Qual a verdadeira origem e significado de Crush?

Crush é um termo do idioma inglês que significa literalmente esmagamento ou colisão. No entanto, essa palavra ganhou um novo sentido ao ser usada com gíria (expressão idiomática) semelhante a quedinha ou paxonite. Neste artigo vamos ver com detalhes o verdadeiro significado de crush e algumas alternativas e palavras semelhantes no inglês e outros idiomas.

Crush é uma paixão súbita, um sentimento de ter o coração esmagado por outra pessoa, como sugere o real significado da palavra. Essa expressão está num nível abaixo de apaixonado. Significa literalmente ter interesse por alguém, uma queda ou afeição pela pessoa. As vezes esse sentimento pode ser intenso, mas originalmente no inglês essa palavra é usada para se referir a uma pequena paixão.

O termo crush ficou bastante famoso nas redes sociais como facebook, twitter e instagram. São paixões passageiras ou um amor platônico, onde ultimamente tem sido usado por garotas que se apaixonam por cantores e atores famosos, elas costumam chama-los de crush. Para alguns pode ser uma paquera, para outros pode ser uma paixão ou amor impossível.

Poxa CRUSH por que CÊ não me nota? Notice Me Senpai!

No idioma japonês, o termo senpai costuma ter um sentido similar ao de crush. Da mesma forma a expressão crush começou a ser usada em paixões que estão um nível acima ou parece impossível. Os crush não costumam notar seus sentimentos ou nem saber da sua existência.

A pessoa por quem temos essa quedinha costuma ser a pessoa perfeita, dos nossos sonhos e sem nenhum defeito. Por isso os famosos são os principais alvos desse famoso termo. O grande problema de ter essa quedinha, é que você não se apaixona pela pessoa, mas sim pela imagem e ideia que você tem dela. Ou seja, não é paixão nem amor!

Isso é melhor que estar apaixonado, porque não faz ficarmos doentes e malucos, é apenas um leve sentimento muito bom e saudável.

Qual a verdadeira origem e significado de Crush?

A história e origem da gíria crush

As gírias costumam ser atualizar com os anos, mesmo sendo uma gíria em inglês, no Brasil existiram outras. Na década de 50 era comum usar a expressão “broto” e com tempo apareceu até mesmo o termo “mozão”. A história do crush não é diferente. Nos EUA existia a gíria Puppy Love que indica as paixões de infância.

Você provavelmente não sabia, mas a sensação romântica de paixão foi registrada pela primeira vez em 1884 no Jornal de Isabella Maud Rittenhouse. Acredita-se que crush veio de uma variação da expressão mash que significa puré. Só que mash também significa esmagar, triturar e misturar, o que tem tudo haver com a palavra crush e também com puré.

A palavra mash também já foi utilizada para referir-se a uma paquera por volta de 1870. Em 1890 a palavra mash ou masherava significava seduzir.

Puré também indicava uma dieta de colher, como uma papinha moída. Eles relacionaram essa etimologia com ser uma colher de alguém. Desde 1820 essa expressão significava ser totalmente dependente ou apaixonado por alguém (ou ser um pateta). Assim como um bebê fica esperando a mamãe dar papinha, a pessoa fica esperando a paixão dar-lhe atenção.

Hoje em dia as coisas mudaram bastante, e a palavra mash pode até mesmo ser usada para o ato de fazer amor. Só que o sentido sempre foi esse, tanto as palavras crush como (s)mash significam quebrar, e quando a pessoa está apaixonada ela está quebrada. O pior acontece quando a pessoa fica esperando o puré, sonhando o impossível com a pessoa.

Uma quedinha é diferente de uma paixonite aguda, mas ainda pode faze-lo de pateta. Essa atração por uma garota, pode te levar até mesmo a stalkear a vida dessa pessoa. Em alguns casos chega a ser até mesmo idolatria. Existem vários níveis e usos dessa palavra, então você precisa ficar atento para pegar o real significado.

Qual a verdadeira origem e significado de Crush?

Crush já foi diversas coisas

A palavra crush esteve presente ao longo dos anos em diversas coisas, podemos lista-las abaixo:

  • Marca de refrigerante;
  • Nome de bandas e músicas de bandas;
  • Álbuns de diversas bandas como 2NE1 e Bon Jovi;
  • Nome de filmes de diversos países;
  • Nome de jogos de vídeo games;
  • Uma marca de cigarro;
  • O nome de uma antiga cidade no Texas;
  • Um método de execução torturante;

As vezes esse termo também é associado com Limerância. Um estado de espírito que inclui pensamentos e fantasias obsessivas e o desejo de formar ou manter um relacionamento. Simplificando é: um estado cognitivo e emocional involuntário que resulta de um desejo romântico por outra pessoa

Frases em inglês com Crush

Abaixo vamos ver algumas frases e expressões para você saber o real uso no inglês da palavra:

Frase em portuguêsFrase em inglês 
Você sabia que o Mark tinha uma queda por você?Did you know Mark had a crush on you?
Eu sou muito a fim de você.I have a major crush on you.
Eu costumava ter muitas paixões de uma vez, agora só tenho uma.I used to have a lot of crushes at the same time, now I have only one.
Eu sempre tive uma quedinha por eleI’ve always had a crush on him
Eu estou começando a ter uma queda por ela.I’m really getting a crush on her.
Eu vou te quebrar!I’ll crush you.

Espero que tenham gostado deste artigo. O que achou da verdadeira origem significado de crush? Esperamos ver seus comentários e compartilhamentos. Recomendamos ler também:





Compartilhe o Artigo com amigos:


Recomendamos também: 

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:

Comentários do Facebook

comentarios