10 dicas práticas para escrever todos os dias

Escrito por

¿Busca a alguien que haga su trabajo escolar, TFM y TFG, Tesis o algún otro trabajo académico? ¡Haz clic aquí y haz tu presupuesto ahora mismo!

Escrever todos os dias parece algo impossível de se fazer se você não tem o hábito, mas ao desenvolver práticas para escrever, você consegue dominar esse exercício.

O dom da escrita

Dizem que “escrever é reescrever”, porque nunca se está totalmente satisfeito com o texto criado, já que sempre existe um parágrafo que você não gostou e não sabe como melhorar ou uma ideia que você queria ter desenvolvido de outra forma.

Entretanto, se escrever é reescrever, o talento da escribiendo é questão de hábito. Ao escrever todos os dias, você desenvolve o seu dom e o aprimora, escrevendo cada vez mais e melhor.

Escreva todos os dias

Para desenvolver esse dom que existe dentro de você, acompanhe as 10 dicas práticas para escrever todos os dias.

  • Você tem tempo;
  • A criação do hábito;
  • A consistência;
  • Organização;
  • Seja curioso;
  • Pesquisa;
  • Estrutura;
  • Sem perfeição;
  • Registro da evolução;
  •  Comece.

Essas dicas vão te ajudar a entender por que você gosta tanto de escrever, mas mesmo assim não escreve. Essa trava na hora de escrever pode ser quebrada, acompanhe as dicas e aprenda a como escrever todos os dias.

1 – Você tem tempo

Você tem tempo, só não sabe disso ainda. Sabe aquela rotina corrida ou aquele cansaço depois do trabalho que te impedem de desenvolver um texto? Eles podem ser previstos e prevenidos.

Basta observar qual horário do dia você rende mais e dedicar 30 minutos do seu dia para a escrita. Se você sabe que rende mais de manhã e acorda às 7h, comece a acordar às 6h30min.

2 – A criação do hábito

Você já ouviu sobre o poder do hábito? O segredo consiste em inserir um hábito em outro hábito.

Se você tem o costume de fazer todos os dias no fim do expediente, passe a terminar essa tarefa e já abrir o documento de texto para logo em seguida começar a escrever.

Dessa forma, sempre que terminar essa tarefa, você se lembrará da escrita e criará um novo hábito.

3 – A consistência

De acordo com o cirurgião Maxwell Maltz, fazer algo por 21 dias ininterruptos gera um hábito. Ou seja, não basta juntar um hábito em outro, é preciso ter disciplina e consistência.

4 – Organização

Um local de trabalho bem organizado faz toda a diferença. Mesa organizada significa mente organizada, por isso saiba onde estão suas coisas e realize uma para saber onde estão suas coisas e textos anteriores.

Isso faz com que as ideias fluam da melhor forma possível.

5 – Seja curioso

A curiosidade mata o gato, mas inspira os escritores de plantão. Ideias geniais são obtidas através de descobertas, por isso leia, se informe, entenda o que está acontecendo no mundo ao seu redor, pergunte e simplesmente seja curioso sobre tudo.

6 – Pesquisa

Faça uma pesquisa sobre o assunto, porque só se escreve sobre o que se conhece. Se você não entende muito do assunto a ser abordado, não consegue desenvolver um bom texto.

Comece a pesquisar porque muitas vezes durante a pesquisa as ideias já vão começando a surgir. Além disso, faça organizando suas pesquisas e textos a fim de posteriormente achar o que precisa facilmente.

7 – Estrutura

Um texto nunca chega pronto, na verdade ele é uma mistura de ideias na mente do escritor. Através da criação de uma estrutura, é possível organizar seus pensamentos.

Por isso, é preciso anotar os pontos principais que você quer que sejam abordados (pode ser em bullet points), para depois entender a ordem das ideias e então começar a desenvolver suas anotações.

8 – Sem perfeição

Como dito anteriormente, escrever é reescrever, por isso não tenha medo de escrever o que quiser e achar interessante na hora em um primeiro momento. Deixe as suas ideias fluírem para depois revisar com mais calma. E não se preocupe, pode revisar quantas vezes quiser!

9 – Registro da evolução

Escrever é como ir na academia. Você precisa perceber algum resultado para continuar engajado, então anote as suas evoluções.

Isso pode ser medido pelos dias da semana que você conseguiu sair por exemplo, e se dedicar à escrita, o tempo que você consegue se concentrar no texto sem interrupções ou até a quantidade de palavras escritas por dia.

10 – Comece

Começar é a parte mais difícil. Comece sentando no seu espaço de escrita, ligando seu computador e abrindo uma página em branco. Começar é sempre o mais difícil, mas depois desse primeiro passo, as coisas vão ficando mais fáceis.

A escrita é um dom aprimorado com a prática. Use as dicas para escrever um pouquinho mais todos os dias e aos poucos, se torne um escritor excepcional.

F