Compartilhe esse artigo com os amigos:

Olá leitores do Aprender palavras, nesse artigo vamos aprender o nome dos meses e dos dias da semana em espanhol e entender por que eles tem nomes tão diferentes.

Dias da semana em Espanhol

Os dias da semana em Espanhol são chamados de Días de la semana, enquanto os finais de semana são chamados de Fin se semana ou finde, Em alguns países que fala espanhol as sextas-feiras que são feriados e criam uma ponte para três dias de descanso são chamados de Fines de semana largo.

 

Português

Espanhol

Segunda-feira

Lunes

Terça-feira


Martes

Quarta-feira

Miércules

Quinta-feira

Jueves

Sexta-feira

Viernes

Sábado

Sábado

Domingo

Domingo

 

Meses do ano em Espanhol

Meses do ano são chamados de Meses del año. Os dias da semana em Espanhol são semelhantes ao português, levando em conta algumas particularidades.

 

Português

Espanhol

Janeiro

Enero

Fevereiro

Febrero

Março

Marzo

Abril

Abril
Maio

Mayo

Junho

Junio

Julho

Julio

Agosto

Agosto

Setembro

Septiembre

Outubro

Octubre

Novembro

Noviembre

Dezembro

Diciembre

Curiosidade

Assim como muitos estudantes de Espanhol, Você provavelmente se deparou com a seguinte dúvida: “Mas por que os nomes dos dias da semana parecem planetas?” Na realidade não se parecem com nome de planetas, são nome de corpos celestes! O nome vem dos setes objetos (corpos) que os antigos gregos viam se mover no céu, e  mais tarde os romanos adotaram para homenagear seus deuses. Atualmente o espanhol utiliza o nome que provém dos planetas: Lunes (Luna), Martes (Marte), Miércoles (Mercúrio), Jueves (Júpiter), Viernes (Vênus), Sábado (Saturno) e Domingo (Sol). A Razão de Sábado ser conhecido assim provém do sistema romano que tem origem do  hebraico “Sabbat” e Domingo do latin “Domininca” (O dia do Senhor) a razão desse nome provém de um sonho que o imperador Constantino teve onde segundo se conta, viu “uma cruz dentro de um sol com uma inscrição (Por este sinal, vencerás)” e com isso passou a ter crenças baseadas na cristandade, deixando sua crença em Miltra (deusa sol) para trás, dedicando o domingo para o senhor (que segundo Constantino era Jesus). Mas o que dizer dos meses? Provém de homenagens a Imperadores Romanos, deuses e números.

 


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: