Entenda porque você não deve estudar gramática


Post by


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Muitos alunos acham as aulas de português uma das mais chatas da escola, principalmente por causa das aulas de gramática. Português é um dos idiomas mais complicados do mundo, então querendo ou não você precisa estudar sua gramática para não cometer erros. Será que isso é realmente necessário ao aprender um segundo idioma? Neste artigo você vai entender porque você não deve estudar gramática.

É obvio que ao aprender um novo idioma, precisamos entender ao menos o básico de como funciona a formação das frases, verbos, adjetivos, partículas e etc. Só que isso nunca deve ser o foco ao estudar um novo idioma. Da mesma forma que você também não deve perder tempo decorando palavras e vocabulários de forma isolada.

Entenda porque você não deve estudar gramática

Japoneses não estudam gramática

Os japoneses e outros asiáticos são famosos por sua inteligência, isso acontece principalmente por causa do idioma deles, onde os ideogramas fazem com que eles usem o cérebro de uma forma diferente da nossa. Outro fator importante é a maneira que os japoneses estudam sua língua nativa, onde a gramática na maioria das vezes é deixada de lado.

O idioma japonês possui uma gramática muito simples, sem plural, conjugações verbais infinitas, concordância e etc. Os japoneses aprendem a falar naturalmente seu idioma nativo antes de ir para escola, assim como todas as pessoas do mundo. Basicamente não existe necessidade de ensinar gramática pela facilidade do idioma.

Os japoneses gastam seu tempo estudando vocabulário, textos e romances para desenvolver naturalmente e automaticamente sua gramática. Diversos outros países usam o mesmo método de aprendizado, poliglotas também usam sistemas de memorização espaçada e frases inteiras para aprender tudo de um novo idioma.

Entenda porque você não deve estudar gramática

Aprender gramática é uma perca de tempo

Você deve sim conhecer todas as regras gramaticais ao estudar um idioma, mas não perca tempo com isso. Alguns gastam dias e meses para tentar decorar na cabeça a forma correta de formar frases e conjugar verbos em um novo idioma. Eles costumam tentar entender cada aspecto gramatical ao invés de simplesmente estudar frases e textos.

Se a pessoa gastar todo esse tempo estudando frases e textos ela vai aprender naturalmente a gramática, vai treinar a leitura e aumentar seu vocabulário. Outro erro ao estudar gramática é tentar compara-la com o português. Não tente entender literalmente todo aspecto gramatical de uma língua!

Tente compreender a forma de pensar do idioma que esta aprendendo ao invés de tentar traduzir e dar significado a expressões e regras gramaticais que não existem no português. Já experimentou tirar um pouco o foco da gramática?


Compartilhe esse artigo com os amigos: