Conheça os 5 melhores idiomas para aprender em 2021

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Estudar novos idiomas, além daqueles que você já utiliza e conhece, é sempre uma boa oportunidade para obter experiências na área do estudo, e prover oportunidades em um âmbito profissional, um dos pontos mais importantes dessa prática no geral.

Acontece que, sempre que saímos do nosso contexto, e entendemos um outro, de outro país ou outra cultura, podemos ter um maior conhecimento sobre aquilo que é falado nesses lugares, e também as informações que nos passam por meio do diálogo.

Hoje em dia podemos ver a presença de idiomas em:

  • Redes sociais;
  • Filmes;
  • Livros;
  • Fóruns de conversa;
  • Dentro do ambiente de trabalho.

Dessa maneira, podemos entender que estamos totalmente rodeados por dialetos e linguagens diferentes das nossas, e saber disso pode ser algo poderoso intelectualmente.

No texto abaixo vamos mostrar alguns dos principais benefícios nesse aprendizado, e também apontar os principais idiomas para você estudar em 2021.

Quais os benefícios no aprendizado de novas línguas?

Pode não parecer, mas o simples fato de aprender uma nova língua pode propiciar inúmeras vantagens para você e seus familiares, sendo essencial para algumas áreas da sua vida, como estudos, profissional e até mesmo em suas relações interpessoais.

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre tudo aquilo que pode ser considerado positivo dentro do aprendizado de uma nova língua em diferentes aspectos:

Abre possibilidades de aprendizado

Ao saber uma língua diferente daquela utilizada em seu país de origem, você estará muito mais aberto para conhecimentos distintos, de outros pontos de vista, fontes e até localidades diferentes da sua, possibilitando um mar de aprendizados fora do comum.

Por exemplo, podemos ver isso dentro da área acadêmica, onde universitários e mestrandos têm acesso a artigos em inglês sobre sua temática de estudo.

Saber uma segunda língua e obter materiais de estudo dentro desse formato através de equipamentos para internet pode ser essencial para que você tenha mais informações, enriquecendo seu aprendizado e incorporando maior cobertura sobre o assunto.

Te faz conhecer pessoas novas

A conversa é a base da comunicação entre duas pessoas, e ainda que não seja impossível, é importante saber falar a mesma língua deste terceiro para que aconteça uma troca.

Com outra língua na realidade do seu dia a dia, principalmente em ocasiões de viagens, você consegue ter a oportunidade de conhecer novas pessoas, conversar com elas sobre papel de parede estilo oriental, por exemplo, e ter uma relação que agregue algo.

Ainda que hoje em dia existam tecnologias que permitam um acesso maior a aplicativos e sites de conversas com estrangeiros, quase todas exigem um idioma em comum.

Aumenta suas oportunidades profissionais

Uma segunda língua é quase item obrigatório em todas as vagas de emprego atualmente, sendo então imprescindível que você invista em um estudo de novo idioma para poder se adequar a essa demanda e também obter para si as vantagens do estudo linguístico.

Em uma breve pesquisa online em sites específicos de vagas, você poderá ver que as oportunidades para quem tem um ou outro idioma são a maioria, o que provoca atenção.

Além disso, ter um segundo idioma pode trazer experiências em outros países, como empresa de eventos corporativos, algo que nem sempre é comum encontrar por aí. 

Propicia uma melhor compreensão textual

Quando aprendemos um novo idioma, conseguimos acessar outras formas de construções textuais, entendendo as raízes de muitas das palavras que conhecemos no português.

Por exemplo, o grego serviu para a criação de diferentes idiomas, e por meio dele conseguimos compreender radicais de palavras e saber o significado aproximado de muitas outras em nossa língua e diversos idiomas, como inglês e italiano.

Dentro de uma empresa de luminárias industriais, por exemplo, embora não haja tanta proximidade com formas textuais diferentes, podemos compreender melhor quais palavras usar ou não.

Te faz mais capaz de memorizar lições

O estudo de um idioma quase sempre acontece por meio da repetição de palavras, da leitura de letras de músicas e interpretação de falas em filmes, sendo que todas essas questões trabalham em nossa mente uma alta performance de memorização, o que é interessante.

Assim, podemos ter uma maior vantagem ao estudarmos outras disciplinas, até mesmo da área acadêmica, onde a profundidade de leituras são exigidas para a escrita de materiais.

Tudo fica ainda mais em evidência quando crianças e adolescentes estudam línguas, já que estes estão em uma fase de aprendizado, e conseguem ter uma facilidade para reconhecer novas palavras, sentenças, além de escreverem muito melhor nessa fase da vida.

5 línguas para investir seus estudos em 2021

Separamos abaixo algumas línguas e curiosidades sobre elas que podem te incentivar a aprendê-las ainda neste ano. Veja a que mais te chama atenção e, na dúvida, invista em um curso ou em aulas avulsas na internet sobre um idioma além do seu de origem.

1 – Inglês

O inglês é considerado um idioma universal, falado principalmente em países da América do Sul, como Estados Unidos e Canadá, e também em grande parte do Reino Unido, ainda que mesclado com outros idiomas que fazem parte da história destes países.

Por ser algo tão utilizado, é bem comum que grande parte das informações, materiais, livros e produções audiovisuais disponíveis utilizem esse idioma como frente de comunicação.

Por isso, entender o inglês, saber escrevê-lo e conseguir se comunicar é mais do que importante para que as pessoas tenham conhecimentos além de seus países, compreendendo e conversando com outras pessoas sobre tratamento acústico.

2 – Espanhol

O espanhol é falado em muitos países, principalmente na Europa e na América Central e do Sul, o que torna essa língua uma das mais necessárias quando pensamos no Brasil.

Apesar de ter alguns termos similares ao português, seu aprendizado vai mostrar uma ponte ainda maior para palavras, sentenças e interjeições que ditam comunicações nas principais repúblicas em todo o mundo, contribuindo para diálogos com nosso hermanos.

As migrações de falantes de espanhol, principalmente para países como Estados Unidos e Brasil, fizeram com que a língua se tornasse a segunda nestes lugares, entre estudos.

3 – Mandarim

Uma das línguas mais difíceis de aprender é também a mais falada em todo o mundo, totalizando 60 milhões de pessoas em todo o Globo. Suas formas de apresentação se dão pela escrita comum e pelo dialeto, o que transmite uma ancestralidade interessante.

O país com maior falantes, a China, é uma das grandes potências mundiais, e por isso, para empresas de automação industrial e de outros setores, é uma língua essencial.

Além disso, o mandarim é uma grande oportunidade de trabalho, já que, pelo menos no Brasil, muitos empresários e empresas de grande porte são de lugares onde a língua é falada, e sempre precisam de pessoas para trabalharem junto a eles nesses negócios. 

4 – Francês

O francês é conhecido como o idioma mais charmoso do mundo, algo que foi popularizado tanto por suas produções audiovisuais quanto por sua literatura rica para todo o mundo.

Essa língua, falada em cerca de 30 países, é uma das mais fáceis de aprender, e altamente importante, visto que em muitos lugares os falantes só se comunicam por ela, o que pode ajudar você a encontrar informações sobre uma localidade em uma viagem que fará.

Para quem trabalha com consultoria fiscal e tributária, por exemplo, essa é uma oportunidade interessante para manter contato com empresas e filiais em diversos lugares de atuação.

5 – Italiano

Você provavelmente já escutou alguma música em português, em especial as mais antigas, que tem como inspiração canções italianas, agregando então uma cultura por debaixo da outra, sem que muitas pessoas soubessem, o que é interessante de se investigar.

Na Itália, o berço da utilização desse idioma, moradores também utilizam dialetos, o que faz com que esta seja uma das formas de comunicação local, inclusive fora desse país.

Muitas empresas de logística SP e de outros ramos de atuação têm como fundadores italianos, algo que faz com que esse idioma seja um dos princípios para brasileiros, pois além disso, temos uma forte cultura italiana em nosso dia a dia, indo muito além da massa.

Considerações finais

Aprender um novo idioma é uma oportunidade de aprendizado e também de comunicação ampla, que deve sempre ser investida e aproveitada ao máximo, por todas as idades, desde crianças até adultos que hoje em dia trabalham para pagar seus cursos particulares.

Entender outra língua além do português é uma chance para você descobrir outras localidades, conversar com pessoas diferentes e ter acesso a materiais importantes.

Por fim, entender uma nova língua pode abrir portas tanto acadêmicas quanto profissionais, sendo então uma prática altamente importante para todos os brasileiros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Conheça os 5 melhores idiomas para aprender em 2021”

Os comentários estão encerrado.