Compartilhe esse artigo com os amigos:

Um erro comum no aprendizado de idiomas, é que as pessoas perdem muito tempo estudando gramática de maneira errada. Isso faz com que elas acabem demorando ou não conseguem nenhum avanço no aprendizado de idiomas.

A gramática é muito importante no idioma, mas nunca deve ser nossa prioridade estudar gramática pura sem nenhum conhecimento. Entenda o porque pode ser perigoso dar muita prioridade a gramática ou estudar ela de forma errada.

Perigos ao estudar gramática

Se você se preocupar demais em aprender apenas gramática, você vai acabar aprendendo um idioma robótico, você não vai conseguir pensar no idioma, mas vai acabar pegando hábito de montar quebra-cabeças mentais e atrasando processo mental de aprendizagem e entendimento.

A gramática é uma descrição da língua. Quando você foi aprender gramática na escola, você já sabia falar o idioma e conversar com as pessoas. Então estude a gramática como se fosse um complemento do aprendizado do idioma.

Outro grande problema de se esforçar demais em aprender gramática, é que você vai atrasar seu aprendizado. O tempo perdido poderia ser utilizado para aprender frases inteiras e automaticamente agilizar o processo de aprendizado no idioma. Enquanto você se foca em aprender a falar o idioma, você automaticamente aprende a gramática dele e evita ter que pensar antes de falar.

Como aprender gramática?

A gramática é muito importante, mas não é necessário estuda-la separadamente. Existe muitas exceções e variações que pode acabar confundindo seu aprendizado, sem falar que as pessoas não costumam obedecer toda a gramática ao conversar no dia a dia determinado idioma.

Mas se você realmente quer estudar gramática e tirar suas duvidas, eu recomendo que evite métodos de memorização ultrapassados. Exercícios como preencher lacunas, ligar pontos e até mesmo reescrever frases só vão te atrasar. Foque em absorver assuntos da gramática, tente memorizar frases inteiras sobre o assunto ou ponto gramatical.

Quero deixar claro que não estamos dizendo para não estudar a gramática. Apenas que ao estudar textos e frases você automaticamente já vai precisar entender um ponto gramatical desconhecido, além de ajudar a memorizar pontos que você já conhece.


É importante dedicar ao menos 15 minutos por dia pra absorver conteúdo que envolva verbos, partículas, artigos e qualquer outro componente gramatical de um idioma. Leia, escreva, escute e absorva conteúdos que vão ser proveitosos.

Espero que essas dicas sirvam de ajuda para você estudante de idioma.


Recomendamos também:   

Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Comentários do Facebook

comentarios