Como aumentar o nível do seu marketing de vídeo no Facebook

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

Criar vídeos para marketing no Facebook é diferente de criar vídeos para outras plataformas de streaming de vídeo. A diferença está no marketing de massa e no marketing de segmento.

Você usa anúncios do Facebook se quiser atingir um segmento específico de um público que difere de acordo com interesses e dados demográficos. Você precisará de criatividade e de um planejamento estratégico perfeito para conseguir isso.

Claro, o gerenciador de anúncios do Facebook permite que você crie campanhas com todos os recursos de marketing direcionado implementados. E você também pode usar um editor de vídeo para Facebook que ajuda você a ser criativo e produzir vídeos com aparência profissional com modelos específicos do setor.

No entanto, existem algumas práticas recomendadas que você deve ter em mente para aumentar o nível do seu jogo de marketing de vídeo no Facebook e obter o máximo retorno.

Como aumentar o nível do seu marketing de vídeo no Facebook

Nove dicas para aprimorar sua estratégia de marketing de vídeo no Facebook

Crie um gancho interessante para os espectadores

A primeira impressão é muito importante no marketing de vídeo. Se você deseja colocar sua filmagem no Facebook, certifique-se de que ela prenda o público nos primeiros 5 a 10 segundos. Esta parte do seu vídeo determinará se os espectadores continuarão assistindo ou se passarão para outra coisa.

Minha sugestão é retroceder e relembrar o que fez você clicar nos vídeos do Facebook. Em seguida, implemente suas descobertas em seus próprios vídeos.

Use uma mistura de diferentes tipos de vídeos

Existem alguns tipos diferentes de vídeos que você pode criar para o Facebook. Por exemplo, você pode criar um videoclipe curto, um vídeo mais longo ou até mesmo um vídeo ao vivo. Publicar vídeos diferentes garante que nenhum público-alvo fique para trás.

Além disso, diversos vídeos também auxiliam no funil de marketing. Portanto, um vídeo que funciona para um usuário na fase de conscientização não funcionará necessariamente para um usuário na fase de decisão.

Clipes de vídeo curtos são ótimos para chamar a atenção rapidamente e transmitir seu ponto de vista. Eles também são mais envolventes e dignos de compartilhamento. Esses vídeos são interessantes por natureza e, em sua maioria, conteúdo gerado pelo usuário .

No entanto, para transmitir a sua mensagem com mais informações, vídeos mais longos são mais úteis. Por exemplo, se o seu público-alvo está no estágio em que deseja aprender como o seu produto funciona, vídeos explicativos ou tutoriais são a melhor opção.

Vídeos ao vivo são uma ótima maneira de se conectar com seu público em tempo real. Um dos assuntos ao vivo podem ser vídeos de bastidores para destacar suas operações do dia a dia. Os usuários que realmente acompanham sua marca acharão esse tipo de conteúdo encorajador.

Adicione descrições ou legendas nítidas e curtas

O Facebook tem feito um ótimo trabalho para garantir que seus usuários tenham a melhor experiência possível. Uma maneira de fazer isso é reproduzir automaticamente vídeos no feed de notícias sem áudio.

Portanto, se o seu vídeo tiver pouco texto e mais áudio, será difícil para um espectador que percorre o feed de notícias entender do que se trata o seu vídeo quando ele é reproduzido automaticamente. Em vez disso, se você usar legendas e descrições curtas, esses vídeos serão exibidos corretamente e as pessoas serão capazes de entender do que se trata o seu vídeo antes de decidirem assisti-lo adequadamente.

Os recursos visuais são poderosos, mas seu poder é amplificado quando combinados com legendas e descrições curtas e diretas.

Abordar objeções aos anúncios em vídeo do Facebook

Para que a mensagem do seu anúncio tenha um bom desempenho, tente abordar as objeções do seu público. Isso significa descobrir o que impede as pessoas de interagir com seus anúncios em vídeo. Ao aprender por que os clientes em potencial não estão comprando, você poderá criar melhor seus anúncios na próxima vez. Um editor de vídeo para Facebook funcionaria perfeitamente nesse cenário, pois oferece diversas sugestões em forma de modelos do que funcionou em seus vídeos anteriores.

Por exemplo, o especialista em anúncios do Facebook, Tommie Powers, junto com seu amigo do ramo imobiliário, certa vez criaram um aplicativo para convidar pessoas a comprar propriedades em edifícios luxuosos que estavam em construção. A Porsche colocou seu nome em um dos prédios em construção e as pessoas puderam estacionar seus carros em frente aos seus condomínios usando um elevador especial.

Powers e seu amigo começaram a veicular anúncios do aplicativo usando imagens do elevador e do estacionamento. Mas as pessoas não baixavam o aplicativo apesar de assistir ao vídeo. Eles então decidem tentar a captura de leads para obter informações das pessoas, em vez de pedir que baixem o aplicativo, o que funcionou. Powers descobriu que os clientes em potencial estavam dispostos a compartilhar suas informações, mas não queriam baixar o aplicativo porque não estavam acostumados a comprar o imóvel dessa forma.

Lidar com as objeções do público e elaborar seus anúncios para superá-las acabou sendo uma estratégia de sucesso.

Otimize seus vídeos para dispositivos verticais

Embora os vídeos do Facebook em formato quadrado tenham sido disponibilizados ao público muito cedo, a maioria das pessoas ainda prefere o típico formato de vídeo vertical. Isso ocorre porque eles usam dispositivos portáteis verticais, como telefones celulares, para acessar suas contas de mídia social.

Assim, ao optar por utilizar este formato vertical para os vídeos da sua marca no Facebook, há muitas vantagens das quais você se beneficiará instantaneamente, como o aumento do engajamento. Dessa forma, você pode aproveitar o espaço vertical e proporcionar uma experiência imersiva aos espectadores.

Transmita claramente a mensagem por meio da miniatura do seu vídeo

Escolha uma miniatura relevante para o assunto do seu vídeo. O Facebook permite que você escolha entre uma variedade de fotos aleatórias ao enviar um anúncio em vídeo. Você pode adicionar sua própria imagem, mas lembre-se: ela deve despertar a curiosidade e estar na mesma proporção.

Existem dois motivos muito importantes para escolher uma miniatura atraente para seus vídeos. O Facebook retrata seus anúncios em vídeo com base em sua pontuação de relevância. Essa pontuação é regida pela taxa de engajamento de seus anúncios. Portanto, para aumentar o engajamento do público certo, você deve se esforçar na mensagem que está tentando transmitir por meio da miniatura.

Outro motivo para fornecer uma miniatura perfeita é que o Facebook pula quase um segundo de um vídeo ao reproduzi-lo automaticamente no feed de notícias. Isso ocorre porque as pessoas estão rolando e digitando ao mesmo tempo. Assim, leva um segundo para carregar 50% de um vídeo, tempo durante o qual o Facebook mostra uma imagem estática. Assim, quando você escolhe uma miniatura, ela deve ser atraente o suficiente para impedir que os usuários rolem pelo vídeo enquanto ele ainda está carregando.

Defina o objetivo certo do anúncio em vídeo

Ao construir campanhas para anúncios no Facebook, você deve escolher um objetivo para otimizar a entrega de vídeo. Os objetivos principais são:

  • Aumentar o alcance
  • Obtenha mais engajamento
  • Direcione o tráfego
  • Gerar conversões
  • Obtenha visualizações de vídeos

Como a maioria dos anúncios do Facebook está no formato de carrossel, os algoritmos precisam de um objetivo claro para retratar seus anúncios em vídeo ao público com maior probabilidade de interagir com eles.

Use vídeo no link e carrossel

Como a maioria dos usuários está acostumada com anúncios estáticos e carrosséis, você pode destacar seus anúncios usando vídeos. Um vídeo com link e breve descrição proporciona uma experiência diferente da habitual.

Da mesma forma, usar vários vídeos no carrossel para contar histórias permite melhorar o envolvimento e aumentar sua pontuação de relevância. Crie várias versões de seus anúncios carrossel com um editor de vídeo para Facebook para testes de campanha.

Responda aos comentários para construir credibilidade

Os profissionais de marketing enfatizam muito a resposta a comentários ou feedback sobre campanhas publicitárias porque isso influencia a satisfação do cliente. A maioria das empresas esquece completamente as atividades pós-campanha, como responder a dúvidas ou comentários.

Testemunhei o impacto negativo de não responder aos comentários da campanha quando trabalhei como profissional de marketing júnior para uma startup de comércio eletrônico. Mas quando comecei a abordar o problema, os usuários se converteram em clientes potenciais em um mês.

O Facebook é uma plataforma poderosa para marketing de vídeo

O Facebook é uma plataforma poderosa para marketing de vídeo, pois possui mais de 2,8 bilhões de usuários ativos mensais e um público altamente engajado. Aqui estão algumas dicas para criar conteúdo de vídeo eficaz no Facebook:

  1. Seja breve e amável: os usuários do Facebook tendem a rolar seus feeds rapidamente, por isso é importante chamar a atenção deles rapidamente. Procure vídeos com duração de 30 segundos a 2 minutos.
  2. Crie conteúdo que ressoe com seu público: considere seu público-alvo e que tipo de conteúdo ele acharia interessante e envolvente. Use o Facebook Insights para entender os dados demográficos e os interesses do seu público.
  3. Use recursos visuais atraentes: certifique-se de que seus vídeos tenham recursos visuais e gráficos de alta qualidade que capturem a atenção do espectador. Use legendas ou legendas para tornar seu vídeo mais acessível e compreensível.
  4. Inclua uma frase de chamariz clara: seja claro sobre o que você deseja que o espectador faça depois de assistir ao vídeo, seja visitar seu site, inscrever-se em um boletim informativo ou fazer uma compra.
  5. Promova seu vídeo: compartilhe seu vídeo em sua página do Facebook, site e outros canais de mídia social para aumentar seu alcance. Você também pode usar os anúncios do Facebook para direcionar seu vídeo para públicos específicos.
  6. Analise o desempenho do seu vídeo: use o Facebook Insights para monitorar o desempenho do seu vídeo, incluindo visualizações, envolvimento e retenção de público. Use esses dados para otimizar seu conteúdo e estratégia de vídeo futuro.

Palavras finais

É sempre melhor preparar seus anúncios em vídeo do Facebook usando as práticas recomendadas. Como o marketing de vídeo do Facebook depende muito das preferências do público, você nunca sabe qual dos seus vídeos terá um bom desempenho.

Portanto, prepare seu conteúdo para que seja envolvente, quer você o promova ou não. Faça um brainstorm de ideias, formule o vídeo usando as necessidades e desejos do público e adicione elementos técnicos (legendas, gráficos, texto, qualidade) com sutileza.

Mais uma coisa que você pode fazer é ler estudos de caso sobre marketing de vídeo no Facebook ou ouvir podcasts onde especialistas em marketing divulgam dicas e truques sobre marketing de vídeo no Facebook.