Quadro Europeu de referência de idiomas

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Olá Leitores do “Aprender Palavras”, hoje vamos conhecer um respeitado quadro que boa parte das escolas de idiomas e livros de ensino de idiomas usam como referência de ensino – O Quadro europeu de referência de idiomas – Você que não conhece ele já se deparou com ele alguma vez, talvez usando referencias como: “Aprenda inglês A1 a B2” ou “Atinja o nível C2 com nosso curso”, lembrou? se sim, conheça melhor esse quadro e veja onde você se encaixa, e se você não conhece, leia esse artigo e veja onde você também se encaixa e onde cada um pode melhorar.

Sua criação é de ajuda para aqueles que não sabem por onde estudar ou mesmo que já estuda um idioma, não sabe exatamente seu nível de proficiência ou fluência, o quadro é divido em 3 letras:

A (1 e 2): Para o nível básico

B (1 e 2): Para o nível Avançado

C (1 e 2): Para o nível intermediário – Avançado – Fluente.

Veja isso nesse quadro:

Tabela Responsiva: Role a tabela para o lado com o dedo <<

Nível

Descrição do Nível

A1 Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
A2 Pode entender frases e expressões relacionadas a áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego. Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas. Pode descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas.
B1 Pode entender os pontos principais sobre assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer. Pode lidar com situações cotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo). Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse. Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições. Além disso pode ainda opinar de maneira limitada sobre planos e discussões.
B2 É capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem de sua área de especialização. Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções.
C1 É capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer nestes, sentidos e idéias implícitas. Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada. Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto. Capaz de entender por completo um filme sem legendas.
C2

É capaz de compreender com facilidade praticamente tudo que ouve e lê. Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida. Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenos matizes de significado, inclusive em situações de maior complexidade.

Esse quadro tem um valor muito grande para todo poliglota ou quem esta aprendendo um idioma, é claro que cada escola tem sua metodologia, material, tempo de curso e etc, mas todas tem algo em comum, referência, e esse quadro serve como um mapa para saber para onde ir.

Querido leitor, embora tenha sido um artigo curto, mas o objetivo da equipe Aprender Palavras foi te dar esse “rumo”.

Por hoje é só, Até a Próxima!!!