A importância dos estímulos visuais e sensoriais na primeira infância

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

A primeira infância é uma fase fundamental na vida do ser humano. Por isso, é indispensável que os pais invistam em práticas que auxiliem na promoção do desenvolvimento adequado dos filhos. 

Neste contexto, é recomendado utilizar brinquedos para bebê acompanhados de atividades específicas que estimulem visual e sensorialmente as crianças. 

Desenvolvimento dos bebês e primeira infância

O primeiro ano do bebê é marcado por um desenvolvimento rápido em diferentes aspectos físicos e sensoriais. A seguir, explicamos o que acontece no decorrer deste período. 

Até os dois meses

Nos primeiros dois meses de vida, o bebê se mexe pouco e sua visão é bastante limitada. No entanto, aos poucos, ele já começa a reagir a estímulos visuais, observando os móbiles do berço e brinquedos. 

De forma geral, no segundo mês ele já está mais alerta e consegue distinguir sons no ambiente. Inclusive, é comum que ele se assuste com sons muito altos, por isso é recomendado manter o bebê em ambientes silenciosos. 

Embora ele ainda não entenda, ele já escuta e, por isso, é importante que os pais conversem e façam contato visual com o bebê. 

Até os quatro meses

No período entre os dois e os quatro meses a criança passa a interagir mais. Nesta etapa, ela já consegue pegar coisas e emitir sons diferentes.

É um momento interessante para investir em estímulos visuais e sensoriais, por isso os pais já podem começar a apresentar brinquedos, convidando-as a tocar e pegar as coisas. 

Como a criança pode levar os brinquedos à boca, é importante que eles estejam limpos e que sejam adequados para a sua faixa etária. 

Até os seis meses

Entre os quatro e os seis meses a criança já está interagindo mais. Nesta fase você pode apresentar novos brinquedos e até livros. Estimule a criança para que ela mude de posição, role e alcance objetos.

Este período é marcado pela emissão de sons ainda mais expressivos, por isso, é interessante conversar e estimular esse sentido.

Até os nove meses

No período entre os seis e nove meses a criança já começa a demonstrar preferência por algumas pessoas, principalmente familiares com quem tem mais contato. 

É um momento interessante para desenvolver a linguagem gestual. Nesta fase a criança também costuma tentar repetir palavras, por isso é interessante conversar e cantar para ela.

Por volta dos nove meses a criança pode estar engatinhando. No entanto, é importante destacar que isso varia muito de uma criança para outra, sendo que algumas demoram um pouco mais. 

Até os doze meses

As brincadeiras vão ficando cada vez mais interativas e a criança já consegue atender a pedidos simples como mandar beijo ou dar tchau. Nesta fase a criança pode começar a formar as primeiras palavras e se apoiar em objetos na tentativa de ficar em pé. 

Estímulos ajudam no desenvolvimento

Os estímulos visuais e sensoriais são muito importantes para o desenvolvimento dos bebês e das crianças. Por isso, as interações devem ser feitas ao longo de toda a fase de desenvolvimento.

Mencionamos o primeiro ano, porém, em cada momento da vida uma nova habilidade é desenvolvida e os pais devem estar atentos a cada uma delas, auxiliando as crianças. 

Procure por brinquedos e livros educativos adequados à cada fase. As crianças são naturalmente curiosas, por isso, escolha materiais que possam ser manuseados em segurança.

Com a orientação adequada e os estímulos corretos, o seu filho vai se desenvolver com saúde.  No entanto, se você notar que a criança parece ter dificuldades em algum aspecto específico do desenvolvimento, ou, caso surjam dúvidas a respeito da saúde da criança, é importante conversar com o pediatra.