Veja todos os tipos de substantivos e como usá-los

Escrito por

Looking for someone to do your school work, Capstone, Thesis or some other academic work? Click here and make your budget right now!

Na língua portuguesa as palavras possuem não apenas significados próprios, ela possuem diferentes classes e gêneros, e podem ser classificadas em diferentes grupos de diferentes finalidades, como os verbos, os adjetivos e os substantivos.

Uma palavra se define como um conjunto de letras, que ao se unirem formam um grupo de sonoridade específica, e a partir dessa associação pode se relacionar a um elemento distinto, servindo de representação escrita ou oral para um símbolo.

Essa associação entre as palavras e seus significados é definida pela sociedade em que se encontra, levando em conta questões culturais e sociais. É o que está por trás das diferentes línguas e idiomas, que de maneiras diferentes se relacionam a um componente.

Por exemplo, no Brasil uma lata de lixo com rodinhas é chamada justamente dessa forma, ou por alguma variação, como lixeira com rodas. Em inglês esse objeto é referenciado como “trash can with wheels”, que tem o mesmo significado.

Independente da versão ou idioma utilizado, os 3 termos estão relacionados a um único signo, um modelo de lata de lixo acompanhado de rodinhas. Isso explica como as palavras podem se organizar de maneiras diferentes, e chegarem ao mesmo consenso.

Além do idioma, a classe gramatical é outro fator que define o significado de uma palavra. Um conjunto de letras que referencia alguma ação é conhecido como verbo. Um termo relacionado às características de algo ou alguém é chamado de adjetivo.

Agora o foco desse texto é falar sobre uma das classes gramaticais mais abrangentes que existem, que são os substantivos. Isso porque eles não se referem a um conjunto específico, mas se destacam pela sua amplitude, sendo responsáveis por nomear tudo.

Apesar de um certo exagero, essa é de certa forma a concepção sobre o que é um substantivo. Um termo relacionado à nomeação de alguém, como um animal (zebra), uma pessoa (Maria), um sentimento (alegria) ou um objeto (hidrante de coluna).

Tentando simplificar, o substantivo é o responsável por nomear todas as coisas, tanto as reais como as imateriais, e ele consegue fazer isso por causa da variedade de estilos que possui.

Tipos de substantivos

Os substantivos podem ser categorizados em diferentes classificações, sendo elas:

  • Substantivo comum;
  • Substantivo próprio;
  • Substantivo simples;
  • Substantivo composto;
  • Substantivo coletivo;
  • Substantivo primitivo;
  • Substantivo derivado;
  • Substantivo concreto;
  • Substantivo abstrato.

Essas diferentes classificações destacam a variedade de sentidos que esse grupo possui. E não era de se esperar menos de uma classe de palavras responsável por nomear praticamente todas as coisas conhecidas pelo ser humano. 

Agora é chegado o momento de colocar em dia as aulas de português e entender o significado de cada uma dessas classificações, que irão compreender palavras como: boneca, constituição, termografia eletrica, bala e tristeza.

A característica que une esses diferentes termos é o fato de todos serem substantivos. Existem também o gênero das palavras, mas isso é assunto mais para frente.

Substantivo comum e próprio

Um substantivo comum consiste na concepção de um termo genérico em seu grupo, como um chapéu, um animal, uma música ou uma xícara de café. Já um substantivo próprio se refere a algo específico, como o nome de uma pessoa ou de um lugar.

Alguns exemplos de substantivo próprios são: Eduardo, Estônia e Europa, para focar apenas em palavras que começam com a letra “E”. Uma diferença clara na escrita desses substantivos é que os comuns começam com letra minúscula, já os próprios com maiúscula.

É preciso prestar atenção também ao contexto em que eles estão sendo utilizados, pois uma mesma palavra pode se encaixar como um substantivo comum e próprio, dependendo apenas da situação em que se encontra.

A palavra “vassouras” pode se referir a ao plural de vassoura, o objeto doméstico de limpeza, assim como ao município de Vassouras, localizado na região Centro-Sul do Rio de Janeiro.

Substantivo simples e composto

O substantivo simples é formado por um único radical, ou seja, um único elemento que indique o significado básico de uma palavra, enquanto um substantivo composto é formado por dois diferentes radicais, complementando uma só palavra.

Explicando: pé e moleque são denominados como substantivos simples, pois cada termo possui um significado próprio. Já quando unidos eles formam a palavra pé de moleque, que se refere ao doce feito de amendoim.

Outros substantivos compostos são: passatempo, cana-de-açúcar, microondas, alguns unindo os termos, como na palavra paraquedas, enquanto outros mantêm seus radicais separados como na planta erva-doce.

É preciso ter atenção para não confundir a união entre um substantivo e um adjetivo como um substantivo composto, tal como refrigerador industrial, no qual a palavra industrial se refere a um modelo do refrigerador, logo é um adjetivo.

Substantivo coletivo

Os substantivos coletivos pertencem a uma classe que sintetiza um grupo de seres ou objetos através de uma única palavra, como matilha, em relação a um grupo de cachorros ou lobos, arquipélago em relação a um conjunto de ilhas, entre outros.

Alguns outros exemplos de substantivos coletivos são:

  • Enxame – Abelhas;
  • Classe – Alunos;
  • Esquadra – Navios;
  • Molho – Chaves;
  • Buquê – Flores;
  • Cardume – Peixes;
  • Ninhada – Filhotes.

Os substantivos coletivos se diferenciam dos outros por não trabalharem com uma derivação de palavras, trazendo termos distintos da palavra original, para simbolizar esse conjunto.

Substantivo primitivo e derivado

Essa relação entre uma palavra de origem e suas derivações é o que define a diferença entre um substantivo primitivo e um derivado. Palavras como dentista e dentadura são provenientes de um mesmo termo base, a palavra dente.

Essa derivação pode ir além dos substantivos, formando outras classes de palavras, como verbos e adjetivos. Tal como idolatrar, que deriva do substantivo “ídolo”, ou uma limpeza industrial, no qual o segundo termo é referente à palavra “indústria”.

Substantivo concreto e abstrato

Essas classes de substantivo trabalham com materialidade de um objeto, diferenciando-se de acordo com a tangibilidade do material específico. 

Parece difícil de entender, mas esse conceito parte de um conhecimento simples, sobre as coisas que existem de forma física.

Um brinquedo e uma bola são tidos como substantivos concretos, diante da sua materialidade, ou seja, são coisas palpáveis de se ver e se tocar.

Já as palavras brincadeira e diversão, resultados da ação praticadas com os termos concretos citados, lidam com questões de natureza intocável, logo se definem como substantivos abstratos.

Eles são frequentemente ligados a termos como sentimentos ou sensações, tais como amor, raiva, medo e frio. São conceitos de fácil compreensão, mas que não possuem um valor material, são abstratos, e por isso são englobados por esse grupo de substantivos.

Para compreender de vez essa diferença podemos pegar, por exemplo, a construção frasal “locação de maca”, no qual o termo locação, referente ao verbo alugar, é um substantivo abstrato, diferente de maca, um objeto palpável, logo um substantivo concreto.

Veja todos os tipos de substantivos e como usá-los

Aplicação em uma frase

A maneira mais simples de compreender a diferença entre esses substantivos é por meio de uma aplicação em frase. Tanto que essa ação é uma das dicas mais importantes nas competições de soletrar, ocorridas nas escolas do país.

Na frase “precisei comprar uma barreira acústica para o meu palacete, pois o som alto da vizinhança me incomoda”, três tipos de substantivos se destacam, sendo eles:

  • Barreira – substantivo simples e comum
  • Palacete – substantivo derivado da palavra palácio
  • Som – substantivo abstrato
  • Vizinhança – substantivo coletivo para o termo vizinho.

Dessa forma, é possível entender como classificar cada tipo de substantivo.

Veja todos os tipos de substantivos e como usá-los

Bom domínio da língua

Para se escrever um texto de maneira correta é preciso conhecer a língua, necessitando de um conhecimento maior do que na comunicação oral, que permite um tom mais informal, dependendo do contexto da conversa, como um papo entre amigos ou uma reunião.

Quando se fala da linguagem escrita, a necessidade de conhecer as regras e especificações de cada idioma permite uma melhor construção textual, seja para uma redação no vestibular ou um poema artístico.

Os gêneros literários, cada um com suas particularidades, exigem uma certa adaptação por parte dos seus autores, sabendo como conectar substantivos, adjetivos e verbos em construções frasais que melhor apresentem um conteúdo ou uma ideia.

Uma matéria informativa sobre a necessidade de um projeto SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) para a construção de um prédio, por exemplo, exige o uso de termos técnicos, que explicam a função do sistema.

Ao mesmo tempo, esse texto pode usar uma linguagem mais informal, com o intuito de explicar de maneira simples como funciona esse programa.

A versatilidade dos substantivos e seus elementos de conexão podem transformar a forma com que o leitor tem acesso a esse conteúdo, e por meio de uma leitura simples, melhor será a compreensão sobre o assunto nele abordado.

Conhecer o seu idioma permite uma melhor forma de comunicação, revelando não apenas a intelectualidade do indivíduo, mas reforçando a sua capacidade de diálogo, adaptando-se para as mais diversas situações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.