Como a educação pode transformar e desenvolver um país? 

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

A educação é uma importante ferramenta para buscar mudanças em um país. Ela pode tornar o cidadão muito mais crítico, capaz de compreender as mudanças a seu redor e como impactar o mundo de forma mais efetiva. Esse tipo de ação é fundamental para construir novos espaços.

Muitas pessoas dizem que a educação é uma arma poderosa, e esse comparativo não é errado. Na verdade, é muito mais poderoso usar a educação como ferramenta transformadora do que armas efetivamente.

Através do ensino, uma pessoa pode buscar melhorar sua vida, conquistar mais conhecimento e melhorar sua qualidade de vida, podendo até mesmo conseguir um trabalho em uma empresa de consultoria ambiental.

Além de tornar-se um transmissor desse conhecimento, apresentando ideias para seus semelhantes.

É preciso ter em mente que a educação por si só é um ato político. O potencial de transformação social que a educação pode oferecer é fundamental para que uma pessoa consiga identificar o quanto pode ser trabalhado em cima destes conceitos.

É importante levar em conta que uma ação política não é igual a uma ação partidária. Muitas pessoas têm receio de fazer manifestações políticas por não quererem se vincular a um partido ou a um candidato específico.

Entretanto, todas as ações em sua vida são políticas, e a educação é engrandecedora no sentido de que pode contextualizar a movimentação e fazê-lo entender o quão políticos são seus atos, independente de apoios com partidos e siglas.

Muitas pessoas esquecem, mas a educação é um dos direitos fundamentais do ser humano, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e a melhoria de um país como um todo, e não apenas do indivíduo em particular.

Pessoas com mais educação tendem a conseguir empregos melhores, como fazer projeto de arquitetura, assim aumentando sua renda e com isso o poder de compra. Quanto mais esse tipo de transação é efetuada, melhor o país fica economicamente.

Por conta disso, a educação acaba tendo um papel importante no desenvolvimento de qualquer país, seja ele social, econômico ou mesmo cultural, apresentando novos modelos de arte e cultura para a apreciação geral.

Pensando nisso tudo, o Brasil criou uma ferramenta para auxiliar o processo educacional, conhecido como Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Essa lei tem como principal objetivo garantir o direito à educação para toda a população brasileira.

Em seu texto, é oferecido educação gratuita e de qualidade para todas as pessoas, eliminando as restrições que impedem pessoas com renda baixa a se enquadrarem em perfis de educação mais avançados

Além disso, estão entre as diretrizes e bases:

  • Valorização do profissional da educação;
  • Estabelecimento dos deveres do poder público;
  • Formação dos professores;
  • Estrutura de docência.

Todos estes itens buscam uma melhoria constante no processo de ensino, apresentando elementos importantes para a população e garantindo que a educação será sempre uma preocupação entre governantes eleitos.

A LDB também é muito importante para os profissionais da área, que devem acompanhar qualquer alteração na lei, uma vez que ela dita seus direitos e deveres profissionais. Isso faz com que muitos profissionais da educação se tornem ativistas desse processo.

Embora a LDB seja uma excelente iniciativa, ainda existem muitas barreiras para colocar a lei em prática, o que torna os profissionais da educação verdadeiros fiscais, em luta para garantir mais direitos e qualidade de ensino para toda a população.

A educação básica de qualidade é um dos maiores focos de educadores de todo o país.

Ela funciona como o primeiro contato de crianças com a estrutura de ensino, e deve ser feita com qualidade para incentivar o jovem a permanecer na escola, criando ferramentas de contato mais efetivas a longo prazo.

A educação na transformação social

Agora que você entende um pouco mais sobre a importância da educação, é hora de identificar alguns dos principais elementos que possuem uma relação direta com o ensino, elementos que são fundamentais para a melhoria de uma nação e para a transformação.

É importante se ter em mente que estes itens só podem ser conquistados com esforço e dedicação de diversos profissionais envolvidos, e que a educação sozinha não consegue fazer todas as mudanças mesmo com um bom gerenciamento de processos.

Entretanto, ela é um dos pontos principais para esse tipo de atividade, e a transformação social é altamente dependente de seus resultados, o que faz com que muitos profissionais da educação busquem ativamente estas atividades.

Combate à pobreza

O ensino é responsável pela capacitação do cidadão. Quanto mais capacitado, maiores serão as oportunidades de emprego, aquecendo o mercado de trabalho e garantindo resultados mais efetivos financeiramente.

Uma pessoa com as qualificações certas, consegue desenvolver habilidades para trabalhar até mesmo com assessoria ambiental, auxiliando assim por meio do conhecimento mudar sua realidade.

Uma pessoa com pós-graduação, por exemplo, está muito acima de uma pessoa não alfabetizada, no que diz respeito a oportunidades de emprego, tanto quanto em questão salarial. Sendo mais apta em relação ao mercado de trabalho para exercer funções como um serviço de levantamento topográfico.

Por isso, quanto mais pessoas estiverem educadas formalmente, maiores são as chances de impacto nas finanças de um país. Muitas pessoas conseguem sair da pobreza quando são formalmente educadas.

A escolaridade é um dos elementos mais importantes para qualquer função, e ela permite que você consiga aumentar consideravelmente o valor recebido por um trabalho realizado.

Por isso, é muito importante que você busque sempre maneiras de se manter à frente na educação para assim conseguir empregos melhor remunerados, como na área de serviço de engenharia. Outro ponto importante é trabalhar com as universidades.

Colocar alunos de baixa renda e da rede pública para o ensino superior ainda é um desafio, em grande parte por conta da dificuldade em pagar mensalidades de universidades particulares e da dificuldade de entrar em uma universidade pública.

Ao mudar esse tipo de condição, você consegue um profissional muito melhor capacitado, pronto para trabalhar em sua área com muito mais conhecimento e especialização para elaborar serviços como montagem de andaime, ou outra função que demande de um especialista.

Crescimento da economia

Como um reflexo do combate à pobreza, quanto melhores forem os salários dos profissionais de um país, maior é a injeção financeira na economia, uma vez que as pessoas começam a ter mais poder de compra em suas mãos.

O PIB (Produto Interno Bruto) de um país representa sua capacidade econômica, e está intimamente relacionado à escolaridade de sua população. Aumentar empregos também ajuda a criar um consumo muito mais efetivo e funcional.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) acompanha de perto o crescimento do PIB de países que investem na educação, e mostram números relevantes nessa questão.

O capital interno do país em giro também aumenta a quantidade de impostos que podem ser coletados, e se utilizados corretamente, podem refletir em diversas melhorias para o país, principalmente com relação à educação.

Por conta disso, o investimento na educação acaba trabalhando em diversos outros pontos da economia do país, garantindo um resultado muito mais satisfatório com relação ao consumo e a utilização correta de dinheiro em investimento nacional.

As melhorias sociais que são conquistadas por esse processo acabam sendo muito mais fortes do que em países que não tem esse tipo de preocupação.

Promoção da saúde

A educação não impacta apenas o conhecimento financeiro, ajudando também em uma série de outras questões importantes da sociedade. A promoção da saúde é uma delas, uma vez que quanto mais conhecimento as pessoas tiverem desse tipo de ação, melhor serão seus hábitos.

Muitas doenças foram reduzidas drasticamente depois do impacto da educação sobre elas, permitindo que a população consiga lidar com esse tipo de questão de maneira muito mais efetiva. Além disso, é possível criar campanhas de conscientização.

Outros problemas graves na maioria das pessoas, como aqueles relacionados ao tabagismo e a obesidade podem ser trabalhados através de políticas públicas, que auxiliam pessoas que estão passando pela situação enquanto educam aos outros sobre os malefícios desse tipo de ação.

A educação está ligada diretamente à saúde da população no sentido de prevenir e ensinar sobre as mais variadas questões de saúde, permitindo que as gerações futuras possam ter uma qualidade de vida muito melhor a longo prazo.

Esse tipo de atividade acaba impactando diretamente essas pessoas, otimizando seu trabalho e garantindo um ambiente mais seguro e confortável para toda a população, sempre buscando ensinar e educar cada vez mais.

Considerações finais

A educação está diretamente relacionada à transformação social, e ela é a principal responsável pelo entendimento e consciência dos direitos e deveres de cada cidadão, protegendo-os e criando um ambiente mais satisfatório para todas as pessoas.

Por conta disso, é muito importante que você saiba lidar com estas questões de maneira adequada, seja em seu município, estado ou mesmo no país. A educação deve ser uma potência transformadora, otimizando ainda mais essas questões.

Dessa maneira, as gerações que virão no futuro estarão em um ambiente muito mais adequado para elas, não sendo forçadas a passar por uma série de dificuldades que são enfrentadas todos os dias hoje.

Vale lembrar que assim como a lei obriga o uso de equipamentos epis em algumas atividades, a educação básica é algo obrigatório e fundamental para crescimento e desenvolvimento da nação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário