How not to waste time learning? Tips to improve your learning

Written by

Looking for someone to do your school work, Capstone, Thesis or some other academic work? Click here and make your budget right now!

A boa organização e preparação para créditos e exames podem ter um impacto decisivo no desempenho acadêmico de seus estudos. O aprendizado eficaz começa com a mentalidade certa – uma perspectiva positiva pode transformar seu aprendizado da punição em uma oportunidade de aprender novas habilidades.

Não existe uma abordagem única para todos quando se trata de aprendizagem eficaz. Os métodos de aprendizagem devem ser adaptados às necessidades individuais de cada aluno. Todo mundo tem habilidades diferentes, por isso é importante determinar quais métodos de aprendizado são mais eficazes para você e quais não são.

Qual é a maneira mais eficaz de aprender?

Encontrar a melhor maneira de aprender é um processo contínuo. Isso não é algo que pode ser deixado durante a noite antes do teste. Você deve melhorar constantemente suas habilidades de aprendizado para entender melhor quais métodos funcionam (e quais não).

Aprender a aprender melhor ajuda a evitar pânico e frustração na próxima vez que um exame importante for cancelado. Em primeiro lugar, você tem mais chances de obter bons resultados e ficará menos estressado antes do exame se tiver tempo para praticar o material corretamente!

Dominar os hábitos de aprendizado eficaz não apenas facilitará seu aprendizado, mas também o ajudará a obter melhores notas no ensino médio e na faculdade.

Conheça os 11 fatores de uma aprendizagem bem-sucedida. Como aprender de forma mais rápida e eficaz?

1. Planeje seu aprendizado: organize-se!

Mantenha sempre um planejador com tarefas a serem realizadas com você. Inserir todas as tarefas, projetos, exames e créditos assim que forem dados fará com que você se lembre deles. Lembre-se que você pode ter notas em cópia impressa ou J virtual

2. Não se distraia durante a aula

É importante manter o foco e evitar distrações quando o palestrante estiver falando. Pratique a escuta ativa concentrando-se no que está sendo discutido e fazendo anotações com suas próprias palavras.

Isso ajudará você a ter certeza de que pode ouvir (e entender) o que está sendo ensinado em sala de aula. Aproveite o fato de você participar de palestras. Não perca seu tempo sentado ocioso e vagando pela sua mente em torno de coisas não relacionadas ao tópico que está sendo discutido.

3. Conheça e elimine suas distrações

As distrações estão por toda parte – de celulares a mídias sociais e amigos. Esteja ciente das distrações na aula e tente evitá-las. Evite sentar ao lado de seus amigos quando você sabe que eles vão falar com você. 

Desligando o seu celular, você garante que está prestando atenção no palestrante. Esteja presente na aula não apenas com seu corpo, mas também com seu espírito. Você gasta seu tempo em aulas e palestras, tente fazer o melhor uso dele.

Como não perder tempo aprendendo? Dicas para melhorar seu aprendizado

4. Cuide da qualidade de suas anotações

Escrever notas de aula claras e completas o ajudará a processar as informações que aprenderá mais tarde. Cuide da melhor qualidade de suas notas. Lembre-se de que você cria notas para si mesmo. 

Use atalhos, crie mapas mentais – baseando notas em associações pessoais. Seu cérebro vai se lembrar de informações importantes muito mais rápido e melhor. Lembre-se também de que, se você perdeu uma aula, converse com seus amigos ou com o professor para garantir que suas anotações estejam completas.

5. Não tenha medo de perguntar

Se você não entender alguma coisa, levante a mão e faça uma pergunta. Se você não se sentir à vontade para perguntar na frente de todos, escreva um lembrete para conversar com o professor depois da aula. Uma explicação completa do tópico permitirá que você o entenda do início ao fim.

6. Prepare um plano de estudo

Quando você planeja estudar, olhe para o seu calendário e pense sobre o que você tem que fazer. Pense em quais perguntas e quais são as perguntas que serão divulgadas para que você saiba no se concentração. 

Defina metas específicas para cada sessão de estudo, por exemplo, quantos tópicos você abordará em um dia determinado ou quantas páginas de seu livro você precisa. 

Dessa forma, você poderá controlar facilmente em que estágio de aprendizado você está e quanto ainda falta para o final. Você evitará a última hora e terá a certeza de estudos consistentes sobre o material obtido para o exame.

7. Anotem  suas anotações com a maior frequência possível

Depois de concluir a aula, revise e desenvolva suas anotações. A visualização de suas anotações ajuda a transferir o material apreendido da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, o que será útil na próxima vez que você precisar se preparar para um exame importante.

8. Converse com os palestrantes

Os professores e tutores estão lá para ajudá-lo a aprender. Fale com o professor e peça esclarecimentos ou ajuda adicional se precisar antes da prova. Tomar sua própria iniciativa dá aos professores um sinal de que você realmente deseja dominar completamente o material do curso.

Como não perder tempo aprendendo? Dicas para melhorar seu aprendizado

9. Encontre seu lugar para estudar

O melhor lugar para estudar é aquele silencioso, bem iluminado e com pouco trânsito. Certifique-se de que há um espaço de trabalho claro onde você possa ler e escrever. Todo mundo tem necessidades diferentes, por isso é importante que você encontre um site certo para você.

10. Aprenda em rápida sucessão

Faça uma pequena pausa de 10 a 15 minutos a cada 30 minutos de estudo para recarregar. Sessões de estudo mais curtas são mais eficazes e ajudam você a aproveitar ao máximo seu tempo enquanto estuda.

11. Simplifique suas notas

Ao encurtar suas notas de aula, você pode tornar o aprendizado menos cansativo. Sublinhe ou destaque palavras-chave. Crie recursos visuais como gráficos, grades de conexão, mapas mentais ou esboços para organizar e simplificar as informações e ajudá-lo a lembrar melhor.