Compartilhe esse artigo com os amigos:

Autodidata são aquelas pessoas que tem capacidade de aprender sozinha, através do próprio esforço. Não é fácil ser um autodidata porque exige força de vontade, raciocínio e uma boa memória.

Nem todos são capazes de ser autodidata, não tem facilidade para aprender nem memorizar as coisas, nem são capazes de encontrar e reorganizar conteúdo. Neste artigo eu vou deixar algumas dicas de como melhorar seu auto aprendizado em idiomas e em outras áreas da vida, assim você vai se tornar um verdadeiro autodidata.

Se tornando um autodidata independente

Os pontos importantes das dicas vão estar negritadas:

É necessário curiosidade e força de vontade para se tornar um autodidata, você precisa correr atrás. Seja uma pessoa curiosa, faça perguntas sobre tudo e corra atrás das respostas.

Ler, assistir e absorver conteúdos desconhecidos, tente aventurar em gêneros que você não costuma curtir. Se você não tem costume de ler, vai ser difícil ser um autodidata. Se você não gosta de assistir longos seriados, ou coisas ricas em cultura também vai ser difícil.

grupodeestudo

Se você acha que um autodidata simplesmente sai aprendendo coisas novas do nada está enganado. Você deve estudar o básico sempre, estude aquilo que você já sabe. Faça testes, desafie você mesmo!

Faça tudo corretamente, tenha disciplina, não deixe as coisas para depois. Um dos maiores inimigos de um autodidata é a procrastinação. Cumpra todos os prazos que você estabelecer, faça o seu sim significar sim.


Fique online! É na internet que a maioria das pessoas se tornaram autodidata, faça pesquisas, navegue em fóruns e grupos de estudo, assista vídeos e etc.

Você precisa ter confiança em si mesmo, e avaliar suas habilidades, ser realista e aceitar suas limitações. Você precisa de motivações, administrar bem seu tempo e descansar. Até mesmo a sua alimentação pode influenciar seu aprendizado.

Um autodidata não pode depender de outras pessoas?

As pessoas pensam que ser um autodidata é ser totalmente independente, isso é muito errado! Para se tornar um autodidata você vai sim depender de outras pessoas.

Para se tornar um autodidata você deve aprender com outras pessoas, ouvir os mais velhos, observar os hábitos e costumes de outras pessoas, e você provavelmente vai precisar de um mentor ou líder para seguir em sua vida.

Você deve reunir-se com as pessoas, compartilhar seus conhecimentos e aprender. Participe de palestras, seminários, conferências, webinários, hangouts e etc.

Não existe essa de que autodidatas tem que ser totalmente independentes, eu tenho meus mentores, sigo os passos deles a distância e da minha maneira. Eu sigo suas dicas, seus métodos de estudo, tanto no aprendizado e no trabalho.

Mas eu não tenho tanto conhecimento

Você acha que não tem capacidade de memorizar e aprender sozinho? Tem uma memória fraca? Já pensou em ter o Renato Alves como seu mentor, e treinar sua memória?

Se você acha que não tem capacidade de aprender ou estudar sozinho, você pode sim ter um mentor para te ajudar neste caminho de ser independente. Os cursos online de idiomas costumam ensinar um método de estudo onde você se torna independente.

Uma coisa é certa, ser autodidata exige dedicação, você não pode depender de outros para aprender, mesmo que você faça um curso, seus mentores não vão estar todo tempo te ajudando, e aprender um idioma exige dedicação 25 horas por dia.

Para finalizar, eu vou deixar abaixo alguns artigos que podem ajudar você a se tornar um autodidata:


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: