Estratégias para melhorar a concentração em suas atividades cotidianas

Escrito por

Looking for someone to do your school work, Capstone, Thesis or some other academic work? Click here and make your budget right now!

Hábitos simples, como beber água, podem ajudar a manter o foco

Escola, trabalho, tarefas de casa, redes sociais, vida pessoal… no dia a dia, existe uma infinidade de atividades que demandam foco e concentração, seja na vida pessoal ou profissional. Com tantas funções, às vezes pode ficar difícil manter um objetivo sem perder o foco com outras distrações. 

Por isso, muitas pessoas buscam alternativas e estratégias para melhorar a concentração. É importante ter em mente que não existe uma fórmula mágica, mas alguns hábitos simples do dia a dia,

Mantenha os ambientes organizados

Quem nunca ouviu aquele ditado “a casa é o reflexo do dono”? E não é só em termos de decoração, escolha de móveis ou paleta de cores que estamos falando. Os ambientes têm o poder de despertar e intensificar sentimentos, sejam eles positivos ou negativos. Por isso, é preciso ficar atento! 

Um espaço bagunçado reúne diversos itens que podem causar distração. Seja pela bagunça, seja pela alta exposição a objetos que não fazem parte da atividade realizada no momento. A dica para evitar esse problema é manter a casa sempre em ordem, fazendo um pouquinho todos os dias para não acumular mais uma tarefa. 

Beba muita água ao longo do dia

Beber no mínimo 2 litros de água por dia é uma das recomendações de saúde mais conhecidas pela população em geral. Mas o que isso tem a ver com o foco e a concentração nas atividades cotidianas? A resposta é simples: tudo! 

O consumo de água garante uma boa nutrição e, por consequência, uma boa saúde. Isso inclui a saúde do cérebro, órgão responsável pela concentração e pela memória, que são essenciais para a execução de tarefas no dia a dia. Por isso, lembre-se de deixar uma garrafa de água sempre próxima a você. 

Não abdique das atividades físicas   

A prática de atividades esportivas é uma das primeiras tarefas que fica de lado quando a rotina dá aquela apertada. Afinal, é preciso priorizar o study, o trabalho ou a família. Mas o que parece ser uma decisão simples não funciona tão fácil assim quando observamos mais de perto.

A lógica é semelhante ao do consumo de água: um corpo saudável contribui para um cérebro mais saudável e, por consequência, para a melhora da memória e da concentração. Além disso, a atividade física pode servir como uma válvula de escape em meio às atividades, reduzindo o estresse e a sobrecarga. 

Tenha um tempo destinado ao descanso

Descanso e produtividade foram considerados conceitos opostos por muito tempo. Hoje, sabe-se que a relação entre os dois é mais complexa do que se parece. Para se tornar produtivo, é preciso descansar, e, para descansar efetivamente, é benéfico que se mantenha ativo no resto do tempo. 

Além de manter uma boa rotina de sono, com no mínimo 8 horas por dia, descansos marcados durante o dia podem ajudar na concentração. Uma pausa de 15 minutos a cada 2 horas de atividade, por exemplo, não prejudica o resultado e ajuda a retomar o foco durante a rotina.

Exercite o cérebro também nos momentos de lazer  

Manter o cérebro ativo é uma das melhores estratégias para garantir bons níveis de concentração e foco. A notícia positiva é que esse estímulo não precisa ser chato e pode ser feito inclusive em momentos de lazer. 

Xadrez, quebra-cabeças, jogo da memória, dominó e tetris estão entre algumas das opções divertidas para manter a mente ativa. Essas brincadeiras ainda podem ser feitas de forma individual ou entre amigos e familiares, o que torna tudo ainda mais divertido.