Estratégias para melhorar a concentração em suas atividades cotidianas

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Hábitos simples, como beber água, podem ajudar a manter o foco

Escola, trabalho, tarefas de casa, redes sociais, vida pessoal… no dia a dia, existe uma infinidade de atividades que demandam foco e concentração, seja na vida pessoal ou profissional. Com tantas funções, às vezes pode ficar difícil manter um objetivo sem perder o foco com outras distrações. 

Por isso, muitas pessoas buscam alternativas e estratégias para melhorar a concentração. É importante ter em mente que não existe uma fórmula mágica, mas alguns hábitos simples do dia a dia, como manter uma garrafa térmica por perto para beber água, podem ajudar. Confira abaixo essa e outras dicas que ajudam a manter o foco. 

Mantenha os ambientes organizados

Quem nunca ouviu aquele ditado “a casa é o reflexo do dono”? E não é só em termos de decoração, escolha de móveis ou paleta de cores que estamos falando. Os ambientes têm o poder de despertar e intensificar sentimentos, sejam eles positivos ou negativos. Por isso, é preciso ficar atento! 

Um espaço bagunçado reúne diversos itens que podem causar distração. Seja pela bagunça, seja pela alta exposição a objetos que não fazem parte da atividade realizada no momento. A dica para evitar esse problema é manter a casa sempre em ordem, fazendo um pouquinho todos os dias para não acumular mais uma tarefa. 

Beba muita água ao longo do dia

Beber no mínimo 2 litros de água por dia é uma das recomendações de saúde mais conhecidas pela população em geral. Mas o que isso tem a ver com o foco e a concentração nas atividades cotidianas? A resposta é simples: tudo! 

O consumo de água garante uma boa nutrição e, por consequência, uma boa saúde. Isso inclui a saúde do cérebro, órgão responsável pela concentração e pela memória, que são essenciais para a execução de tarefas no dia a dia. Por isso, lembre-se de deixar uma garrafa de água sempre próxima a você. 

Não abdique das atividades físicas   

A prática de atividades esportivas é uma das primeiras tarefas que fica de lado quando a rotina dá aquela apertada. Afinal, é preciso priorizar o estudo, o trabalho ou a família. Mas o que parece ser uma decisão simples não funciona tão fácil assim quando observamos mais de perto.

A lógica é semelhante ao do consumo de água: um corpo saudável contribui para um cérebro mais saudável e, por consequência, para a melhora da memória e da concentração. Além disso, a atividade física pode servir como uma válvula de escape em meio às atividades, reduzindo o estresse e a sobrecarga. 

Tenha um tempo destinado ao descanso

Descanso e produtividade foram considerados conceitos opostos por muito tempo. Hoje, sabe-se que a relação entre os dois é mais complexa do que se parece. Para se tornar produtivo, é preciso descansar, e, para descansar efetivamente, é benéfico que se mantenha ativo no resto do tempo. 

Além de manter uma boa rotina de sono, com no mínimo 8 horas por dia, descansos marcados durante o dia podem ajudar na concentração. Uma pausa de 15 minutos a cada 2 horas de atividade, por exemplo, não prejudica o resultado e ajuda a retomar o foco durante a rotina.

Exercite o cérebro também nos momentos de lazer  

Manter o cérebro ativo é uma das melhores estratégias para garantir bons níveis de concentração e foco. A notícia positiva é que esse estímulo não precisa ser chato e pode ser feito inclusive em momentos de lazer. 

Xadrez, quebra-cabeças, jogo da memória, dominó e tetris estão entre algumas das opções divertidas para manter a mente ativa. Essas brincadeiras ainda podem ser feitas de forma individual ou entre amigos e familiares, o que torna tudo ainda mais divertido.