Technologie et apprentissage : pourquoi l'un n'annule pas l'autre

Écrit par

Vous cherchez quelqu'un pour faire votre travail scolaire, Mémoire de recherche, thèse ou tout autre travail académique? Cliquez ici et faites votre budget dès maintenant!

Descubra como utilizar a tecnologia aliada ao aprendizado e potencializar ainda mais seus conhecimentos

Uma coisa é fato: a tecnologia veio para ficar, e precisamos usá-la ao nosso favor. Quando o assunto envolve aprendizado, pensamos muito que a tecnologia pode atrapalhar todo esse processo, mas o que ocorre é o contrário. 

Por isso mesmo, atualmente, muitas escolas vêm introduzindo a tecnologia como meio de ensino, o que tem dado muito certo. Além de manter o foco dos estudantes, ela estimula o senso crítico e a criatividade nas crianças.

Confira abaixo mais sobre o tema.

Como implementar o uso da tecnologia?

Há muitos projetos legais para se trabalhar nesse meio de aprendizado, como a robótica, os jogos e aplicativos voltados para a área educacional, para o empreendedorismo, entre muitos outros. 

Até na própria sala de aula, estimular as crianças a usarem o computador para pesquisas, trabalhos e desenvolvimento de vídeos e apresentações estimula os estudantes a se interessarem cada vez mais pelos temas aprendidos. 

Além disso, o aprendizado que ensinamos aos nossos estudantes é base para que, no futuro, eles possam desenvolver novas tecnologias, melhorando cada vez mais a qualidade de vida de todos.

artificial intelligence, brain, think
Foto por geralt em Pixabay

Jogos e brincadeiras que utilizam a tecnologia como desenvolvimento

Já pensou em como a tecnologia pode estar presente no aprendizado das crianças e dos jovens? Implementar algum objeto tecnológico pode ser mais fácil do que você imagina.

Veja algumas alternativas de recursos que podem aliar a tecnologia para potencializar ainda mais o aprendizado:

robotique

Muitas escolas têm implementado aulas de robótica e têm obtido ótimos resultados. O estudante se desenvolve junto da tecnologia, estimulando a criatividade, o senso crítico, as habilidades motoras e a concentração, entre outras. 

Aplicar a robótica na aprendizagem consiste em utilizar um kit pré-preparado que permita que o estudante possa montar e criar uma ação para ele. Para isso, ele vai ter que exercitar a criatividade e o pensamento lógico. 

Por fim, a robótica traz um conhecimento multidisciplinar já voltado para a resolução de problemas, o que faz com que o aluno se prepare para o mercado de trabalho ao mesmo tempo que estimula as habilidades de que ele precisa no momento escolar.

Jogos educacionais

Uma excelente opção para as crianças que adoram jogar na internet é apresentar jogos que estimulam diretamente o aprendizado — além de proporcionar diversão, ainda desenvolve habilidades. 

Esses tipos de jogos podem estimular diversos fatores, como as habilidades motoras, o aprendizado de cores, os nomes e línguas. Além disso, pode ser uma potente ferramenta para ensinar questões geográficas e históricas.

Dessa maneira, os jogos educacionais são uma alternativa perfeita para ativar a competição de forma saudável e implementar a gamificação como um estimulador a mais para desenvolver prazer em aprender.

Leituras online

Disponibilizar leituras online não descarta os livros físicos, mas pode ser uma ótima opção para estimular o interesse da criança e do adolescente em ler mais. 

Inclusive, existem diversos materiais online diferentes hoje em dia. Para as crianças, por exemplo, existem livros digitais interativos que podem trabalhar inclusive o lado lúdico do aprendizado.

Além disso, existem grandes projetos de leitura que disponibilizam bibliotecas virtuais com conteúdos em muitas áreas que estão presentes na rotina escolar da criança ou dos jovens, pensadas para a realidade deles.

Tablet

O tablet é um instrumento interessante para ser utilizado tanto na escola quanto em casa. Ele possui um tamanho ideal para jogos, leitura ou até mesmo para fazer trabalhos. Além disso, possuem um ótimo custo-benefício para quem quer investir em tecnologia, mas não tem muito recurso. 

Eles são muito mais leves de serem transportados e mais resistentes. Outra vantagem é que esses aparelhos têm um impacto bastante positivo na aprendizagem, pois trazem autonomia ao aluno.

Ao contrário de celulares ou computadores, os tablets permitem maior interação com os professores ou educadores que estiverem presentes, o que maximiza a troca entre eles, potencializando ainda mais a aprendizagem. 

Laisser un commentaire