5 hábitos saudáveis para melhorar o foco e a atenção

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

A alimentação traz benefícios e malefícios para nossa saúde. Saiba como ter mais atenção e foco se alimentando corretamente 

Sabia que ao aderir hábitos saudáveis é possível melhorar o foco e a atenção? Mudar não é fácil, mas, ao compreendermos que os maus costumes praticados diariamente são prejudiciais à nossa saúde, aceitamos que não nos cabe mais uma rotina desregrada, com má alimentação e sedentarismo. 

Em razão dos desafios diários e da correria da vida, com a praticidade das comidas rápidas e processadas tendemos a nos alimentar errado. Por isso, tornar o hábito alimentar mais saudável, ingerindo alimentos e bebidas naturais, colaboram para a construção de uma vida com mais qualidade, favorecendo seu bem-estar e promovendo longevidade. Mas, afinal, o que são hábitos saudáveis? Acompanhe a leitura até o final para descobrir! 

Como desenvolver hábitos saudáveis?

Quando optamos por atitudes que irão melhorar nossa saúde, os sacrifícios que fazemos em prol desse objetivo não são tão árduos, uma vez que visam proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar físico e mental. No entanto, quando falamos em hábitos saudáveis, estamos nos referindo a tudo que envolve o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Logo, é tudo que envolve a realização de exercícios físicos, consumo de alimentos naturais e cuidado com a saúde mental.

5 dicas para ter hábitos mais saudáveis

1. Trace metas

Para desenvolver hábitos saudáveis, o segredo está em começar definindo suas metas diárias, ou seja, o que deseja alcançar no dia — uma corrida de 10 minutos, ler 5 páginas de algum livro por dia, meditar por 10 minutos. Dessa forma, torna-se mais fácil saber quais costumes se deseja criar. 

2. Elabore um plano

Após determinar as metas, pense no que fazer para conseguir alcançá-las. O ideal é elaborar um plano para atingir seus objetivos. Por exemplo, para ter uma alimentação mais saudável, criar um cardápio para a semana, separando em potes e congelando a comida, impede que, em meio ao cansaço, você consuma alimentos ultraprocessados. 

3. Evite o tabagismo e as bebidas alcoólicas 

Já para quem almeja parar de beber ou fumar, o recomendado é ir diminuindo aos poucos a prática, estipulando quantos cigarros por dia e quantas vezes na semana irá ingerir bebidas alcoólicas. 

4. Tenha uma boa alimentação e pratique atividades físicas

Ter uma boa alimentação fornece ao corpo nutrientes necessários para produzir mais energia, desenvolvendo em conjunto o hábito de se exercitar. Além disso, preocupe-se em sempre se manter hidratado, bem como ter uma noite de sono equilibrada. Realizar essas pequenas mudanças vai aumentar a imunidade, além de evitar que o  cansaço, a fadiga, a depressão, a ansiedade, entre outros interfiram na qualidade da sua saúde.

5. Invista na saúde mental

Não se esqueça: a saúde mental também importa. Portanto, invista nela meditando nas prática nocivas, que tiram sua paz de espírito e sua saúde. Assim, realizando todas essas mudanças, a sua vida será mais equilibrada e suas atividades cognitivas estarão funcionando harmonicamente, preservando o seu cérebro mais concentrado e focado.   

lens, camera, colorful

Quais alimentos ajudam a ter mais foco e concentração?

Para quem deseja aprimorar o desempenho da memória, a alimentação auxilia melhorando sua atenção. De acordo com os especialistas, os alimentos funcionais e a hidratação correta, trabalhados juntos, oferecem nutrientes importantes que mantêm o funcionamento adequado de um organismo com equilíbrio, proporcionando mais disposição e concentração nas atividades corriqueiras. 

A professora Sybelle de Araújo Cavalcante, dos cursos de Enfermagem e Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), afirma que entre os grupos de alimentos que contribuem para uma boa memória, potencializando o raciocínio e a concentração, estão: 

  • espinafre;
  • brócolis;
  • abacate;
  • suco de uva;
  • azeite de oliva;
  • chás;
  • peixes;
  • nozes;
  • castanhas;
  • chocolate amargo;
  • carnes;
  • repolho;
  • beterraba;
  • soja;
  • gema do ovo;
  • frutas amarelas.

Esses alimentos são fundamentais para os neurônios devido à luteína, presente nas hortaliças de cor verde-escura; ao ferro, nas carnes; ao nitrato, na beterraba e no repolho; às gorduras saudáveis no abacate, como a vitamina B6, B12, C e E, além de selênio, luteína e colina. Segundo a professora Sybelle,  “Os alimentos de origem vegetal são ricos em vitaminas e minerais, antioxidantes, ricos em vitaminas B que potencializam a memória”.