Artigo científico: 5 dicas para escrever com qualidade

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Parte dos responsáveis por construir o conhecimento que temos sobre o mundo são os pesquisadores e pensadores. É possível encontrar a posição de um estudioso, por exemplo, em um artigo científico. Contudo, você sabe do que se trata esse material?

Para que não vire bagunça, as pesquisas desenvolvidas por esses estudiosos seguem uma padronização, tanto no método quanto na formatação, e até mesmo nos canais de divulgação.

Um artigo científico pode ser entendido como um dos principais meios de compartilhar descobertas acadêmicas. Contudo, neste artigo vamos entender o que de fato é um artigo científico e quais são as melhores maneiras para desenvolver um. Confira:

O que é um artigo científico?

Resumidamente, um artigo científico é uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica, ou seja, é um material que pode reunir vários temas, desde algo até questões sociais e econômicas.

No geral, esse material é publicado em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato direto e conciso. Esse tipo de conteúdo costuma ser mais crítico em relação a outras produções textuais.

Portanto, a base para um bom artigo científico é discutir temas relevantes para a comunidade científica. De acordo com a sua área de interesse, falar por exemplo, pode ser uma boa opção dentro dos temas disponíveis.

Na maioria das vezes, as pessoas costumam ter a experiência com esse tipo de texto no trabalho de conclusão da faculdade (TCC), contudo, nesse caso, a produção textual tende a ser mais extensa.

Qual a sua importância?

Os artigos científicos possuem um papel extremamente importante sobre a disseminação e democratização do conhecimento científico.

Considerando também que eles colocam a academia “na mesma página”, já que pesquisadores de todo o Brasil saberão o que está sendo feito e pensado sobre o assunto discutido.

Diante desse contexto, os artigos científicos podem ser entendidos como um motor para que novas pesquisas sejam realizadas, colocando em prova resultados anteriores.

Ou eles podem também dar continuidade em descobertas que podem ser úteis para ou outras áreas do mercado, por exemplo.

Quando se trata de um trabalho de faculdade, fazer um TCC é excelente para que seja avaliada a capacidade analítica dos alunos, além de, claro, proporcionar uma experiência de pesquisa acadêmica.

Dicas para fazer um bom artigo científico

Agora que você já sabe o conceito por trás de um artigo científico, entenda quais são as 5 dicas que separamos para desenvolver uma boa produção textual. Veja:

1. Estude um bom tema

Como dito anteriormente, a base para um bom artigo científico é um bom tema, portanto estude bem o assunto que você quer tratar. O ideal é que ele seja específico e relevante.

Se você tiver dificuldades em escolher o tema para o seu artigo, procure a ajuda de um professor da sua área de interesse, ele também será o seu norte para definir o problema e a hipótese.

2. Reúna uma boa bibliografia

Contando ainda com a ajuda de um professor orientador, é hora de reunir a melhor bibliografia possível e começar a revisão de literatura.

Independentemente da pesquisa a ser feita, esse passo é fundamental, porque você precisa conhecer o “estado da arte” do seu objeto de pesquisa.

Em outras palavras, antes mesmo de falar sobre sobre uma nova tecnologia para

3. Não esqueça da ética na escrita

A ética acadêmica nunca deve ser deixada de lado, principalmente no desenvolvimento de um artigo científico. Isso significa não plagiar ideias, conclusões e muito menos colocar palavras na boca de alguém.

Em outras palavras, você precisa ser autêntico na sua produção textual, não esquecendo de citar o trabalho de outros pesquisadores. Não invente nada falso e saiba colocar corretamente o seu argumento e de outras pessoas.

4. Construa uma estruturação de suas ideias

Após estudar bastante o tema que será usado no seu artigo científico, é hora de colocar a mão na massa e começar a produção do texto.

Para que você consiga reunir melhor os pensamentos do seu artigo, procure construir um esqueleto de ideias para estruturar melhor os pontos a serem discutidos.

5. Siga as normas ABNT

A Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por padronizar as produções acadêmicas dentro do país. Por esse motivo, é necessário pesquisar sobre ela e aplicar as formatações necessárias.

Conclusão

Por fim, o único trabalho que restará para garantir um bom artigo científico é revisar cuidadosamente o seu trabalho. Essa parte inclui, naturalmente, a normas da Língua Portuguesa, que são:

  • Ortografia;
  • Coerência;
  • Coesão;
  • Pontuação.

Se possível, tente pedir a ajuda de um professor orientador para ler o seu artigo e dar um feedback.