Técnicas de estudo e aprendizado nos momentos de lazer

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Estudo intercalado, estudo mnemônico, autoexplicação, resumo, técnica pomodoro e mais

Usar técnicas de estudo variadas é uma forma de facilitar o processo de aprendizagem, visto que, ao estudar de maneiras diferentes, a capacidade de concentração aumenta, o que contribui para a compreensão do assunto estudado.

Dessa forma, se o seu objetivo é passar em medicina, direito, engenharia, letras ou outro curso disputado, é importante se manter atualizado em relação às estratégias, além de aproveitar todos os momento para aprender, inclusive as horas de lazer.

Pensando nisso, neste artigo, falamos sobre as técnicas de estudo mais utilizadas e selecionamos algumas dicas de como você pode aprender enquanto se diverte. Confira!

Principais técnicas de estudo

As principais técnicas de estudo são: estudo intercalado, estudo mnemônico, autoexplicação, resumos e técnica pomodoro. Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada uma delas.

Estudo intercalado

O principal intuito do estudo intercalado é não sobrecarregar o cérebro com um único tema ou somente uma disciplina. Para isso, cada dia da semana é reservado para o aprendizado de uma matéria diferente.

Por exemplo, caso você esteja tentando passar em medicina, pode estudar biologia celular às segundas, anatomia às terças, farmacologia às quartas, e assim por diante.

Estudo mnemônico

Já o estudo mnemônico é um método que faz uso de rimas ou músicas para facilitar a memorização de um determinado conteúdo. É uma técnica que requer bastante criatividade, além de ser bem descontraída, excelente para estudos em grupo.

Autoexplicação

A autoexplicação é, sem dúvidas, uma das técnicas de estudo mais interessantes. Ela funciona da seguinte forma: o estudante se imagina como professor e deve preparar a aula.

Após o preparo, é preciso falar sobre o conteúdo em voz alta, como se estivesse ensinando aos alunos. 

Utilizar essa técnica em frente ao espelho pode ser interessante para observar sua performance.

Resumo

O resumo é uma técnica clássica e eficaz, utilizada há muitos anos por inúmeros estudantes. Para colocá-la em prática, basta ler os materiais de estudo e, em seguida, escrever o que você compreendeu de forma resumida, com suas próprias palavras.

Depois disso, basta estudar por meio dos resumos criados por você mesmo, fazendo a leitura do texto resumido repetidas vezes, para memorizar as principais informações que você precisa saber para passar na prova.

Técnica pomodoro

De forma geral, a técnica pomodoro consiste em reservar 25 minutos para estudo contínuo e 15 minutos para descanso.

Essa sequência deve ser repetida várias vezes, evitando que o cérebro fique sobrecarregado, além de ajudar a assimilar os conteúdos estudados da melhor forma possível.

man, writing, laptop

Dicas para aprender nos momentos de lazer

Agora que você já conhece as principais técnicas de estudos, vamos falar sobre aprendizado durante os momentos de lazer. Confira!

Assista filmes e séries

Assistir séries e filmes no idioma original, com ou sem legenda, é uma ótima forma de aprender uma nova língua — o que é muito importante para provas como o Enem, que abordam língua estrangeira.

Para começar, você pode optar por diálogos mais simples, muito presentes em gêneros como comédia e infantil.

Leia livros

Os livros são ferramentas poderosas de absorção de conhecimento, além de funcionarem como entretenimento. Dessa forma, se você gosta de ler, opte por livros que abordem assuntos relacionados aos temas que você estuda, mesmo que não sejam acadêmicos. 

Isso certamente vai complementar o seu aprendizado e torná-lo mais leve, o que é muito importante, visto que o período de estudos para passar no vestibular tende a ser bem puxado e, consequentemente, cansativo, já que há toda uma pressão em torno da nota final.

Por fim, lembre-se de que esse esforço é temporário e, certamente, valerá muito a pena. Então, dedique-se e boa sorte!

Deixe um comentário