Compartilhe esse artigo com os amigos:

As pessoas acabam se gabando dizendo que a palavra saudade só existe no idioma português. Só que na realidade essa palavra surgiu do idioma latino e está presente em diversos outros idiomas. Até mesmo idiomas que não possuem exatamente uma palavra com mesmo significado de saudade, possui diversas outras pra expressar esse sentimento. Neste artigo vamos ver como dizer saudade em diversos outros idiomas.

Antes de começarmos, devemos entender que saudade é simplesmente um sentimento de falta, ou sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas. Em alguns idiomas como o espanhol, existe literalmente a palavra derivada de saudade, porém seu significado é utilizado mais para se referir a nostalgia e solidão que tem tudo relacionado com significado de sentir falta ou saudades. Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo.

A palavra saudade veio do latim solitas, solitatis, por meio das formas arcaicas soedade, soidade e suidade, sob a influência de saúde e saudar. Solitas, em latim, significa solidão, desamparo, abandono e deixação.

Sentir falta em outros idiomas

O fato de não existir uma única palavra para demonstrar o sentimento de sentir a falta de alguém, não significa que esse sentimento é expressado. Mesmo não existindo a palavra saudade, outros idiomas possuem diversas palavras para demonstrar esse sentimento. Devemos lembrar que as pessoas que falam outros idiomas vêem um mundo diferente do nosso, pode parecer estranho para nós utilizar palavras diferentes além de saudade para definir sentimento de falta em algumas ocasiões, mas pra eles é comum na cultura e idioma deles.

Outro fator interessante é que na maioria das vezes utilizamos sentir falta ao invés do tradicional saudade, mesmo sabendo que sentir falta é algo mais pontual enquanto saudade remete mais ao passado, as pessoas acabam utilizando nas mesmas ocasiões. Agora vamos ver como expressar esse sentimento em outros idiomas:

Saudade em inglês

Utilizamos a expressão miss you para dizer que estamos com saudades, sentimos falta ou precisamos de alguém. Com a palavra miss é possível demonstrar diversas expressões relacionada a sentir falta e saudade.

No Inglês utilizamos a expressão homesickhomesickness para dizer que estamos com saudade de casa, de nosso país ou de algum lugar, essa expressão é utilizada para indicar que você está longe de casa ou algum lugar. Existem também outras expressões como long for something para dizer que ansiamos algo e diversas outras expressões como missing, nostalgia, longing, yearning  que devem ser estudadas em um artigo separado de inglês.


Saudade em outros idiomas

  • Em alemão utilizam a palavra sehnsucht.
  • Em polonês utilizam a palavra tesknota.
  • Em árabe se diz alistiyáqu ”ilal watani.
  • Em alemão Fernweh significa sentir saudade de um lugar onde nunca esteve.
  • Na maioria dos outros idiomas utiliza-se a expressão sentir falta. 
  • Em alguns outros idiomas utiliza-se expressões como quero te ver, solitário e nostálgico para demonstrar sentimento de saudade.

Se pararmos pra pensar, claro que todos os idiomas possuem maneiras de expressar o sentimento de saudade, seja mais especifico com uma ou 2 palavras ou até uma frase completa. A única exclusividade do português é dizer isso em apenas uma única palavra pra todas as ocasiões, pra mim isso se chama preguiça xD. Isso é estranho porque o português costuma exagerar quando se trata em números de palavras desnecessárias.

Eu já escrevi um artigo falando sobre saudade em japonês, você pode ler clicando aqui.

 


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: