Compartilhe esse artigo com os amigos:

Infelizmente vivemos num mundo cheio de mentiras, boatos, lendas, teorias, informações generalizadas e notícias sensacionalistas. E o pior é que a maioria das pessoas que leem essas informações acabam acreditando e compartilhando com outros.

Essas falsas informações são passadas a muitas gerações, até hoje pessoas deixam de comer uma coisa com outra porque acham que faz mal, até hoje pessoas acreditam que Hello Kitty tem pacto com capeta, ou quem nunca ouviu falar dos inúmeros acidentes acontecendo com Pokemon Go? Tudo isso não passam de boatos e mentiras.

Porque tantos boatos?

São muitas as razões, se você encontra uma notícia chocante na internet, você vai se sentir atraído a compartilhar com seus amigos. Antes de fazer isso pesquise outras fontes para saber se é realmente verdade.

As pessoas fazem isso para conseguir acesso e compartilhamento em seus sites, e consequentemente ganhar assinantes e dinheiro. Outros criam notícias falsas apenas por gosto, tipo aqueles milhares de notícias falsas que aparecem sendo compartilhadas no whatsapp.

ler

“Tolo é aquele que nunca lê um jornal; ainda mais tolo é aquele que acredita no que lê só porque está escrito no jornal.” — August von Schlözer, historiador e publicista alemão (1735-1809).

Não compartilhe

Alguns têm a obsessão de encaminhar notícias a todos os seus contatos e grupos do Whastapp ou amigos do Facebook, e não se certificam de que a informação é verídica nem pensam nas consequências.

Sempre quando uma mensagem diz para você compartilhar com seus amigos, enviar para 10 ou 15 pessoas ou grupos, pode ter certeza que tem 80% de chance dessa notícia ser falsa, não passa de um spam viral. Essa é a tática mais usada para propagar notícias falsas, o ato de pedir para compartilhar.


pare

As mentiras mais comuns são vírus da internet que não existem, vírus de telefones celulares, agentes do governo espionando através de aplicativos e etc. É melhor eu deixar uma lista completa das maiores mentiras mais compartilhadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens:

  • O whatsapp será pago ou cancelado
  • Valores abusivos de multa de transito
  • Pessoas espalhando vírus
  • Envie essa mensagem e ganhe créditos
  • Envie essa mensagem e habilite uma nova função no whatsapp
  • Touros não tem raiva da cor vermelha, e sim do movimento do pano.
  • Theodore Roosevelt não montou em um alce.
  • Ninguém distribui Iphones gratuitos.
  • Facebook vai passar a ser cobrado.

Não importa se a notícia está em sites famosos, tenha cuidado para não espalhar generalizações. Todo jornalismo aumenta muito as coisas para gerar repercussão e visualizações. A consequência disso é ódio, tretas, discussões, mentiras e outros. Já teve acontecimentos de que informações falsas causam até mesmo morte e desgraça na vida das pessoas.

Se você é um webdesigner que cria notícias falsas para gerar visualizações, pare com isso ou se mate! Saiba que isso vai trazer um resultado negativo para seu negócio, do que adianta ter visualizações se você não tem credibilidade?

Espero que esse artigo deixe as pessoas mais alertas sobre o que leem e compartilham na internet! Então pare de contribuir para as mentiras se propagarem!


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: