Compartilhe esse artigo com os amigos:

No artigo de hoje vamos falar sobre o sistema de memorização responsável pela criação de flashcards e da ferramenta anki que é bastante utilizada entre os estudantes de idiomas.

O sistema Leitner foi inventado por um Alemão chamado Sebastian Leitner que criou um sistema onde a utilização de flashcards é bem mais efetiva e aproveitada.

Ao invés da pessoa perder seu tempo memorizando flashcards de forma desorganizada, o Alemão pegou um total de 5 caixas e separou os flashcard de uma maneira que o aprendizado seja realmente efetivo.

Como funciona o Sistema Leitner?

Primeiramente você deve definir o que você quer aprender, suponhamos que você tenha escolhido inglês. Ao decorrer de seu aprendizado você deve criar flashcards ou cartões com uma palavra ou frase em inglês de um lado e em português de outro.

Com as 5 caixas em mão, renomeie as caixas como descritas na imagem abaixo, e faça um cronograma para não entrar em conflito.

leitner

Você deve colocar todos os flashcards na primeira caixa, você deve revisar a primeira caixa todos os dias. Quando uma palavra é respondida corretamente, o flashcard deve ser passado para a caixa seguinte. Os cartões da caixa seguinte são revistos em intervalos maiores do que os da primeira caixa, e assim sucessivamente. Os cartões respondidos de forma errada voltam para a caixa anterior ou para primeira caixa, como você preferir.

Você também pode definir o tempo de cada caixa da maneira que combina melhor com você. Alguns costumam utilizar uma caixa diária, semanal, mensal e trimestral.


O que você pode fazer?

Infelizmente esse sistema é cada vez menos usado de forma manual. A maioria das pessoas utilizam aplicativos e programas para gerenciar seus flashcard utilizando este sistema. Se você deseja utilizar o sistema Leitner de forma manual, tente arrumar 5 caixas ou 1 caixa com divisões e então comprar cartões e fazer seus flashcard e assim começar seus estudos.


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios