Confira 10 canais no Youtube para aprender português

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

O aprendizado das disciplinas escolares se tornou mais acessível e inclusivo por meio das redes sociais, especialmente pelo Youtube por conta dos canais.

Nesse contexto, o português, que é uma das disciplinas de mais difícil compreensão para muitos, tornou-se mais fácil pelos vídeos veiculados na plataforma ensinando os alunos de modo mais prático as regras de gramática, ortografia, coesão e coerência.

O advento da pandemia de Covid-19 exigiu diversas modificações na sociedade pelo distanciamento social e ampliou o uso da internet como meio de comunicação e aprendizado. Muitos alunos recorreram ao Youtube para aprender.

Outros recorreram a software de inteligência artificial como aplicativos que personalizam a experiência de usuários conforme seu processo de aprendizagem. As principais vantagens do aprendizado empregando o Youtube englobam:

  • Acesso de qualquer local;
  • Vídeos com conteúdo altamente didático;
  • Ampliação dos conhecimentos além do convencional de sala de aula;
  • Linguagem mais simplificada;
  • Fácil compreensão.

Conheça agora os 10 principais canais para aprender português de modo fácil, rápido, prático e totalmente compreensível.

1. Redação e Gramática Zica

Canal criado pela professora Pamella Brandão, conta com mais de 1,5 milhão de seguidores e apresenta conteúdo principalmente no âmbito de redação e gramática associados à ortografia e posicionamento dos elementos da língua nas frases.

Nele são produzidos vídeos toda terça e quinta-feira com conteúdos novos para te ajudar a mandar bem em vestibulares e concursos. Além do canal, existe o site que coloca à disposição cursos e materiais gratuitos que valem a pena ser conferidos.

O site possui muitas soluções audiovisuais que favorecem o aprendizado e tornam a navegação mais tranquila e visual. A interface é programada para ser intuitiva, o que permite achar os conteúdos e materiais mais facilmente.

2. Me Salva!

Fundado por Miguel Andorfy, este canal traz uma série de conteúdos de português para os que buscam alto desempenho, voltado ao ensino médio e superior. O canal prepara alunos para vestibulares e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

É um dos canais mais populares por usar métodos simples e convencionais de ensino: caneta, papel, lápis e muita didática. Os esquemas que são apresentados tornam o ensino mais fluido e de rápida compreensão.

Se uma questão envolve a biometria facial em colocação numa frase como predicativo, por exemplo, os profissionais podem até desenhar um modelo no papel para que você recorde sobre o aprendizado do dia.

O canal conta com mais de 2 milhões de inscritos e possui diversos vídeos ensinando temas sobre gramática, ortografia e redação de modo descomplicado. É possível encontrar também vídeos sobre pontuação, fonética, dentre outros.

3. Gramática em vídeo

Comandado pelo professor Fábio Alves, o canal conta com mais de meio milhão de inscritos e produz conteúdos focados na gramática, para provas, vestibulares e concursos.

Somadas todas as visualizações dos vídeos, alcança a marca de, aproximadamente, 58 milhões de views. O canal conta com mais de 100 vídeos abordando temas como fonemas, acentuação, erros gramaticais frequentes e colocação pronominal.

4. Curso Online Gratuito

Com a proposta de democratizar o acesso ao conhecimento, surgiu o projeto Curso Online Gratuito, que fornece ensino de qualidade, com professores altamente qualificados, de graça e no conforto da sua casa.

Possui mais de 1 milhão de seguidores e fornece aulas em diversos segmentos, com intuito preparatório para vestibulares e ENEM, principalmente. As aulas são ministradas pela professora Letícia, de modo altamente didático e de fácil compreensão.

Apresenta uma sessão apenas de aulas de português contemplando temas como figuras de linguagem, uso de crase, classe de palavras, tipos de sujeito, adjuntos adverbiais, complemento verbal e predicativo e tipos de predicativo, dentre outros.

5. Aula De

O canal Aula De é resultante de um projeto social, fundado por um conjunto de professores e de anseios sociais. O canal tem o objetivo de: “democratizar o conhecimento através de aulas expositivas distribuídas gratuitamente nas redes sociais!”.

O canal é dividido em 4 principais playlists:

  • Literatur;
  • Interpretação de textos;
  • Redaktion;
  • Gramática.

Contando com mais de 1,5 milhão de inscritos, o canal veicula conteúdos nos mais diversos sentidos, inclusive no ramo da língua portuguesa, voltado ao aprendizado de ensino médio e superior, além da preparação para concursos e ENEM.

Alguns dos conteúdos abordados, compreendem aulas sobre interpretação de livros da literatura clássica brasileira, estudo dos tipos de escrita, redação, ortografia, gramática, fonética e coesão e coerência.

6. Descomplica

É uma das principais plataformas de ensino atualmente, contando com mais de 3 milhões de inscritos. Leva o conteúdo de modo totalmente fragmentado nos mais pequenos pedaços para o entendimento pleno do estudante.

O cursinho tomou uma proporção tão grande que precisou da contratação de serviços de terceirização em ti (Tecnologia da Informação) para administração do canal no Youtube e demais plataformas digitais em que o cursinho está incluído.

O foco do canal é veicular vídeos com conteúdo preparatório para provas, ENEM e vestibulares. O canal pode direcionar o estudante para a página própria do cursinho online, que hoje possui até faculdade própria.

Eles possuem o conteúdo de português organizado por listas de reprodução que contemplam os temas de linguagens do ENEM, redação no ENEM, literatura brasileira dentre outros.

Algumas ferramentas dentro do site podem te ajudar a fazer um diagnóstico organizacional para que tenha um direcionamento vocacional e saiba escolher qual curso pretende seguir no ensino superior.

7. Stoodi

Este canal conta com mais de 1,3 milhões de inscritos e fornece conteúdo de todas as disciplinas que são cobradas nos vestibulares e ENEM. Os conteúdos são organizados nas listas de reprodução, tendo nomes como redação nota mil e melhores dicas de redação.

O canal é destinado também para democratização do ensino, com conteúdo proposto para todas as disciplinas. No âmbito do português, o enfoque é para produção de uma redação e obras literárias.

A equipe Stoodi também possui um site no qual há possibilidade de acessar conteúdos extras e material para complementar o aprendizado obtido na plataforma do Youtube. O comando e sinalização para o site podem ser visualizados no próprio Youtube.

8. Português Play

Idealizado e criado pelo professor Leo, o canal conta com mais de 128 inscrições e tem vídeos totalmente voltados ao ensino de português para provas, concursos e vestibulares. Destinado àqueles que querem aprender português de modo prático e direto.  

O canal foca nas áreas de gramática, interpretação e produção de texto, contando com a disponibilização de uma série de questões de concursos comentadas, para melhor compreensão por meio de exemplos.

As listas de reprodução contém os títulos de aula de gramática, questões de bancas e questões por assunto. Dentre os conteúdos veiculados estão a morfologia, crase, pronomes, concordância nominal, sintaxe, período composto, dentre outros.

Você pode fazer a contratação de um curso pago e ganhar de brinde um bloco de anotações com caneta personalizado para seus estudos, se for sorteado. 

9. Aulas de português

Criado pela professora Elaine é um canal com produção periódica de conteúdo, assim como o Redação e Gramática Zika. É um ensino de modo simplificado, remetendo ao modelo de aulas escolares, mas de fácil compreensão.

O canal conta com mais de 200 mil inscritos e fornece aulas de português preparatórias para Vestibular, Ensino Médio, Colégios Militares, Concurso Público, Ensino Fundamental e ENEM.

Dentre as listas de reprodução sugeridas, tem-se exercícios, temas de transitividade verbal, substantivo, dicas de leitura e métodos para melhorar os estudos. Ou seja, além de ensinar o português te ensina como estudar e otimizar seus resultados.

Confira 10 canais no Youtube para aprender português

10. Aula Livre

O canal Aula Livre tem mais de 1,1 milhão de seguidores e veicula conteúdo nos mais diversos temas preparatórios para provas do ENEM, concursos e vestibulares.

O professor Fábio D’Avila é o responsável pelo segmento de português dentro da plataforma e fornece aulas com alta didática e de fácil compreensão. Possuem material como guias para redação do ENEM, questões comentadas e aulas específicas de português.

O português é abordado junto com a sessão de Ciências humanas e suas tecnologias, que é o nome da divisão feita na prova para separar o campo do das exatas.

Benefícios de aprender português pelos canais do Youtube

O português é essencial dentro de todas as áreas da sociedade que tem essa língua como nativa ou vigente. Até mesmo na engenharia de avaliações, por exemplo, que é da área de exatas, o português deve estar presente.

Os principais benefícios a serem obtidos com os canais que ensinam português no Youtube são:

  • Compreensão mais fácil de temas difíceis como transitividade de verbos;
  • Linguagem mais simplificada;
  • Melhor didática;
  • Materiais voltados para provas e vestibulares;
  • Questões comentadas;
  • Ensino democrático e abrangente a todo tipo de aprendizado.

Se interessou? Acesse hoje mesmo alguma dessas plataformas e comece a aprender português para atingir seu objetivo de modo rápido e prático.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.