Redes sociais e vídeos online são excelentes ferramentas para praticar e aprender novas línguas

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

A principal característica dos conteúdos encontrados nas redes sociais, principalmente nas voltadas para os vídeos online, é a variedade. Além de muito espaço para o entretenimento, plataformas como o YouTube e o Instagram também possuem canais e perfis totalmente focados no aprendizado de diferentes línguas, seja o nosso português ou então alguma estrangeira. Isso faz com que essas plataformas sejam excelentes ferramentas para quem deseja praticar ou então ter o primeiro contato com algumas palavras novas.

Com uma simples busca no YouTube, é possível encontrar vários professores ou até mesmo escolas de idiomas com aulas grátis disponíveis na plataforma. Esse conteúdo pode não substituir um curso de idioma formal, mas com certeza é uma forma de ter um primeiro contato com alguma língua e aprender uma ou outra palavra diferente. No caso da língua portuguesa, é também uma oportunidade para relembrar alguma regra e evitar os erros mais comuns entre os brasileiros, como quando usar a vírgula no momento certo.

Um bom exemplo é o canal “Português Para Desesperados”, criado e atualizado pela professora Carol Mendonça. Os conteúdos disponíveis no YouTube atingem mais de 120 mil inscritos na plataforma, onde ela dá dicas de gramática e outros assuntos relacionados ao tema. Além disso, no Instagram, a professora faz muito sucesso com dicas curtas e possui mais de 400 mil seguidores. Isso mostra o potencial que conteúdos possuem nas plataformas.

No caso de línguas estrangeiras, um canal com grande sucesso é o “English in Brazil” da professora Carina Fragozo. Com diversas dicas de inglês e muitas aulas gratuitas disponíveis online, o canal no YouTube soma 1 milhão e 500 mil inscritos e é um dos maiores do Brasil. Em diversas reportagens divulgadas recentemente, como essa do jornal O Globo, o canal da professora aparece como um dos mais indicados para quem deseja ter um primeiro contato com a língua inglesa. 

Redes sociais e vídeos online são excelentes ferramentas para praticar e aprender novas línguas

Virando um professor virtual

Outra forma de praticar e aprender uma nova língua é criando conteúdo. Afinal, com o uso de ferramentas disponíveis online, está sendo cada vez mais fácil passar do papel de consumidor para o de criador. Existem alguns editores online com versões gratuitas que dão a possibilidade para fazer vídeo com fotos e músicas, algo essencial para quem está pensando em criar um conteúdo focado em dicas de línguas. Uma dessas ferramentas é a InVideo, que étotalmente online e possui diferentes recursos, como dublagens automáticas, biblioteca com milhões de imagens, vídeos e músicas, além de modelos prontos para usar na edição. Assim, mesmo que você não tenha nenhuma experiência audiovisual, é possível criar vídeos com fotos e montar uma aula interativa focada em dicas de inglês, de português ou de qualquer outra língua.

Apesar de parecer uma frase totalmente clichê, a melhor forma de aprender mais sobre qualquer tema é ensinando. O YouTube, assim como outras redes sociais, podem oferecer isso ao usuário e é uma excelente dica. Segundo reportagem divulgada pelo site Carlotas, o renomado psiquiatra americano William Glasser afirmou que 95% da efetividade do nosso aprendizado só aparece quando estamos ensinando. Ou seja, criar um canal ou perfil na internet pode ser uma forma eficiente para praticar e aprender ainda mais.

As redes sociais mudaram o mundo, e os conteúdos disponíveis na internet estão ficando cada vez mais variados e ricos. Para quem deseja aprender alguma língua, seja o português ou o inglês, por exemplo, essas plataformas podem ser muito ricas em diferentes sentidos. Seja consumido vídeos de professores online, ou até mesmo se transformando em um, a internet é uma ferramenta essencial quando estamos falando sobre palavras e tudo que envolve línguas.