8 practical tips to enrich your vocabulary

Written by

Looking for someone to do your school work, Capstone, Thesis or some other academic work? Click here and make your budget right now!

Contar com um vocabulary rico é algo que permite com que alguém tenha acesso a um conjunto amplo de oportunidades, seja em uma atividade no trabalho, em uma apresentação na escola, uma entrevista de emprego ou até mesmo em um encontro.

Todo tipo de situação envolve um grande controle das palavras a serem usadas, principalmente quando se trata de um cenário no qual alguém busca impressionar a pessoa com quem conversa ou quando existe um processo de convencimento sendo executado.

Sendo possível citar, por exemplo, a forma pela qual um atendente de uma loja recepciona os seus clientes, usando do seu talento oral para convencer um visitante a sair daquele estabelecimento com um número de compras maior do que era esperado.

Algo que pode envolver até mesmo um setor comercial mais complexo, como o mercado empresarial no qual uma empresa de diligenciamento deve saber como apresentar bem os seus serviços através de um representante que explique sua relevância.

Convencendo então com que diferentes empreendedores possam resolver fazer negócios com essa empresa para receberem um auxílio em tudo o que envolve a organização de sua gestão, acerca do controle interno dos prazos a serem cumpridos em uma empresa.

Junto a isso ainda existe a variedade de estilos de diálogos que podem ser realizados dentro de cada tipo de mercado. Existem até mesmo jargões que só fazem sentido dentro de uma área, como os termos técnicos a serem utilizados por médicos e engenheiros.

Um modelo de conversa que funciona quase como um tratado social, no qual somente aqueles com algum tipo de familiaridade com essa área pode compreender a fundo o tipo de assunto que está sendo debatido dentro desse setor.

Um contexto distinto daquele a ser adotado por uma empresa que pretende trabalhar com um grupo variado de clientes, como uma companhia que realiza serviço de estrutura metálica tanto para o setor de construção como para clientes do mercado empresarial.

Independente de qual área seja, entre as citadas e muitas outras que podem estar disponíveis ao público. É importante contar com um vocabulário extenso de palavras que permita alguém conseguir se comunicar de forma adequada e eficaz.

O que nos leva a importância de se falar sobre o conceito de vocabulário em si.

A relevância do vocabulário na comunicação

O uso da comunicação verbal e escrita é um dos pontos principais a serem defendidos por historiadores e antropólogos sobre o que diferencia o ser humano entre os outros seres presentes no meio ambiente, como outras espécies animais.

De fato, o processo de comunicação é tão importante que existem até mesmo áreas específicas de estudo sobre a evolução dos métodos de comunicação na história, contando com um histórico que nos leva da escrita rupestre até a construção desse texto.

E a riqueza do processo de comunicação pode ser percebida através da variedade de palavras que podem ser encontradas dentro de um vocabulário, um conceito que se define como um conjunto de palavras e expressões que podem ser de conhecimento de um grupo.

Com a diferenciação entre esse número de palavras pode ser destacado a partir de variação de:

  • Origens regionais;
  • Origens culturais;
  • Origens sociais;
  • Origens etárias.

Algo que explica a diferenciação de termos a serem usados nas conversas entre os profissionais de uma fábrica de conectores, médicos em uma cirurgia ou até mesmo uma dupla de adolescente a debaterem sobre o seu show preferido no intervalo da escola.

No caso do último grupo, muitas vezes é até difícil compreender o que um grupo de jovens conversa entre si diante do uso exacerbado de gírias. E não existe prova maior de estar ficando velho do que não entender o que está sendo debatido pelos jovens.

Em cima desse exemplo é possível citar o conceito de vocabulário como um conjunto de palavras que aponta também a riqueza e diferença de culturas e de palavras que podem ser encontradas dentro da sociedade.

É importante então conhecer um conjunto amplo de termos de forma a enriquecer o seu vocabulário e assim se encontrar preparado para transitar pelos mais diversos tipos de cenários, até mesmo aqueles de cunho internacional, quando se aprende novos idiomas.

Mas é fácil falar sobre a importância de ter acesso a um vocabulário rico e abrangente, o difícil é saber como se alcançar esse nível de conhecimento, reconhecendo um valor amplo de termos, assim como um centro de medição eletrica lida com diversos dados.

Caso você esteja a procura de melhorar o nível do seu vocabulário, mas não sabe como fazer isso, continue a ler essa matéria, pois iremos indicar algumas formas eficazes de se conseguir isso.

8 maneiras de ampliar o seu vocabulário

Diversos são os motivos pelos quais alguém busca incrementar o seu vocabulário. Seja para se destacar em uma reunião de trabalho, para produzir conteúdos de qualidade ou para entender com a mesma destreza um livro de Machado de Assis e um post digital.

Tudo isso exige a presença de um vocabulário robusto. E para se alcançar tal objetivo, é indicado adotar ao menos algumas das oito práticas que serão destacadas a seguir.

  1. Leia regularmente

Essa é a dica mais importante a ser citada para expandir o nível do seu vocabulário. É importante adotar a leitura como uma prática constante, pois é justamente esse contato frequente com as palavras que permite ampliar o seu conhecimento sobre elas.

Mas é importante também diversificar o seu campo de leitura, passando pelos clássicos, pela literatura moderna e até mesmo periódicos científicos sobre o processo de analise de metalografia, de acordo com o tipo de vocabulário que você queira formar.

  1. Consulte o dicionário

Contudo, uma leitura pesada, de linguagem mais rebuscada pode ser difícil de compreender, ainda mais se for sua primeira vez lendo um livro desse estilo. Mas não desista ao encontrar o primeiro termo nunca visto em vida.

Pelo contrário, essa é a chance perfeita de expandir o seu vocabulário. O adequado nesses casos é consultar um dictionary que possa lhe esclarecer o significado dessas palavras difíceis. Hoje existem até mesmo dicionários digitais, funcionando como apps no celular.

  1. Use sinônimos

Após ler bastante e amplificar o nível do seu vocabulário é chegado o momento de colocá-lo em prática. Até porque a própria escrita pode ajudar nesse processo de enriquecimento cultural, sendo importante sempre buscar variar o seu texto.

Usar sinônimos que podem tornar sua escrita mais agradável é sempre válido, o que pode agradar quando se trata de um conteúdo mais técnico, como o manual de instruções de correias elevadoras a serem implementadas em uma fábrica.

  1. Se comunique com frequência

Manter a conversa em dia com seus colegas, amigos e parentes pode ser uma forma não apenas de se aproximar de pessoas queridas, mas também de ampliar e praticar o seu vocabulário, o tornando cada vez mais rico e complexo.

  1. Evite palavras vazias

Se o seu objetivo é enriquecer o seu vocabulário, utilizar de termos vagos é contraproducente, além de tornar uma escrita ou até mesmo uma conversa mais enfadonha, como no uso frequente de termos como:

  • Legal;
  • Coisa;
  • Negócio;
  • Tipo.

Expressões muito usadas por se adequarem a diversas situações, mas que podem se tornar um vício de linguagem, prejudicando até o mesmo o seu nível de comunicação.

  1. Se divirta com jogos educativos

Atualmente existem diversos jogos com propósito educativo, muitos voltados ao público infantil, mas também há aqueles que podem ser úteis no processo de ampliar o seu vocabulário, tais como:

  • Caça-palavras;
  • Palavras cruzadas;
  • Adedanha/Adedonha/Stop;
  • Jogo de rimas.

Essas são atividades que permitem aumentar o seu conhecimento de palavras, ao mesmo tempo em que é possível passar o tempo, enquanto espera pela documentação a ser realizada após contratar os serviços de um fornecedor de janelas de alumínio para o seu negócio.

  1. Pratique as palavras aprendidas

De nada adianta aprender diariamente um conjunto de palavras novas e não implementá-las em seu vocabulário. Até o processo de comunicação não funciona como andar de bicicleta, que a crença popular diz que é algo que você nunca esquece.

Palavras são fáceis de serem esquecidas, por isso é importante aplicá-las de forma frequente em suas conversas, textos e conteúdos similares.

  1. Esteja aberto a outros idiomas

Assim como uma língua agrupa um conjunto variado de palavras, quando se aprende mais de um idioma, um indivíduo é apresentado a um número de possibilidades ainda maiores, sendo adequado enriquecer então o seu vocabulário também em outras línguas.

Algo de grande relevância para quem atua com o mercado internacional, como um representante estrangeiro de uma empresa de conserto de ventiladores industriais, que pretende ampliar sua área de serviço também para outros países.

A partir da implementação dessas práticas no seu dia a dia, ou até mesmo com a complementação entre elas é possível garantir com que o seu vocabulário cresça de forma progressiva.

Isso pode trazer grandes benefícios para a sua escrita e comunicação, além de permitir que alguém consiga se adaptar melhor aos mais diversos cenários, públicos e situações. Tudo ao contar com um vocabulário robusto de palavras em sua mente.

This text was originally developed by the blog team Investment Guide, where you can find hundreds of informative content on different segments.