Escrever é uma atividade que faz parte do nosso cotidiano, seja para anotar um lembrete do que trazer do mercado, para mandar um e-mail com informações de um projeto ou ainda finalizar um trabalho de conclusão de curso. É inevitável que a escrita esteja presente em nossas vidas.
Acontece que, por vezes, acabamos negligenciando a forma como escrevemos, seja numa folha de papel ou na digitação de celulares e computadores. Para resolver esse problema não basta adquirir móveis para quarto ou escritório, como escrivaninha e cadeira ergonômica, mas investir, de fato, na escrita.
A boa notícia é que, para tanto, você não precisa ser nenhum Machado de Assis ou William Shakespeare. Sendo assim, hoje você vai conhecer alguns hábitos bastante simples que vão ajudar a melhorar a sua escrita. O resultado é uma comunicação mais clara e livre de erros.
Escrever bem para comunicar melhor
Num mundo cada vez mais tecnológico, é imprescindível que a comunicação aconteça de maneira veloz e eficiente – acompanhando (ou pelo menos tentando acompanhar) o ritmo oferecido pela internet, por exemplo. O problema é que essa rapidez, por vezes, pode afetar a qualidade da mensagem que é divulgada.
O resultado é que o conteúdo acaba sendo afetado, gerando dubiedades ou, pior, impedindo que a mensagem seja entendida. Isso pode ser percebido quando o texto não tem a colocação pronominal correta, quando há palavras escritas erroneamente ou mesmo quando a vírgula não é usada como deveria.
Nesse sentido, atentar-se para a boa escrita é fundamental para que a comunicação, seja ela com intuito profissional ou pessoal, aconteça de maneira mais efetiva e eficaz. A seguir, conheça alguns exemplos do que fazer para melhorar a sua escrita.
Leia mais e sempre
A leitura pode ser considerada um verdadeiro portal para quem deseja ampliar e melhorar o seu vocabulário. Por conseguinte, é fundamental para quem deseja escrever melhor. Sendo assim, vale a pena investir no hábito de ler diariamente, seja um livro, jornal, revista ou post de blog. O principal é não deixar de ler.
Tenha um livro de cabeceira
Ainda pensando na leitura, uma dica interessante é ter um livro de cabeceira, isto é, uma obra do seu gosto e que esteja sempre perto de você. Ler algumas páginas todos os dias vai te ajudar a ampliar seu vocabulário e sua gramática de uma maneira ainda mais prazerosa.
Estude a Nova Ortografia
Em 2016, o chamado Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tornou-se vigente em todo o Brasil, criando alterações significativas na ortografia e gramática – incluindo a acentuação e uso do hífen, por exemplo. Por isso mesmo, é interessante estudar a Nova Ortografia para eliminar possíveis erros do seu texto.
Evite oralidades e abreviações
Um dos erros mais comuns na hora de escrever é apelar para a oralidade e possíveis abreviações usadas no dia a dia. A regra geral ao escrever é optar sempre pela norma culta da língua. Na dúvida, consulte a gramática e o dicionário.
Escreva o máximo que puder
Não adianta querer escrever bem sem praticar, portanto, escreva o máximo que puder. Você pode encarar essa tarefa até mesmo como um processo meditativo, por exemplo, caso crie um diário de pensamentos; ou ainda crie um blog pessoal. A escolha é sua, mas não deixe de praticar sempre que possível.
Leia o que escreveu em voz alta
Ao final de toda e qualquer escrita, é importante revisar se está tudo dentro dos conformes. A dica é fazer a leitura do texto escrito em voz alta, de modo a revelar possíveis falhas, falta ou excesso de pontuação e até mesmo algum pequeno erro de português.
Com todas essas dicas, você conseguirá escrever com muito mais segurança e tranquilidade.