10 técnicas para escrever um conto incrível

Looking for someone to do your school work, Capstone, Thesis or some other academic work? Click here and make your budget right now!

Somente pessoas que leem livros sabem o quão longe a mente pode chegar ao deixar se levar por uma belo conto ou pela mais linda história. Sejam contos medievais ou de ficção científica, as palavras têm mais poder do que muitos podem imaginar.

Por isso, o texto de hoje abordará algumas técnicas que podem ser utilizadas para escrever contos, forma de como começar e estruturar a sua história, além de algumas dicas de para onde enviar e como publicar o seu conto.

Com um mundo cheio de tecnologia, muitas pessoas esquecem da beleza que as palavras podem ter e da criatividade que muitos escritores podem desenvolver, seja um iniciante ou um já consagrado com obras publicadas.

Desde contos mais reais sobre tacógrafo digital até alguns sobre personalidade e ideais próprios, existem diversas formas de se escrever um conto, desde a maneira como você estrutura a escrita até mesmo em como organizar a história.

Para isso, também é importante lembrar que escrever um conto é bastante diferente de escrever um livro, tanto pelo tamanho e pelo método de escrita quanto pelo público-alvo do conto.

Mas afinal de contas, o que é um conto e qual a diferença deles para outras histórias mais comuns? Além disso, qual a importância deles tanto para escritores e leitores? As respostas dessas e de outras perguntas você pode conferir nos tópicos a seguir.

Entenda qual o conceito de conto

Seja um conto sobre uma empresa que trabalha realizando acoustic treatment ou sobre as mais belas fábulas de uma mitologia, primeiramente você deve saber e entender o que é um conto, para que compreenda o restante do texto.

Um conto pode ser compreendido como uma leitura rápida de, aproximadamente, uma hora de duração, porém bem desenvolvido e bastante envolvente. Pode-se dizer que um bom conto marca e faz com que o leitor reflita sobre o que acabou de ler.

Pode ser a história sobre como um homem cresceu em uma empresa de calibração de termometro, mas quando bem escrito, não só envolve o leitor, como também o incentiva e mostra que qualquer um que estude e escreva bem, consegue ser um bom escritor.

Com isso, pode-se dizer que, a pessoa que deseja escrever um conto, deve ter algumas coisas em mente como:

  • O tema da sua história;
  • O tempo em que a história se passará;
  • Qual método utilizará para contar a história;
  • Pense no sentimento que quer trazer.

Claro que dependendo da obra e da forma como você pretende desenvolver o conto, esses elementos podem ser alterados. Pense que esses elementos serão sua base, como uma espécie de válvulas de segurança.

Como escrever um conto?

Existem algumas formas de aprimorar a sua forma de escrever um conto, servindo de guia e orientação para que você consiga organizar as suas ideias de maneira que o desenvolvimento dele faça sentido e seja mais orgânico e natural.

Sem mais delongas, vamos entender um pouco melhor sobre tais metodologias, sendo as principais:

01 – Defina um tema

Saber o tema principal do seu conto é essencial para o desenvolvimento de toda a história, seja ela sobre um casal apaixonado ou como uma empacotadora conseguiu causar uma reviravolta na vida de uma família.

Esse é o primeiro passo para começar o seu conto e ela será o cerne, a essência da sua história, sendo que é através do tema que os conflitos e tramas se desenvolverão.

02 – Pense nos personagens

Para que uma história permaneça interessante e se movimente rumo ao fechamento e ápice esperado, é necessário que os personagens a levem de um lado para o outro. Ou seja, as personas que aparecerão no conto devem ter uma função bem definida.

Criar personagens com conflitos, hábitos, manias, defeitos e qualidades é uma tarefa bastante difícil, mas que além de ser muito gratificante, é essencial para captar o leitor e fazer com que ele se apaixone tanto pela trama quanto pelas pessoas envolvidas nela.

03 – Saiba qual emoção buscar no leitor

Definido o tema, fica muito mais simples de saber qual emoção você busca com o leitor, seja a história sobre a dificuldade de um garoto de trabalhar em uma empresa de máquina de alinhamento ou a vida dura das crianças na guerra.

Buscar amor, ódio, raiva, frustração ou reflexão deve ser uma das suas prioridades, portanto, pense em ações no conto que levarão o leitor a sentir o sentimento proposto por você.

04 – Defina o tempo 

É importante definir em qual tempo se passará o seu conto: passado, presente ou futuro. Isso definirá diversos aspectos sociais, culturais e temporais da sua história, como o dialeto, modo de se vestir, dificuldades e avanços tecnológicos da época.

Isso te ajuda a criar uma ambientação perfeita e causar aquela sensação que apenas os livros e contos podem causar aos leitores.

05 – Utilize de ganchos

Seja porque alguém cresceu em uma empresa de transmissor de nível ou porque o mocinho traiu a mocinha, é interessante utilizar de ganchos como uma espécie de mistério a ser desenvolvido nos contos, ou para gerar mais engajamento para próximos.

A verdade é que o suspense desperta a curiosidade, e curiosidade é o que você precisa para que seu conto capte a atenção do leitor.

06 – Defina um ponto de vista

Saber se o conto será contado pelo ponto de vista do protagonista, do narrador ou até mesmo qualquer outro personagem da história, é importante para que o leitor entenda quem é essa pessoa dentro daquele mundo e como ela se encaixa.

Não só isso, mas você pode brincar com as informações que dá ao leitor, dependendo da perspectiva do personagem, criando uma história ainda melhor.

07 – Desenvolva a história

Desenvolver a sua história é o principal objetivo do conto, e é nela que você mostrará o desenrolar da trama, podendo ter ou não relação com sondagem rotativa, for example.

Uma boa história deve ter um começo, meio e fim, além de reunir diversos elementos a seu favor para ser muito atrativa e valer a pena o tempo do leitor.

08 – Pense no final

Poucas coisas na vida são tão decepcionantes e amargas quanto um final ruim, sendo normal que conforme a história chegue ao fim, o autor acabe se apressando e acelerando demais as coisas. 

Portanto, se não sabe como dar o final ao conto, revise a história e desenvolva tudo para que faça sentido e o leitor tenha uma boa lembrança daquilo que leu.

Acredite, histórias com um final ruim são mal vistas e muitas pessoas evitam de ler com medo de se decepcionar e investir um tempo que poderia ser gasto em outro conto.

09 – Peça opinião de outras pessoas

Um erro muito comum entre diversos escritores é achar que seu conto é uma obra prima e está livre de defeitos. Não caia nesse erro. Peça a opinião de pessoas próximas a você e que oferecerão uma opinião sincera e crítica sobre o que você escreveu.

Uma segunda perspectiva pode ser essencial para um conto ser excelente ou completamente esquecível, portanto, pense nessa possibilidade.

10 – Releia o que foi escrito

Ao fim, depois de finalizado o conto e bem desenvolvida toda a história do seu conto, releia o que escreveu atrás de pequenas correções, ou veja se você conseguiu passar tudo que queria através das palavras contidas naquela história.

Verifique se o fluxo de palavras está de acordo com o que busca, se o timing da história está bom e se tudo está indo conforme o planejado, sendo possível inclusive encontrar erros gramaticais na releitura, portanto, sempre realize-a.

Final considerations

O texto de hoje abordou algumas técnicas e metodologias que podem ser utilizadas para que você consiga escrever um conto incrível, além de explicar e contextualizar o que é um conto e a importância dele para os leitores.

É importante que, ao concluir um conto, você o divulgue através de algum site ou rede social, podendo fazer também em concursos literários, conseguindo assim a opinião de outros escritores e críticos, e tendo o seu trabalho reconhecido.

Lembre sempre que Feedback é extremamente importante e válido, podendo melhorar a sua perspectiva em futuros contos, tornando-o um escritor melhor.

Com o acesso a internet e a tecnologia, os meios para divulgar o seu trabalho estão bem mais acessíveis e existem diversos grupos sérios e profissionais que podem te ajudar a fazer o marketing do conto e encontrar o caminho que busca.

Sendo assim, jovem escritor ou escritora, utilize as dicas e orientações ao longo do texto e adapte ao seu modo de escrita, começando então a ser ainda mais reconhecido como um escritor de sucesso e criador de contos incríveis.

This text was originally developed by the blog team Investment Guide, where you can find hundreds of informative content on different segments.