Saiba como aprimorar seus conhecimentos estudando on-line

Escrito por

Looking for someone to do your school work, Capstone, Thesis or some other academic work? Click here and make your budget right now!

Modalidade de ensino abrange cursos livres, de curta a longa duração e com valores acessíveis para diferentes públicos

A internet foi responsável pela maior parte das revoluções ocorridas no mundo nas últimas décadas, e entre elas, o modo como as pessoas acessam à educação. Hoje,

Durante a década de 1990, era comum encontrar cursos digitais vendidos em CD-ROMs, ainda muito próximos do formato de videoaulas existente na televisão ou em gravações de fitas VHS. Com o surgimento, o avanço e a popularização da informática, estudar à distância se tornou possível em setores muito maiores, como cursos de graduação, especialização e até mesmo no ensino regular.

O período da pandemia projetou ainda mais a modalidade de ensino à distância, impactando no surgimento de novas plataformas e ampliando o alcance desse tipo de formação. Somente entre 2011 e 2021, houve um aumento de 474% no número de estudantes matriculados em algum curso EaD no Brasil (Censo da Educação Superior/2021).

Conheça as principais vantagens do ensino à distância 

Ao longo do tempo, os conteúdos que eram veiculados na TV migraram para fitas e DVDs, que migraram para sites como YouTube, e que hoje podem ser assistidos em qualquer smartphone convencional. O impacto da tecnologia no ensino à distância como modalidade é gigante, e aqui listamos alguns dos principais benefícios.

Diferentes tipos de plataformas

A internet melhorou muito no aspecto da experiência para o usuário desde seus primórdios. Hoje, graças à boa velocidade de conexão e às tecnologias da informação, instituições e alunos podem explorar diferentes plataformas de ensino no EaD. Algumas são focadas exclusivamente em vídeos, outras incorporam recursos práticos de leitura, enquanto outras são pensadas precisamente para a área de ensino, como tecnologia ou saúde.

Variedade de cursos e níveis de especialização 

Outro ponto que merece destaque é a variedade quase infinita de cursos disponíveis on-line. Uma pessoa pode se matricular em um curso básico de poucas horas para descobrir como confeccionar bijuterias até cursar um mestrado em negócios digitais em uma instituição de reconhecimento internacional.

Flexibilidade de horários

No mundo físico, as escolas precisam organizar a agenda das salas de aula e professores para viabilizar a oferta de cursos em maior escala. Na internet, tanto as instituições quanto os alunos ficam livres para estabelecer seus próprios cronogramas, adequando a metodologia de ensino a cada realidade.

Como aproveitar a modalidade de ensino on-line da melhor forma

O grau de dedicação a um curso livre em relação a um curso de certificação internacional varia de forma considerável. O volume de conteúdos, o nível de aprofundamento e também a metodologia utilizada no curso influenciam em como cada pessoa vai se organizar em aspectos de tempo, finanças e vida pessoal para acompanhar o curso de maneira adequada.

Procure instituições bem avaliadas

Mesmo plataformas de cursos de baixa complexidade, como técnicas de artesanato, reparos domésticos ou informática para iniciantes, precisam ser validadas. Antes de adquirir um curso, em função do preço principalmente, procure o histórico da instituição, garantindo que você vá investir, de fato, em um curso com retorno e sem riscos de sofrer golpes.

Monte um cronograma pessoal de estudos 

Curso escolhido, matrícula feita: é hora de iniciar os estudos. Alguns tipos de EaD disponibilizam o conteúdo na íntegra para os alunos, enquanto outros liberam módulos conforme um cronograma específico ou a conclusão de avaliações. O importante é reservar um tempo na rotina para se dedicar ao curso, podendo ser diariamente por 30 minutos ou 3 vezes na semana por 2 horas, dependendo da sua possibilidade.

Vá além dos conteúdos programados

Uma das características essenciais no aprendizado que ainda não consegue ser replicada no mundo digital são as trocas com outros alunos e principalmente professores. Pelo formato enxuto de muitos cursos EaD, alguns conteúdos ficam restritos à menção na bibliografia, então aproveite para explorar tópicos de interesse e consumir conteúdos que complementem o que foi mostrado em aula.