Compartilhe esse artigo com os amigos:

Olá Leitores do Aprender Palavras!!! os idiomas que usa sons tonais ou outros sons que não são comuns com os Românicos  podem parecer bem assustadores e impossíveis de aprender, mas vamos descobrir um pouco sobre alguns desses nessa primeira parte e ver algumas expressões e quem sabe uma musiquinha???!!!!

Antes o que é idioma Tonal?

Em termos simples é usar uma entonação para diferenciar a mesma palavras de outras.

Vamos lá!!!!

Xosa

Também conhecido como Xhosa ou Isixhosa é falado na África do Sul e em Lesotho, é da família linguística Niger-Congo e é Tonal e possui “Clics”

Sim isso mesmo, CLICS, veja algumas expressões nesse idioma:


Os clics vem de 3 consoantes C, X e Q

veja como pronúncia-las:

Vamos agora para o Cantonês

O Cantonês ou 广东话/廣東話 –  gwong2 dung1 waa6 /Gwóngdūng Wah, é falado na região de Cantão na China, em Hong Kong e Macau é da família Sino-tibetana e é considerada um dialeto (futuramente falaremos mais sobre o Cantonês).

Diferentemente do Chinês com apenas 4 tons, o cantonês possui APENAS () 6 tons e que são “transliterados ou Romanizados” com o sistema Sidney Lau.

Vamos ver os tons do cantonês:

Expressões em Cantonês:

Leitores, a lista de idiomas tonais não acabou ainda, por hoje vamos apenas deixar vocês com essas informações…mas vamos continuar nos próximos artigos.

Para encerrar vou deixar vocês com uma música nos idiomas que vimos hoje:

Xhosa :  Miriam Makeba – The Click Song

Cantonês:  –木偶  – 鄒文正 – Terry zou – Mu Ou

Até a Próxima!!!!


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: