Compartilhe esse artigo com os amigos:

Se você possui um teclado ou até mesmo um piano e não tem ideia de como ou por onde começar, este artigo é para você. Nele vamos falar um pouco sobre o instrumento, o estilo de música que você quer tocar e dicas de como tocar teclado.

Como tocar?

Antes de começar a aprender a tocar teclado, você já se perguntou que tipo de música quer tocar? Será que quer aprender a tocar a partitura ou apenas de ouvido? De forma rápida vamos examinar um pouco de como tocar teclado.

Ritmo / Style – Uma grande parte das pessoas que compram teclado, elas pensam em tocar músicas brasileiras, sertanejo, forro, jazz, pop e rock usando acompanhamentos que já vem no teclado. Para tocar esses ritmo ou acompanhamento das músicas, você precisa apenas ter conhecimento das letras que representam os acordes.

Tocar de ouvido ou sem partitura – Algumas pessoas não conseguem aprender partitura, e preferem tocar sem elas. Alguns gostam de aprender usando programas como Synthesia, que mostra uma MIDI sendo tocada, ou vendo vídeos no youtube. Outros tem o dom de tocar apenas de ouvido, com a intuição e sensibilidade musical.

Tocar com partitura – A forma mais correta e pra algumas a mais complicada, é necessário estudar muito, ou fazer um curso online ou presencial. Isso não significa que você vai apenas pegar uma partitura nova e sair tocando de primeira, é necessário estudar a música da partitura. Mas com alguns anos de pratica, fica mais fácil tocar qualquer partitura.

Piano vs Teclado – O som do Piano é muito mais belo, ele possui mais teclas e possui pedais, as vezes aprender a tocar piano é totalmente diferente de aprender a tocar teclado. Com piano você não pode fazer os acompanhamentos usando ritmos automáticos, é necessário fazer o acompanhamento no som do piano.

Depois de decidir que tipo de música e como você vai tocar, acompanhe algumas dicas de por onde começar a estudar e como.


Dicas para aprender a tocar

Se você ainda não saber partitura, na minha opinião a melhor ferramenta pra aprender a tocar é o Synthesia. Ele é uma espécie de teclado virtual que pode ser baixado até mesmo no smarthphone. Ele abre arquivos MIDI e você pode ver detalhadamente como tocar a música. Muitos canais no youtube mostram músicas sendo tocada neste programa, assim você pode acompanhar esses canais do youtube. O programa pode ser baixado gratuitamente, e você pode encontrar os arquivos .mid em diversos sites, basta fazer uma simples pesquisa no Google.

sinthesia

Outras dicas que eu recomendo para iniciantes é não ficar frustrado, não desanimar, porque é muito fácil cometer erros, mas você não deve desistir, se achar incapaz, você tem que continuar. Se uma música parece difícil, escolha outra. Se não consegue tocar as 2 mãos, aprenda a música primeiro e depois o acompanhamento, como mostra as cores da imagem acima.

Assista os vídeo com calma e aprenda o passo-a-passo que é ensinado, sem afobações, que com certeza você aprenderá a tocar sozinho, da sua casa. Mas o que eu recomendo mesmo é você estudar ou fazer um curso para aprender partitura.

Minha experiência com Teclado

Antes dos 10 anos de idade eu ganhei um teclado, meus país nunca pensarem em me colocar em uma aula, isso atrapalhou muito meu futuro. Felizmente naquela época eu não tinha computador nem vídeo game para roubar meu tempo. Foi apenas ouvindo e vendo na telinhas do teclado as músicas que vem junto, que eu aprendi a tocar. Demorou, começou apenas com a mão direita, até que eu aprendi algumas músicas clássicas com as duas mãos (cannon, let it be).

O grande problema é que eu aprendi a tocar apenas de ouvido e vendo, infelizmente isso me atrapalhou e desanimou a aprender partitura. Eu tentei fazer aula de partitura a professora falou pra eu desistir porque aprendi a tocar da forma errada.

Tocar de ouvido tem suas vantagens, você tem a música inteira na sua cabeça. Eu aprendia a tocar usando o synthesia e o youtube. O grande problema é que você acaba esquecendo a música, eu esqueci tantas que quando tento tocar novamente, eu penso: “como eu aprendi a tocar isso?”.

Se você é novo no teclado ou piano, mesmo que pareça difícil, não cometa o mesmo erro que eu. Aprenda a partitura, assim você vai ser capaz de tocar qualquer coisa facilmente. E não deixe que o computador ou outras coisas roube seu tempo, eu raramente consigo tocar.

Que curso fazer?

Não adianta você fazer um curso, se você não se dedicar ou se comprometer ao teclado. Apesar de ser ótimo o acompanhamento de um professor, evite cursos de apenas 2 horas por semana, isso é pra comer dinheiro. Se você tem o dom e consegue tocar sem uso da partitura, o youtube é repleto de vídeos tutoriais junto com synthesia.

Eu gosto de recomendar cursos online, por ser mais pratico, ter mais conteúdo e ser mais barato. Atualmente na internet o melhor curso de teclado que eu conheço é a formula tecladista. Se você quiser saber mais detalhes sobre este curso clique aqui.

Continuaremos escrevendo artigos sobre instrumentos na categoria música, então continue acompanhando nosso site para aprender mais sobre teclado e outros instrumentos.

Gostou das dicas? Você tem algo para recomendar? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos. Espero que você consiga aprender a tocar teclado.


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios