Compartilhe esse artigo com os amigos:

Olá Leitores do “Aprender Palavras”, hoje vamos dar continuidade nesse artigo tão oportuno pra quem está meio perdido de como se organizar para seus estudos ou aproveitar bem o tempo que tem. Você pode ler o primeiro artigo clicando aqui. 

Programe-se

No artigo anterior falamos que assim como você tem hora pra resolver um compromisso ou hora pra levantar, no estudo de idiomas você precisa de hora para estudar, Qual é essa melhor hora? A resposta só você poderá dar, mas podemos dar uma ajuda, como? bem, você tem TODO dia 10-15 minutos? 5 minutos? “AHHHHHHHHHHH mais esse é meu horário de almoço, é sagrado” mas TEMOS certeza que enquanto você come, está vendo Tv, olhando suas redes sociais, ouvindo música, vendo vídeos no Youtube, lendo alguma coisa…então acertei??  ou talvez esse tempo disponível é mais que 15 minutos, as vezes se estende para uma hora, visto que muitos dependem do transportes públicos como ônibus, metrô ou trem… bem entendemos que pode ser difícil estudar em um transporte cheio, mas as dicas a frente lhe serão úteis. Uma avaliação honesta em nossa rotina REVELARÁ que temos tempo.

Mas não trabalho ainda, só estou estudando ou meu trabalho é flexível ou meio período, Melhor ainda leitor, você tem tempo, basta fazer uma honesta avaliação de como usa seu tempo.

Tempo

Esse ponto não foge muito do primeiro, mas aqui já entramos em Dicas de como aproveitar seu tempo para estudar um idioma, Muitos gostam de ouvir música, outros ouvir as noticias, outros de audiobooks, seja o que for, use isso como um aliado para aprender uma língua, que tal dedicar a ida ou a volta de algum lugar ouvindo um Podcast ensinando um idioma? ou quem sabe um podcast no idioma que está aprendendo. Mas você seja como eu que não abre mão de uma boa música, Ok, mas que tal ouvir músicas naquele idioma? ou você gosta de ouvir noticias, baixa no seu Smartphone uma rádio do país que fala o idioma que você está aprendendo, ou baixa um app com noticias escritas no idioma que está aprendendo e crie um “banco” de palavras nova nas nota do seu Aparelho, ou baixe um Flashcard e use sempre, caso na cidade que você more tiver disponível jornais e revistas no idioma que você está aprendendo e que seja impresso a venda nas bancas, compre! vai ajudar muito, ou você gosta de audiobooks, sem problemas, hoje em dia o que não falta é áudio em várias línguas, use isso em seu favor, tenho um colega que usa o tempo de almoço para estudar o alfabeto árabe, use bem seu tempo.

DICA: Se você está procurando áudios gratuitos e não se importa em ouvir assuntos da bíblia, recomendamos o www.jw.org/pt –  esse site  está disponível em mais de 700 idiomas e você pode baixar publicações em áudio, vídeo, Epub, PDF e outros gratuitamente, o que inclui a bíblia, todas as gravações são feitas por nativos, o que ajuda muito na gramática, listening e se você é religioso aumenta sua fé.

tempo_relogio1

Materias

Você talvez use app, vídeos no youtube, use livros ou até mesmo faz curso, mas como você pode aproveitar bem o que tem a sua disposição? Aprender a garimpar! Como assim? talvez você use mais de um APP para aprender um idioma, que tal usar um ou dois? as vezes vários app só nos desanima e não aprendemos nada.

videos no youtube são MUITO úteis, mas seja seletivo, e use vídeos de acordo com seu nível, mas se você quer apenas melhorar seu ouvido, use e abuse de filmes e youtubers que fazem vídeos no idioma que você está aprendendo.


Livros para se aprender uma língua é vital, quer seja ele impresso ou digital, são muito importantes, visto que quando você escolhe um bom livro ele te ensina desde a gramatica até conversação básica, sem contar os Cds de áudio que você pode colocar no pendrive ou aparelho portátil e ir ouvindo para treinar o ouvido e melhorar até a pronúncia.

DICA: Sempre que possível, escolha Livros com CD, pois ajudara muito no seu aprendizado ouvir um nativo falando.

Cursos são importantes, pois um professor geralmente é fluente ou até nativo no idioma, o que dá uma mega ajuda no seu aprendizado, mas caso seu curso não esteja te ajudando muito nisso e você está pagando caro e não está aprendendo, não tenha medo de se aventurar em ser autodidata ou mudar de escola, cada pessoa se adapta a um ritmo e metodologia.

english

Quantidade

Dose o quanto de material vai usar, nem que isso se resuma a um livro e um dicionário, se você for autodidata aproveite as muitas comunidades nas redes sociais para sanar suas dúvidas ou até mesmo use o SOMENTE o youtube para estudar, SIM É POSSÍVEL, mas pra isso saiba garimpar e faça uma boa Programação.

DICA: Faça uma Programação e use ela sempre, coloque horários e tempo de estudo, e o que vai estudar naquele dia, se está tendo dificuldades em algum ponto, use uns 4 dias para estudar aquele ponto.

Motivação

Descubra o porque você quer aprender um idioma, e sempre recorra a isso para não desistir de estudar, pois haverá ocasiões que você vai querer fazer isso, se está difícil achar uma motivação, veja vídeos de Poliglotas falando os idiomas que sabe, isso lhe dará o gás que precisa, vamos deixar alguns exemplos.

Esse vídeo dá outras dicas, tenta coloca-las em prática.

Alguns poliglotas

Richard Simcott

Hugues Baudrillart

Tim Tonner

Bem! Espero de coração que essas dicas tenham sido de ajuda para você leitor.

Por hoje é só… Até a próxima.


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: